terça-feira, 30 de novembro de 2010

O acordo do Ikea com o Dr. Emídio



Não sei se foi o dr. Emídio que chegou a acordo com o IKEA, se foi o IKEA que chegou a acordo com o dr. Emídio. O que ficamos a saber é que o IKEA vem para a zona do Parque das Cidades. Sendo a atracção de investimento externo uma coisa hipoteticamente boa (ficou por fazer a relação entre a capacidade de criação de riqueza e de emprego e a capacidade de destruição de riqueza e de emprego que um empreendimento deste pode ter associado a si); o processo conduzido pelo dr. Emídio foi tudo menos transparente. Falta saber como é possível que o IKEA tenha comprado os terrenos antes da decisão pública estar tomada e como é possível que se altere o PDM para "meter lá dentro" terrenos agrícolas que de outra forma não podiam ser objecto de área de construção. Onde é que eu já vi uma estória deste tipo?

Ver mais aqui:
http://calcadaodequarteira.blogspot.com/2010/11/nunca-ha-fumo-sem-fogo.html

(In Blog. Movim. Apartid. da cidade de Loulé - João Martins - Imagem: Blog Coisinhas da Lili)

Se tens cabeça de ervilha......



Bernardo Pires de Lima, Uma carreira de sucesso.


«Jovem, se tens mais de 18 anos, um cérebro pouco maior que uma ervilha e queres ser conhecido pelos teus compatriotas, faz o seguinte: começa a blogar insultando uns quantos pais do regime, alterna umas linhas de filosofia política com umas caralhadas de altíssimo nível e alguém reparará em ti. Se conseguires manter este nível num jornal tens pelo menos um bando de loucos a ler-te. E há por aí bastantes, como sabes. Deve ser o princípio de uma enorme felicidade para ti.»

Etiquetas: Citações

-Posted by Eduardo Pitt in " Da Literatura" - imagem: In fotolia -

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O canhão de Solimão



António Correia de Campos, O canhão de Solimão:

‘Quem siga alguns “media” em Portugal não reconhece o País em que vive. Quem conhece e viaja pelo País, não reconhece o que tais órgãos transmitem.

No início da semana de debate do Orçamento na especialidade, os "media" exacerbavam infelizes declarações do líder da Oposição, descrendo dos números da execução orçamental do ano em curso, como se vivêssemos na Grécia, há cinco ou dez anos atrás; na véspera e no dia da aprovação do OE 2011, um facto de enorme carga simbólica e substantiva em governação minoritária, muitos jornais já se deliciavam com os mexericos de uma virtual remodelação do Governo; a mesma ocasião, segundo o modelo comunicacional do Tribunal de Contas, foi escolhida para divulgar uma "auditoria" ao aeroporto de Beja, prontamente desmentida como carregada de erros, julgamentos parciais e as habituais conclusões "arrasadoras" para o Governo (informação fielmente reproduzida por um dos nossos jornais de referência, como se de uma verdade lapidar se tratasse, sem referência a audição do contraditório, à qual só deu espaço no dia seguinte, depois do mal irreversível). Em momentos de crise, como a que atravessamos, em vez de união e focagem no essencial, praticamos a nostalgia do reles. Onde pára a noção de serviço público? Não haverá melhores momentos para "tesourinhos deprimentes"?’

- Publicado por Miguel Abrantes in Blog " Câmara Corporativa" - Imagem: Net -

domingo, 28 de novembro de 2010

Mascar pastilhas elásticas



Leio nos jornais:



«Havana autorizou a abertura de pequenos negócios em 178 tipos de actividades, incluindo profissões como mecânico, jardineiro, encadernador, vendedor de frutas e legumes, relojoeiro, palhaço e contabilista. Estas medidas visam aligeirar o efeito do desaparecimento de 500 mil postos de trabalho na função pública, uma de várias medidas de austeridade aprovadas no Congresso do Partido Comunista, em Abril.»



Depois da queda do muro de Berlim, já lá vão mais de duas décadas, Fidel Castro percebeu, finalmente, o que soviéticos e chineses já tinham percebido: sem iniciativa privada não há socialismo. Falta-lhe perceber a outra variável: sem democracia também não. Mas está cada vez mais próximo. Jerónimo de Sousa, Francisco Louçã e Carvalho da Silva devem estar a mascar pastilhas elásticas.


