domingo, 31 de outubro de 2010

No Irão, "Direito" é uma disciplina subversiva




Palmira F. Silva

E continuam no Irão as reformas que pretendem asfixiar cada vez o pensamento crítico e livre dos seus habitantes, condenando-os ao isolamento intelectual e pobreza material a que remetem políticas desastrosas que têm por único objectivo transformar a sociedade iraniana num rebanho acrítico e acéfalo, obediente sem protestos aos delírios e barbaridades do shiismo mais fundamentalista e retrógrado.



Desta vez os alvos são as Universidades, antro de revolucionários que o regime se tem entretido a esmagar e disseminadores de pensamentos perigosos, como os direitos humanos e afins, aprendidos em cursos considerados contaminados pela podridão ocidental. Mais concretamente, os governantes iranianos acusam o Ocidente de tentar prejudicar o Estado islâmico, influenciando as gerações mais jovens do país com a sua cultura «decadente». Assim, anunciaram que vão cortar o mal pela raiz proibindo ou sujeitando a revisão as mais subversivas «disciplinas nas ciências sociais». Sem surpresas entre elas estão «direito, estudos sobre as mulheres, direitos humanos, sociologia, administração, filosofia …. psicologia e ciência política».


(In Blog " Jugular" - Imagem: Net )

sábado, 30 de outubro de 2010

Manuela Moura Guedes uma pobre desempregada



Manuela Moura Guedes rescindiu o contrato com a TVI. Ao que dizem, trocou a sua luta pela liberdade de expressão por trezentos mil euros, depois de ter iniciado as negociações a exigir um milhão de euros. E, com a conta bancária já recheada, ainda escreveu na sua página do facebook: «Faço parte, a partir de hoje, do imenso grupo de desempregados deste país!» Qualquer desempregado, qualquer trabalhador mal pago e sem liberdade de expressão dirá: foda-se!

Adenda: Il prezzo.

«TVI teria de pagar à jornalista cerca de 300 mil euros pelos 11 anos de casa, mas a pivô deverá ter recebido quase o dobro.»


Por Tomás Vasques in " Hoje há conquilhas " - Imagem: Net

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Cavaco visto pela Direita !



(…) [Cavaco] Voltou agora, como sempre fez desde o princípio, com um extravagante elogio da sua pessoa. A acreditar nele, as virtudes que o ornam não acabam mais: "conhecimento, experiência, rectidão, serenidade, realismo e bom senso". Resistirá o cidadão comum a tão perfeito herói? Não é provável. Sobretudo se engoliu o elogio histórico que humildemente o dr. Cavaco se dispensou a si próprio. "Sei bem", avisou ele, "que a minha magistratura de influência produziu resultados positivos"; mas também sabe - e Sócrates que tome nota - que o governo, por pura maldade, não aproveitou como devia essa caridosa benesse. De qualquer maneira, em que abismo estaria hoje Portugal, sem a intervenção de Cavaco? O homem providencial que alertou, que avisou, que estimulou o compromisso (e a moderação), que apontou radiosos caminhos do futuro e defendeu lá fora o santíssimo interesse nacional? Estaria com certeza muito mal, se já não estivesse como está.

Em 2010, Cavaco, que mandou uma eternidade neste pobre país, resolveu por razões obscuras mudar da "magistratura de influência" para uma nova espécie de magistratura que ele chama "activa". Claro que em nome da sua dignidade e da dignidade do Estado não revelou o que entendia por "activa". Até porque a Constituição lhe atribui um papel essencialmente decorativo e Cavaco, coitado, não é De Gaulle (…).’

Vasco Pulido Valente, hoje no Público, sobre a recandidatura de Cavaco

(Publicado por Miguel Abrantes in Blog "Câmara Corporativa - Imagem: J Público- Net )

Frases inquietantes




«O Presidente da República é a última reserva de um país em caso de crise grave.» (Aníbal Cavaco Silva)

(In Blog: A Terceira Noite )

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O Exemplo.....