(Por Tomás Vasques in "Hoje há Conquilhas" - Imagem: Fonte - Tv Net )

sábado, 27 de novembro de 2010

Cavaco visto pelos seus



José Miguel Júdice, membro da comissão de honra do candidato do CDS-PP e PSD à presidência da República: Cavaco "destruiu" o PSD de Sá Carneiro, aumentou o peso do Estado e foi autoritário.

- Publicado por Miguel Abrantes - Texto e foto in Blog " Câmara Corporativa" -

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Efeitos especiais



Não encontrei grandes ecos do texto do provedor do leitor do Público, José Queirós, editado no passado sábado e intitulado «Contar Cabeças». Nele se refere o facto de, pela primeira vez em Portugal, um estudo levado a cabo por uma equipa de investigadores, dirigida no caso por Steve Doig, professor da Universidade do Arizona, ter contado o número de participantes na manifestação convocada no passado dia 6 pela Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, e que desfilou em Lisboa entre o Marquês de Pombal e os Restauradores. Os organizadores apontaram para 100.000 pessoas presentes, mas a equipa do professor Doig fez contas, fotografou a manifestação, mediu o espaço, e provou que não tinha sido bem assim. «Resultado: uma estimativa de 8000 a 10.000 participantes no desfile, e cerca de 5000 concentrados nos Restauradores.» Acrescentando José Queirós o seguinte: «Não creio que seja possível, depois desta experiência, que um jornal independente continue a ignorar as suas responsabilidades informativas e se limite a servir de eco preguiçoso aos números avançados por organizadores de manifestações ou por fontes oficiais.» Inteiramente de acordo com a conclusão; todavia, este episódio pode levar-nos ainda mais longe.

( Texto e foto in Blog " A Terceira Noite" )

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Não é Portugal que está na berlinda........



Lisboa, 25 nov (Lusa) - O ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, afirmou hoje que "não é Portugal que está na berlinda" dos ataques dos mercados internacionais, mas sim "o projeto da moeda única", e que "os amigos da Alemanha deviam compreendê-lo".

"Acho que a Alemanha tem que compreender plenamente que o que está em causa não é a Grécia, não é a Irlanda, não é Portugal nem é a Espanha, e tudo o que depois se seguirá. O que está em causa é o projeto da moeda única e, por isso mesmo, fiquei muito contente com as palavras que a chanceler Merkel disse hoje, porque disse exatamente isso", declarou à agência Lusa o ministro da Defesa.

In MSN notícias - Imagem: Net

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

No tempo em que o PCP não alinhava com as greves......



‘As formas de luta devem ser cuidadosamente examinadas antes de decididas. No actual momento político, a greve só deve ser utilizada na luta por reivindicações sérias e ponderadas, depois de esgotados todos os outros recursos. Os trabalhadores devem fazer tudo para que não tenha lugar em sectores-chave da vida económica dadas as profundas e desfavoráveis repercussões que pode ter na situação económica e dadas as graves reacções que pode provocar. O CC do PCP desaprova a greve dos CTT que, utilizando designadamente o justo descontentamento dos trabalhadores, procurou voltar estes contra o Governo numa posição que serve os desígnios da reacção. Desaprova a greve em outros sectores vitais da vida económica e social do País e apela para que os trabalhadores tenham plena consciência dos graves riscos que correm e fazem correr ao processo de democratização iniciado em 25 de Abril.’

Comunicado do Comité Central do PCP, intitulado No caminho da democracia e da paz, de 17 de Junho de 1974


A greve dos CTT de Junho de 1974 foi combatida pelo PCP (ao ponto de membros do Comité Central terem andado a atulhar os marcos dos Correios), pelo PSD e pelo CDS e foi apoiada pelo PS e pela generalidade dos grupos da esquerda radical.

(In Blog Câmara Corporativa - Imagem - Cartaz - Foto A.F.P.)

terça-feira, 23 de novembro de 2010

O Mundo está a mudar......



O Papa aconselha o uso de preservativo em certas situações, desarmando os fundamentalistas católicos; a Nato e a Rússia, depois da cimeira de Lisboa, vão colaborar, desarmando os fundamentalistas da «guerra-fria»; os protestos anti-Nato, em Lisboa, para além da habitual passeata pela Avenida, ficaram reduzidos a folclore, desarmando os antigos amigos do Pacto de Varsóvia.


- Por Tomás Vasques in " Hoje há conquilhas..." - Imagem: Net -

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Não sei se ria se chore !



José Ramos-Horta, presidente de Timor: Não vejo dificuldades em Timor-Leste comprar também dívida pública portuguesa, na medida em que o próprio Governo timorense já tomou a decisão de diversificar a aplicação do Fundo do Petróleo, comprando outras dívidas públicas, incluindo a australiana e de outros países.

O Fundo do Petróleo de Timor é superior a seis mil milhões de dólares, qualquer coisa como 4,4 mil milhões de euros. Assim como assim... Há, nisto tudo, certa dose de nonsense. Mas as carteiras de senhora Birkin que se vendem em Lisboa a 30 (trinta) mil euros cada, esgotam assim que chegam à loja. Pensando bem, não há muita diferença entre uma coisa e outra.


[Na imagem, Timor em 1824.]

Etiquetas: Dívida pública, Vícios privados

(Posted by Eduardo Pitta in " Da Literatura"

Os Highs and Lows de Obama em Portugal



O presidente americano já confidenciou aos seus círculos mais próximos os highs and lows da sua visita ao nosso país. Como ponto High, Obama destacou os maravilhosos Pastéis de Belém. Quanto ao ponto Low, o facto de ter de ver Cavaco Silva a comê-los... (consta ter sido um cenário ainda pior do que o episódio do bolo rei)
(Imagem: Casa Calado)

=Publicada por João Ricardo Vasconcelos in " Activismo de Sofá"=

domingo, 21 de novembro de 2010

CML de Loulé - 100 amendoeiras são compensação pelos danos ?



A Câmara de Loulé emitiu um comunicado informando que aderiu ao movimento “Plantar Portugal” e que, nesse sentido, “irá realizar uma acção de plantação de 100 amendoeiras, inserida nas comemo-rações do Dia da Floresta Autóctone, que terá lugar a 27 de Novembro, sábado, às 9h30, no terreno junto da Capela da N.ª Sr.ª da Piedade”.

«Soa» de forma estranha este comunicado - depois da hecatombe que a autarquia realizou em Loulé (Avenida José da Costa Mealha, Praça da República, Parque Municipal) e Quarteira (Avenidas de Ceuta, Sá Carneiro e Mota Pinto) a anunciar a «boa-nova» de que a Câmara tenha aderido a um movimento que visa devolver à floresta portuguesa a sua vitalidade, através da reflorestação, preservação e protecção, no período de 23 a 28 de Novembro, em que se comemora a Semana da Reflorestação Nacional.

Mas não será que, passado o dia 28, acabam as boas intenções e a Câmara vai mandar arrancar tudo outra vez?
*

Tema: Notícias do concelho

- Lançado por: José Carlos - in Calçadão de Quarteira -

OU PODE ?



Em mais um acto de assassinato de carácter, agora atingindo Edite Estrela, o Correio da Manhã publicou suposto material recolhido judicialmente nas escutas a Vara, o qual não tem qualquer relevância legal. Acontece que também não tem qualquer relevância política, isto se aceitarmos que a política em Portugal ainda não se faz a partir de escutas, particularmente aquelas que são patrocinadas pelo Estado. Que resta para justificar a infâmia e o terrorismo cívico?

Não há mais nada a não ser uma colectiva impunidade para o crime, desde os jornalistas que assinam estes serviços até aos directores e administradores do jornal. O envio do material – a ser verdadeiro e a ter sido fielmente registado e copiado – e a sua publicação correspondem a uma repulsiva violação dos direitos dos envolvidos, com imediatos prejuízos de impossível contabilidade. É pior, muito pior, do que o roubo de bens materiais ou a sua destruição. E o modo como estes casos se repetem, de acordo com calendários que têm impacto político, só é possível por existir da parte do aparelho judicial – e do Ministério Público – uma qualquer cumplicidade, conivência ou passividade que leva ao sentimento de absoluta protecção para todos os bandidos, dos mentores aos executantes.

Mas o supremo horror da merenda estava guardado para o DN, o qual também quis chafurdar no espectáculo de violência que os pulhas tinham montado. A peça bate no fundo, porque deste secular jornal esperamos um qualquer fundo, não o abismo onde vale tudo. E coloca-se inevitavelmente um problema que atinge os colunistas dessa outrora instituição de referência, pois não se pode servir a dois senhores.