Cavaco decidiu dar instruções aos responsáveis pela sua campanha para que não gastem mais do que metade do permitido por lei, pretendendo assim dar o exemplo em tempo de crise e condicionado porque os eleitores não admitiriam outra decisão.

Com este truque Cavaco dá um golpe baixo nas candidaturas adversárias, usando e abusando do estatuto de Presidente da República pretende limitar as outras candidatura ampliando a vantagem que resulta do seu estatuto e, por outro lado, avança com um argumento populista inadmissível num Presidente da República, tenta condicionar a actividade política dos outros candidatos colocando-os na posição de gastadores mesmo que cumpram a lei.

É um argumento estranho pois há cinco anos a situação da economia portuguesa não era assim tão diferente da actual mas Cavaco não ficou envergonhado por gastar o que a lei permitia e lançou vagas sucessivas de outdoors sem qualquer receio da opinião dos portugueses. Só que nessa atura Cavaco Silva não beneficiava do estatuto de vantagem de que dispõe agora e, ainda por cima, vinha de uma derrota presidencial frente a Jorge Sampaio.

Se Cavaco quer dar um exemplo de poupança então que mostre aos portugueses quanto do orçamento da Presidência da República poupou ao longo do seu mandato, que mostre aos portugueses as contas da Presidência da República provando que poupou no dinheiro dos contribuintes.

Se Cavaco acha que se gasta demasiado em campanhas eleitorais então porque não usou da sua magistratura de influência para propor ao parlamento uma alteração da lei?

Infelizmente Cavaco começou a pré-campanha das presidenciais sendo igual a si próprio, com um golpe oportunista que usa a situação do país em seu favor, tentando condicionar as campanhas dos outros candidatos, ele que na última campanha terá sido muito provavelmente o candidato que gastou mais dinheiro.


(In Blog " O Jumento" - Imagem : Net )

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Hoje é dia da fisga !



F i s g a d a s

O gratuito Metro de hoje traz uma foto de mão-cheia na primeira página.
Dá-lhe a caixa alta de:
"Abre a caça na coutada de Belém".

No entanto, olhando bem os elásticos da fisga que Cavaco estica, vê-se que eles estão torcidos o que o faz correr o risco de apanhar com o seixo no olho.

Oxalá não!
Já todos sabemos que Camões não é o seu forte e para zarolho já basta assim.
LNT

(In Blog " A Barbearia do Sr. Luis )

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

LEITE COM CHOCOLATE



Confesso que ando um pouco baralhada com a importância que, de repente, o leite com chocolate assumiu na alimentação das nossas crianças e na discussão do orçamento. É que toda a vida ouvi pediatras de filhos e netos dizerem que as crianças devem beber leite puro, sem misturas. E quanto ao chocolate, só de vez em quando, nada de abusos. Mas agora nas televisões, nas rádios e nos jornais só se ouve falar no leite com chocolate.

Nas televisões não há mesmo comentador que se preze que na discussão do orçamento do Estado não venha com o “caso” do leite com chocolate a defender que “mudá-lo de IVA”, nem pensar. É alimento de primeira necessidade!

Comecei a ficar traumatizada com a insistência dos comentadores no leite com chocolate e resolvi fazer uma pesquisa em sites de saúde para me actualizar quanto à importância da bebida e, quem sabe, começar também eu, que nunca apreciei a mistura, a tomá-la. É que, com o passar dos anos, vamos precisando, como as crianças, de reforços alimentares!

Apurei, então, duas informações em duas fontes diferentes (tenho a mania do contraditório):

1.ª fonte: fator negativo: chocolate ao leite é um alimento altamente calórico, pois sua mistura é composta de grande proporção de carboidratos e gorduras. Os efeitos benéficos dos antioxidantes são anulados pelos efeitos do excesso de açúcar e do aumento de peso. Considerando que 66% do consumo de chocolate se dá no intervalo entre as refeições, o aumento de peso passa a ser um fator que, por si só, contra-indica sua ingestão regular.