__

Um bravo para o Pedro Marques Lopes.
- Publicado por Val in Blog Aspirina B - Foto: Meios&Publicidade -

sábado, 20 de novembro de 2010

Alegre diz que Cavaco é um gestor de silêncios....



O candidato às presidenciais Manuel Alegre acusou este domingo o actual Presidente e candidato a novo mandato, Cavaco Silva, de ser «gestor de silêncios», dando como exemplo a interpretação do processo das «escutas».
«O Presidente da República só fala quando não deve falar, ou se engana com frequência na interpretação dos poderes que lhe são atribuídos», alegou o candidato presidencial durante uma visita ao nordeste trasmontano.
Manuel Alegre disse ainda que o «papel do Presidente da República terá de ser entendido como um moderador da cena política nacional».
«O povo português precisa de ouvir uma palavra do Presidente da República, ou seja uma palavra democrática, clara e transparente», disse.
Segundo Manuel Alegre, «o actual Presidente da República é uma neoliberal, porque o distinto economista está de acordo com as empresas que fazem as análise de mercado».

- In Diário Digital / Lusa - Imagem: Mark Wallinger -

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Caralho, muleta oratória



Quartel da GNR, 4 de Agosto de 2009: cabo da Guarda solicita troca de serviço. Superior hierárquico opõe-se. O militar argumenta: Vá pró caralho. Acusado do crime de insubordinação, o cabo escapa a julgamento por decisão do juiz do Tribunal de Instrução Criminal. A hierarquia recorre. O Tribunal da Relação de Lisboa decide:

«[...] A utilização da expressão não é ofensiva, mas sim um modo de verbalizar estados de alma [...] pois tal resulta da experiência comum, que caralho é palavra usada por alguns (muitos) para expressar, definir, explicar ou enfatizar toda uma gama de sentimentos humanos e diversos estados de ânimo. Por exemplo pró caralho é usado para representar algo excessivo. Seja grande ou pequeno de mais. Serve para referenciar realidades numéricas indefinidas: chove pra caralho..., o Cristiano Ronaldo joga pra caralho... [...] não há nada a que não se possa juntar um caralho, funcionando este como verdadeira muleta oratória.»

O juiz-desembargador Calheiros da Gama e o juiz militar major-general Norberto Bernardes corroboraram a decisão do juiz de instrução de não levar o cabo a julgamento. Virilidade verbal, dizem eles. Mais detalhes no Diário de Notícias.

Etiquetas: Justiça

- Posted by Eduardo Pitta in Blog " Da Literatura" -

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Querem-nos........





«Madeira reclama mais 44 milhões de euros do OE 2011)».
Tendo já um rendimento per capita superior à média nacional, a Madeira deveria ser contribuinte líquido do orçamento nacional. Pelo contrário, além de nem sequer contribuir para as despesas gerais da República -- que correm exclusivamente à conta dos contribuintes do Continente -, ainda beneficia de chorudas transferências do orçamento do Estado, a vários títulos. Agora, apesar das dificuldades orçamentais do País, continua a querer mais e mais dinheiro.
Uma verdadeira provocação!

Publicado por Vital Moreira - Permanent Link - Blog Causa Nossa : Imagem : Blog Abrangente

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Mais notícias da crise....................



Depois de mais de oito anos de namoro (e de brincadeiras, como pular à corda e jogar ao berlinde), o príncipe William anunciou, através do seu pai, o noivado com Catherine Middleton, com quem deseja casar no Verão do próximo ano (tanto tempo à espera para dormirem na mesma cama). A decisão do noivado foi tomada no Quénia, onde estiveram no mês passados, os dois, a olhar as estrelas, em quartos separados. Estas aparências monárquicas, tão tontas, como impúdicas, quer queiram, quer não, também fazem parte da crise da Europa.


(Por Tomás Vasques in Blog Hoje há conquilhas - Imagem: digiforum )

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Aleixo o poeta que ninguém esquece.



Do Livro " António Aleixo Poeta do Povo:
“ António Aleixo. Tecelão, soldado, polícia, emigrante, pastor, cauteleiro, vendedor e engraxador, de todas essas experiências se serviu para emoldurar a sua produção poética e em todas elas captou, com a objectiva única, ímpar e límpida do seu olhar, a alma dos homens do seu tempo, e dos nossos tempos, como forma de traduzir as imensas e profundas contradições que moldam o comportamento humano, subjugado às mais diferentes circunstâncias, momentos e interesses.

António Aleixo. O orgulho do Algarve e dos algarvios ao longo de décadas, mesmo quando o silêncio das instâncias, contra a memória do povo, elegeu o esquecimento como única palavra de ordem na abordagem do seu legado.

António Aleixo. Um dos portugueses mais ilustres por quem nos continuaremos a vergar, mesmo depois, ou sobretudo depois, dessa curva pronunciada em que consiste a entrada deste país no século XXI. “

Fotografia: António Aleixo com o artista Tóssan (Foto gentilmente cedida pela jornalista Verónica Sofia – Arquivo CML)

(In Blog " Louletania)

domingo, 14 de novembro de 2010

O miudo que pregava pregos numa tábua




"O miúdo que pedalava num carro de quatro rodas poderia dizer, como eu próprio já disse: Isto é o que sei de literatura.



Mas ainda falta acrescentar que o miúdo que tocava piano sobre a mesa viu Miguel Torga no hospital segurando o caderno e a caneta como quem, no campo de batalha, ferido de morte, não larga as armas. Eram já poucas as forças, mas a mão mantinha-se firme na caneta e no caderno. Não queria ser apanhado desprevenido (ou desarmado) se uma vez mais lhe aparecesse aquele primeiro verso, que sempre nos é dado, como costumava dizer. Estava preparado, porque nunca se sabe, como se diz na Bíblia, quando vem o sopro e de que lado sopra. A terra respira de muitas formas. Pela boca do vulcão Santiago, pela flauta de Camilo Pessanha, pela grafia do poeta que escrevia pela noite dentro, pelas primeiras e pelas últimas palavras de Sophia e, sobretudo, pela sua entoação de um ritmo já só ritmo. E pelo pulso de Miguel Torga, por aquela mão antiga a segurar o caderno e a empunhar a caneta até ao fim."

(In Blog " Cão como tu" )

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Já não se aguenta.........



Está a tornar-se insuportável a convivência com tanta página de jornal, tanto tempo radiofónico nas «manhãs da informação», tantas horas dos noticiários e debates televisivos a propósito do mesmo assunto. A situação económica do país, a aprovação do Orçamento para 2011, as consequências previsíveis do PECIII e das suas sequelas, inquietam qualquer pessoa que se preocupe com os destinos colectivos e precise de gerir o seu dinheiro. Ou pelo menos de pagar a factura da mercearia. Só um tonto pode fazer de conta que não é consigo. Mas o excesso de informação transformou-se em ruído e está a produzir efeitos muito negativos. O fastio, o desinteresse, mesmo a repulsa ou a pré-depressão, acompanham frases que ouvimos por todo o lado: «já não se aguenta», «não suporto mais», «estou farto disto». Os gestores dos meios de informação deveriam acordar e preocupar-se um pouco com o facto de as pessoas mudarem ainda mais rapidamente do que antes de canal, desligarem o rádio com uma pancada seca, nem sequer olharem para os títulos da imprensa diária. Desde logo por causa dos seus imprescindíveis anunciantes, visivelmente a perderem audiência. Mas, muito mais importante do que isso, porque prestam um péssimo serviço público ao obrigarem os cidadãos a desinteressarem-se, por razões de sanidade mental, de temas que condicionarão obrigatoriamente as suas vidas e sobre os quais deveriam ter uma informação clara, objectiva e plural.

( In Blog " A Terceira Noite" )

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ABAIXO O GOVERNO !



Aumenta o número de pessoas que se perguntam para que serve a greve geral à medida que se aproxima o dia 24 de Novembro.
Seria um colossal desperdício de energias se se tratasse apenas de uma acção de protesto.
Será seu objectivo forçar uma inflexão das actuais políticas financeiras? Ninguém acredita que isso seja nas actuais circunstâncias viável. Pretende derrubar o governo? E aquele que eventualmente se lhe seguisse faria diferente, para já não dizer melhor?
A nossa política financeira (e parte da económica) é hoje ditada pelo Banco Central Europeu, pelo Ecofin e pela Comissão Europeia, quando não directamente por Angela Merkel e Wolfgang Schaube.
Esse governo efectivo da União Europeia tem duas características centrais: não possui qualquer mandato popular para tomar as decisões que toma; e aplica a política do Partido Popular Europeu, a que pertencem o PSD e os partidos no poder numa larga maioria de países europeus.
Logo, para a greve geral ter sentido, deveria denunciar a usurpação do poder económico-financeiro na UE por instâncias democraticamente irresponsáveis e inscrever no topo das suas exigências a reforma da governação da zona euro.
ABAIXO O GOVERNO DO PARTIDO POPULAR EUROPEU !