2.ª fonte: Tomar leite desnatado com chocolate logo após os exercícios: Oito corredoras em boa forma completaram duas corridas (45 minutos cada) em duas semanas de dieta balanceada. Depois de cada corrida, as participantes bebiam um copo de leite com chocolate ou uma bebida rica em carboidratos, as duas com quantidades calóricas semelhantes. Amostras colhidas durante as três horas de recuperação dos músculos mostraram que aquelas que beberam o leite tinham mais marcas de proteína reparadora muscular do que as demais.

Fácil é perceber que fiquei ainda mais confusa, pelo que vou continuar a ouvir os debates do orçamento para ver se alguma televisão se lembra de convidar um pediatra actualizado que me explique a importância do leite com chocolate na alimentação das crianças. E, já agora, para ver se finalmente se resolve o problema do orçamento.

Publicado em Sociedade - In Blog " Vai e Vem de Maria Estrela Serrano - Imagem : Net )

Um Relatório marafado.........



• Portugal está entre os três países (atrás da Polónia mas pouco aquém da Alemanha) com rácio mais elevado de juízes e procuradores (30,6 por 100 mil habitantes).
• No indicador da capacidade de encerramento de casos pendentes, Portugal regista o segundo pior desempenho, só atrás da Itália. O chamado "tempo de disposição" é de 430 dias, quando Espanha consegue 296 dias.
• Portugal é um dos países europeus onde a remuneração dos juízes em fim de carreira tem um nível bastante superior à média salarial nacional. Os juízes em final de carreira (no Supremo Tribunal) ganham 4,2 vezes mais do que o salário médio bruto nacional. Um rácio confortável no cômputo geral, à frente de países como a Bélgica, França, Finlândia, Noruega, Suécia, Áustria, Holanda, Dinamarca ou Alemanha (com um rácio de apenas 2,1). Em 2008, havia no país 1906 juízes profissionais e a remuneração em final de carreira, no tribunal de última instância, era de 83.401 euros brutos anuais, revela o relatório.

(In Blog " Câmara Corporativa" Imagem_ Net - Título escolhido pelas Vozes....)

domingo, 24 de outubro de 2010

Uma família trabalhadora



«O jornal espanhol El Mundo dedicou-se ontem a Rafael Medina, duque de Feria, que se casou. O essencial do assunto (o vestido da noiva...) pode ser visto na revista Hola!, 100 páginas sobre o casamento, mas El Mundo deu-nos os pormenores. Antes, explico a casa de Feria: de antiga linhagem da Extremadura, tem palácios por toda a Espanha, oferecidos pelo papel da família contra os sarracenos na Reconquista. Isto de receber cria hábitos e foi isso que El Mundo revelou: o casamento foi pago pela Hola!, que deu 480 mil euros pela exclusividade. Somadas outras ofertas - várias borlas, do vestido da noiva às bebidas -, o duque embolsou 600 mil euros. Aqui chegados e quando a inveja talvez nos roa, faça-se justiça: o duque não ganhou nada sem trabalhar. Se os seus antepassados andaram à espadeirada para enriquecer, este duque teve de suar no seu próprio casamento às ordens dos fotógrafos da revista. A dada altura foi visto a ir buscar ao fundo da sala o costureiro Valentino para que este dançasse com a mãe - como o contrato com a Hola! impunha. Enfim, os ricos duques de Feria ficaram mais ricos, mas desapossados do seu dia maior. O meu republicanismo primário não se surpreende, mas Naty Abascal, a mãe do noivo, desilude-me. Ela teve um pequeno papel em Bananas (1971), fazia de guerrilheira, e eu esperava mais dignidade de quem trabalhou com Woody Allen. »
([DN] Ferreira Fernandes - Blog o Jumento - Imagem Revista Hola - Net - )

sábado, 23 de outubro de 2010

Tão democrática que ela é......................