(In Blog " Jugular" - Imagem: wehavekaosinthegarden-blogspot.com )

terça-feira, 9 de novembro de 2010

A Dona Merkel e a mania de mandar em tudo e todos....



Mário Soares, Uma derrota de Obama?:

‘A Europa ultraconservadora que temos hoje, com apenas quatro Estados membros, dirigidos por socialistas, e 23 por conservadores, vão deixar-nos um triste legado. Com o perigo - repito - de uma enorme turbulência social e política que está a surgir. E talvez, se não houver sensatez, com imprevisíveis consequências. Os burocratas de Bruxelas devem reagir porque, a continuar assim, podem ser as primeiras vítimas. Chegará um momento em que se pensará que a Europa é muito cara...

A consolidação orçamental - disse-o sempre - é fundamental. Com a reserva de não poder ter como consequência destruir a frágil retoma económica que está à vista de todos. A chanceler Merkel quer impor sanções aos países que não cumprem as metas financeiras, com multas e mesmo perdas de fundos estruturais. Pensará que a Alemanha, por ser rica e ter tido êxito na sua política de exportações, é a dona e manda unilateralmente na União? Foi essa arrogância que nos levou a duas guerras mundiais, no século passado, com as desastrosas consequências que tiveram para a Alemanha, em primeiríssimo lugar...

(In Blog " Câmara Corporativa " - ImagemTv - Net )

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A Greve nos Tribunais



Em Portugal, os juízes têm, aparentemente, direito à greve. É uma solução inaceitável, uma vez que eles são titulares de órgãos de soberania. É como se ministros e deputados, por exemplo, pudessem fazer greve. O insólito desta situação leva o próprio desembargador Martins do sindicato dos juízes, cuja relação com a sensatez não é conhecida, a hesitar antes de fazer um apelo à greve.

Mas o Dr. Palma, do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, é mais expedito e acaba de apelar a uma greve dos seus associados. A posição não deixa de ser curiosa, porque a batalha do sindicato é contra as tendências para distinguir os juízes dos magistrados do Ministério Público.

Palma e o sindicato querem uma carreira equiparada à dos juízes e ficam com urticária quando ouvem falar de tribunais como se fossem instituições apenas de juízes. Palma e o sindicato acham, portanto, que devem ser equiparados a magistrados titulares de órgãos de soberania. Mas Palma e o sindicato acham também que é muito razoável fazer uma greve e impedir o funcionamento dos órgãos de soberania tribunais.

É mais um exemplo da coerência e do sentido de Estado de uma magistratura que ocupa os seus dias na arruaça político-sindical, dizendo mal do regime democrático e denegrindo os políticos.

Publicado por Miguel Abrantes in Blog Câmara Corporativa - Imagem: Net

domingo, 7 de novembro de 2010

BANQUETES SIM CARTAZES NÃO



....................De carro, demora-se menos de um minuto entre os dois palácios e não estou a contar com a ajuda da polícia. O presidente chinês até deve ter ficado maluco com a volta. Entrou no carro e saiu antes de ter tempo, por exemplo, para mandar prender um opositor.

Será que o professor Aníbal Cavaco Silva não podia ter servido o banquete no Palácio de Belém onde já estavam os cus todos, não sendo por isso necessário deslocar centenas de cus para outro palácio!? O banquete não podia ter sido servido no Palácio de Belém?

O professor Aníbal, com a história dos cartazes, a mim não me engana: ele é um gastador nato. Um autêntico sorvedouro de dinheiro público. Sempre foi. Estamos como estamos, também por culpa dele. O estilo não engana: grandes escoltas, reunião no Palácio de Belém, banquete no palácio do lado e assim sucessivamente.

Se o tonto do líder do PSD levasse para a frente aquela ideia de prender quem anda a gastar mal o dinheiro do país, o professor Aníbal já saía deste banquete com as mãos atrás das costas.


(Por José Costa e Silva in Blog " Lóbi do Chá - imagem: Net )

sábado, 6 de novembro de 2010

Camara de Loulé - Um comunicado ilegal ?



A Câmara de Loulé anuncia, em comunicado, “o seu apoio incondicional a um novo mandato” de Cavaco Silva.