Por Sérgio Lavos

Infelizmente, parece que os “alarmistas” têm razão. Fixem estes nomes: Angela Merkel, Nicholas Sarkozy, Silvio Berlusconi. Não queria repetir-me, mas houve um tempo em que a direita dita “democrática” também não se preocupou muito com a ascensão da direita menos “democrática”. Deu no que deu. Agora, parece acontecer algo de inédito: é a própria direita dita “democrática” que se transveste de direita menos “democrática” e se começa a preocupar com os, pelos vistos, principais culpados da crise, os imigrantes. O futuro, parece, é dos chamados “moderados”. De Angela Merkel, Nicholas Sarkozy, Silvio Berlusconi. E não será surpreendente que David Cameron embarque no mesmo Titanic. Fixem estes nomes: serão eles os coveiros da Europa.

( In Blog " Arrastão" - Imagem: Net )

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Vitória para a igualdade na Europa



O PE aprovou hoje o relatório de Edite Estrela com propostas legislativas que alargam o periodo de licença da maternidade na UE das actuais 14 para as 20 semanas, pagas por inteiro, e reforçam a protecão e segurança das mães no local de trabalho. O relatório propõe também licenças de paternidade de duas semanas integralmente pagas.Não se trata apenas de uma grande vitória para a igualdade de género na UE, mas de promover a saúde e segurança das mulheres e também de estimular a natalidade, numa Europa em perigoso declínio demográfico.
É uma importante contribuição para a Europa sair da crise por cima, com estímulo à economia valorizando o factor trabalho (contra as receitas neo-liberais que prevalecem e tudo subordinam ao factor capital), com medidas de apoio aos cidadãos - e em particular a mais de metade deles, as mulheres.

. Em 2010, a vitória não estava assegurada, foi preciso negociar, fazer compromissos, mas ainda assim arriscar. Arriscou-se, ganhou-se. Foi uma vitória saborosa e sobretudo bem merecida. Por Edite Estrela. E por todas nós, as mulheres na Europa.

(In Blog Causa Nossa - Imagem: Net )

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Crise em Inglaterra afecta emigrantes Portugueses



Já foi uma mina de ouro da

emigração europeia, mas o Reino Unido transformou-se num paraíso perdido para os que ali chegam e continuam a chegar à procura de um futuro melhor. Os portugueses não escapam à crise

À medida que fábricas e negócios vão fechando, os portugueses das regiões de Norfolk e Suffolk, no Centro-Este inglês, vão fazendo fila nos centros de emprego. José Cardoso teve de abdicar de uma quadra com a família, depois de 18 meses sem qualquer sinal de trabalho, os custos de uma viagem a Portugal tornam-se insustentáveis. O trabalho vai aparecendo aos poucos e todos os turnos têm que ser aproveitados ao limite.

"Há uns 3 ou 4 anos atrás estava muito melhor, nós trabalhávamos muito mais horas mas agora esta difícil". Os motivos são um maior número de imigrante na região que, em conjunto com a crise financeira, têm vindo a diminuir drasticamente as hipóteses de encontrar um emprego estável na região. "Tem estado muito difícil e fecham-se portas e temos que abrir outras. É uma luta muito grande mas felizmente ainda tenho forças", admite o português que aos 48 anos batalha para alimentar a família em Portugal.


(In Jornal de Notícias on line - Imagem: Net )

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Dá o último passo, Passos.....



Ficarei desiludido e zangado com Passos Coelho se, depois de ter aguentado a titânica pressão, acabar por ceder ao resto do mundo e deixar passar o Orçamento. Seria morrer na praia após a travessia de um vasto e tempestuoso oceano. Não é dessa mariquice que o País precisa, como tantas inteligências com a consistência da laranja têm proclamado.