Garante essa nota que, segundo Seruca Emídio, “este apoio prende- -se, em primeiro lugar, com a forma séria, equilibrada, imparcial, justa e ponderada com que Cavaco Silva exerceu o cargo ao longo destes quatro anos, numa altura em que o País atravessa uma das maiores crises socioeconómicas de sempre”.

Após várias considerações, a nota refere ainda que “por último, os responsáveis do Município algarvio enaltecem o currículo, a experiência e o percurso político do actual Presidente da República e o seu papel no desenvolvimento do país, nomeadamente quando ocupou os cargos de Ministro das Finanças e de Primeiro-Ministro, num dos períodos de maior crescimento económico de Portugal” e que descreve o currículo do candidato.

Trata-se de uma curiosa nota esta, que foi remetida à imprensa e que se titula “Executivo da Câmara Municipal de Loulé apoia (re)candidatura de Cavaco Silva à Presidência da República”.

Ora, considerando que, tanto a Constituição da República, como o artigo 56º. da Lei 169/99 definem que “a câmara municipal (…) é o órgão executivo colegial do município, eleito pelos cidadãos eleitores”, estes mesmos cidadãos eleitores deveriam ser informados em que circunstâncias este «executivo» tomou esta deliberação. Por unanimidade? Por maioria? Em reunião ordinária?

Ou, como parece ser nova moda, terá sido mais um acordo assinado em casa de alguém?


Tema: Espante-se, Notícias do concelho, Política sem espinhas

Lançado por: José Carlos in Calçadão de Quarteira - Imagem: Iris Apfel

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Dr. Filipe Madeira volta à luta !



Luís Filipe Nascimento Madeira, licenciado em Direito, natural de Alte, é o mandatário distrital de Manuel Alegre, para as próximas eleições presidenciais.

Filipe Madeira que, depois de ter recusado recandidatar-se à Assembleia Municipal de Loulé pelo Partido Socialista, parece ter, assim, regressado à política de que se dizia «reformado» - uma situação difícil de acreditar relativamente a este socialista que foi candidato a deputado em 1969, perla CDE, governador civil de Faro (1974/75), deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República e deputado europeu, subsecretário de Estado e depois secretário de Estado do Turismo.

Aos que dizem que «saiu de cena» para mais facilmente abrir caminho à filha, Filipe Madeira responde desta forma, aceitando o desafio da candidatura de Alegre.
*

( Lançado por: José Carlos em Calçadão de Quarteira - Imagem: Net )

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Eleições nos Estados Unidos



[Publicado por Vital Moreira] [Permanent Link]
Tendo há dois anos beneficiado da crise para ganharem o Congresso e fazerem eleger Obama, os Democratas foram agora vítimas das sequelas da mesma crise (desemprego, défice etc.), perdendo para os Republicanos a maioria na Câmara dos Representantes. Em período de crise, quem "paga as favas" é quem governa, mesmo que faça tudo bem para a enfrentar. E os que geraram a crise há três anos votam agora triunfantes cavalgando as dificuldades que ela deixou!
Obama terá agora muitas dificuldades para fazer passar o seu programa de reformas ou até para preservar as que conseguiu na primeira parte do seu mandato (sistema de saúde, regulação financeira, etc.), tanto mais que os Republicanos estão agora claramente radicalizados à direita, sob pressão do Tea Party. Porém, essa mesma radicalização Republicana pode ser um poderoso argumento para Obama reconquistar o centro político e fazer-se reeleger dentro de dois anos.
(In Causa Nossa - Imagem: Net )

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

As impressões digitais de Fernando Lima no Twitter



CAVACO SILVA ordenou ao mandatário digital que escrevesse nas redes sociais que vê “com muita apreensão o desprestígio da classe política”. Apetece logo dizer que lá está o político mais antigo em actividade¹ a querer fazer-se passar por antipolítico. Ou ver nas palavras do recandidato uma crítica sibilina à actual direcção do PSD.

Mas sejamos justos. Cavaco estava habituado a outro tipo de políticos, que ficaram na História por grandes feitos. E é bom sublinhar que nem estou a pensar apenas em políticos como Oliveira Costa, Dias Loureiro ou Arlindo Carvalho, que tiveram a visão de convidar o ex-primeiro-ministro a tornar-se accionista de uma associação privada a que, só por comodidade, chamaram instituição bancária.

( Publicado por Manuel Abrantes no Câmara Corporativa - Blog - Imagem: Net )

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Protestos em Roma



A pedofilia no seio da Igreja Católica é dos fenómenos mais doentios dos últimos tempos. É certo que a instituicão não terá os meios de controlo do flagelo já que será impossível tracar um perfil cabal de todos os seus funcionários (mesmo que se tentasse). No entanto, se eu fosse "fiel", aguardaria no mínimo uma reaccão pronta e implacável ao mínimo sinal recebido de que algo de anormal se passa. Não, não foi isso que aconteceu. A Igreja Católica, como qualquer outra instituicão que depende de outrém para sobreviver, reagiu como qualquer organizacão que pretende subsistir. Ouviu, engoliu e calou. Só essa já seria razao suficiente para eu buscar uma nova orientacão religiosa.

In Blog Vias de Facto - Comentário de Rita Martins - Imagem in blog: Água Lisa )

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Crise mundial destruiu 30 milhões de empregos até agora......



A crise destruiu 30 milhões de empregos em todo o mundo, revelou hoje o diretor geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), que apelou, na abertura de um fórum em Marrocos, para que o emprego seja "a prioridade da nova globalização

"O mundo perdeu 30 milhões de empregos por causa da crise mundial, e as estimativas para os próximos anos apontam para 400 milhões de empregos", afirmou o diretor geral do FMI, Dominique Strauss-Kahn, no decorrer do Fórum Internacional do Desenvolvimento Humano, em Agadir, no sul de Marrocos.

Segundo o responsável, citado pelas agências internacionais, "no quadro da nova globalização, a primeira prioridade é o emprego, a segunda prioridade é o emprego e a terceira prioridade é o emprego".

Mais de 1500 peritos internacionais que participam no evento ouviram Strauss-Kahn defender que é necessário intensificar a vigilância internacional dos mecanismos contra a crise para evitar uma nova derrocada económica mundial.

"Já se fez muito em termos de regulamentação, mas não ao nível da supervisão internacional. E mesmo a melhor regulamentação do mundo de nada vale sem supervisão", considerou.

Durante a sua intervenção assinalou que "os líderes do G20 disseram alto e bom som que reorganizariam o setor financeiro, mas infelizmente a realidade é mais complexa do que isso".

O diretor geral do FMI disse que "o sistema não é tão frágil como antes da crise, ainda que nada garanta que dentro de cinco ou dez anos não possa voltar a descarrilar".
Partilhar

Estas ligações, para serviços externos ao Jornal de Notícias, permitem guardar, organizar, partilhar e recomendar a outros leitores os seus conteúdos favoritos do JN(textos, fotos e vídeos). São serviços gratuitos mas exigem registo do utilizador.
fechar

(In Jornal de Notícias on line - Imagem: Neet)

Teimosia........



Há um ano e um pouco atrás, a maioria dos eleitores de Faro apoiaram Macário Correia.

Convenceram-se que ele era, na verdade, o candidato certo para transformar esta cidade para melhor e acreditaram nas promessas feitas, entre elas: não permitir mais quaisquer feiras ou eventos no Largo de S. Francisco, a partir do momento em que tomasse posse.

Passado um ano, o Largo de S. Francisco ainda não deixou de ser ocupado, praticamente todos os meses, por tudo o que há, desde a mais pobre e insignificante feira – do Carmo, ao mais triste dos espectáculos – o das bebedeiras generalizadas na recepção ao caloiro.

Que presidente é este que se desdiz assim?

Que teimosia é esta em não permitir o estacionamento de veículos no Largo da Sé a um qualquer condutor anónimo, mas permitir o estacionamento dos veículos do presidente e dos vereadores, entre outros?
Quem são estes senhores mais, do que qualquer outro condutor?

Há um ano e pouco atrás ficámos felizes por nos prometerem mais árvores, mais relva, mais verde, mais limpeza...

Passado um ano, centenas de palmeiras morreram e não foram substituídas e outras árvores morreram por falta de tratamento ou de água.

Não há ou houve dinheiro para tratar delas, segundo diz... mas houve milhares de euros para mandar fazer e oferecer medalhas no dia da cidade?

Que critérios são estes?

Que confiança podemos ter em quaisquer das suas promessas actuais ou futuras?


Farense desiludido

(In Blog Nós por cá... em Faro....- Imagem: Net )