Do que precisamos é de um Governo a duodécimos para aprender a poupar ou de um Governo demissionário ou de um Governo de iniciativa presidencial tácita. Qualquer um desses três cenários é preferível ao Governo do partido que ganhou as eleições, isso é evidente. E a seguir às presidenciais, rápido e em força para o Governo de Passos e do inevitável Portas. Também queremos a Manela de volta, mas agora para ministra da Economia; ela que acertou em tudo, do abalozinho da crise internacional à profecia do que viria a acontecer na Grécia. E queremos Medina Carreira a ministro das Finanças, porque só ele nos pode salvar com os seus gráficos desenhados à mão. E queremos que Moura Guedes, Zé Manel, arq. Saraiva, Eduardo Cintra Torres, Mário Crespo, Eduardo Dâmaso e António Ribeiro Ferreira formem um conselho para a erradicação da memória de Sócrates da História de Portugal, garantindo-se a destruição de todos os registos audiovisuais e escritos a que deitem os garfos. Ah, e queremos que o Pacheco seja o próximo Procurador-Geral da República, mas com a possibilidade de acumular com o cargo de Presidente do Supremo nos eventuais casos que envolvam primeiros-ministros do PS.

Já chega de humilhações e derrotas, PSD. Mostrem como se põe esta terra na ordem.

( Por Val in Blog " Aspirina B" - Imagem: Net )

Juízes são pagos para incomodar ?




O presidente da Associação Sindical dos Juízes diz que há uma perseguição dos políticos aos magistrados: "Estamos a pagar a factura de ter incomodado, nas investigações e no trabalho jurisdicional que fazemos, os boys do Partido Socialista." Temos assim que para o juiz António Martins o Estado português se explica como uma luta entre polícias e ladrões. Cá de baixo, sinto-me pequenino. Amanhã, uns colegas do Martins investigam e processam um ministro ou um deputado, e vejo o acusado a responder à la Martins: "Eu não fiz nada! Esses procuradores e esses juízes é que se estão a vingar porque eu pertenço ao Governo [ou ao Parlamento] que lhes tirou 20% de subsídio de renda de casa." Bola de pingue-pongue é o que me sinto entre raquetas de chantagistas. Com uma diferença. Se os deputados no dia 29, aprovando o Orçamento do Estado, cortarem os tais 20% aos magistrados, estão a zelar pelas contas públicas. Bem ou mal, é discutível, mas fazem aquilo para que são pagos. Já o juiz Martins quando se refere à actividade dos seus escolhe um verbo peculiar: incomodar. Mas eu pago-lhes para incomodar?! Eu pago aos magistrados para investigarem os criminosos e condenar. Qual a lista dos deputados e ministros condenados? É que isso de incomodar não é de órgão de soberania, é de quem sopra acusações e depois nada prova. E a esses eu tirava 100% do subsídio de renda .

( Ferreira Fernandes in Diário de Notícias ) - Imagem: Walter Benjamin -

terça-feira, 19 de outubro de 2010

JÁ CÁ FALTAVA.........



Já cá se esperava. Com o recrudescer da extrema-direita em boleia da crise financeira e da incapacidade da social-democracia tonta em lhe dar resposta e com os revolucionários a serem ultrapassados na luta pela “vanguarda lumpen”, os braços fascistas que hibernam nas claques de futebol mostram como as serpentes não descuram os ovos. Viu-se o pelotão organizado da claque sérvia (sobretudo afecta ao “Estrela Vermelha” de Belgrado) impedir a realização do Itália-Sérvia e como os dísticos de defesa da usurpação do Kosovo alimentavam os ódios dos hooligans fascistas sérvios (provavelmente, muitos deles vindos directamente do ataque aos homossexuais em Belgrado realizado dias antes). Neste fim-de-semana, também em Itália, mas desta vez vomitados pelos neo-fascistas de Cagliari, vieram os insultos racistas dirigidos contra o artista camaronês Samuel Eto'o e só calados com um golo do ofendido. Veremos como este fogo se propaga. Pelo sim e pelo não, olho neles. Para que, depois, não se diga que ninguém com eles contava.


Publicado por João Tunes às 19:09 in Água Lisa

domingo, 17 de outubro de 2010

A culpa é do lobo mau !





A reacção aos atrasos na entrega do Orçamento e documentos anexos é mais um pináculo do ridículo nacional, desta vez arrastando lúcidas figuras geralmente imunes ao contágio dos raivosos e dos decadentes. Que diferença faz, seja para o que for, a entrega acontecer a uma hora ou outra, num dia ou noutro? Aproveitar uma circunstância arbitrária, a data formal, para atacar o Ministro das Finanças nesta altura de circunstâncias excepcionalmente graves e confusas é próprio de quem só procura o boicote da governação. O facto de serem muitos a fazê-lo, e de dominarem a maior parte da comunicação social, é uma pressão corrosiva. E não vai parar, nem diminuir.

Entretanto, Teixeira dos Santos deu um espectáculo surpreendente. Calmo e sobriamente bem-humorado, despachou em pouco tempo a apresentação do Orçamento mais importante dos últimos 25 anos e tratou dos jornalistas sem esforço. Ficámos a saber que não se fazem omeletas sem galinhas, e que veremos ao longo de 2011 se têm ovo. Também disse que montou algumas armadilhas contra as raposas – mas que a galinha dos ovos de ouro há muito foi comida pelo lobo mau.

(In Blog " Aspirina B - Imagem: Net )

sábado, 16 de outubro de 2010

Eleito para sempre ?



Imbuindo-nos da alegria fraternalmente festiva do desfile militar (com 20.000 soldados) que amanhã vai render homenagem ao general de quatro estrelas Kim Jong-un e ditoso membro do Comité Central do Partido do Trabalho da Coreia, filho de Kim Jong-il e neto de Kim Il-sung, com uma idade situada entre os 27 e os 28 anos, augurando-lhe o apoio a um lugar sucessório no trono da mais grotesca e mais monárquica entre as ditaduras comunistas, aprendamos o hino para amanhã o cantarmos afinados.

(Pode aprender o Hino vendo o Blog Água Lisa donde este texto foi extraído )

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

UM PAÍS COM MUITOS AMIGOS !



«Pela terceira vez, Portugal conquista um lugar no Conselho de Segurança das Nações Unidas, o mais importante órgão decisório da ONU. E pela terceira vez tal acontece depois do 25 de Abril de 1974 e da perda das colónias africanas.

Antes da democratização do País tinha existido uma primeira candidatura, em 1960, mas, como os governantes da época insistiam em manter um império, o voto negativo do bloco soviético e dos países do chamado Terceiro Mundo deitaram por terra qualquer hipótese de sucesso. Estava-se no ano da grande descolonização da África negra, com a independência de países como o Senegal e a Nigéria, e os ventos sopravam claramente contra qualquer tentativa de protagonismo português.

Reduzido à sua dimensão europeia, Portugal é hoje um membro respeitado da comunidade internacional. Como pequeno país não acumula ódios, nem conflitos, nem atemoriza por as suas políticas terem por detrás grandes interesses. Isso vale-lhe um capital de simpatia que permite, por vezes, vitórias simbólicas como a de ontem na ONU, em que para trás ficou o Canadá. Foi essa mesma condição de país pequeno e simpático, ausente do jogo e do risco das grandes potências, que um dia também facilitou a ascensão de Durão Barroso a presidente da Comissão Europeia. » [DN]

( In Blog " O Jumento" - Imagem: Net )

As notícias do dia........





Continua a operação de resgate de Passos Coelho, agora com a abertura de um novo túnel pelos maiores banqueiros nacionais. Já é o quinquagésimo túnel aberto nas duas últimas semanas, e são cada vez mais largos – será desta? O líder dos sociais-democratas está preso numa gruta desde 15 de Agosto, altura em que foi ao Pontal chantagear o Governo com a data de 9 de Setembro. Assim que proferiu essas palavras, abriu-se um buraco debaixo dos seus pés e não voltou a ser visto. Num acto de enorme coragem, uma dezena de garimpeiros que lhe são próximos saltou para o abismo e ficaram todos juntos num ambiente de completa escuridão. Alimentam-se de tubérculos e pequenos roedores. Para desanuviarem, jogam à macaca e cantam ao desafio.

De acordo com uma fonte do partido, Passos Coelho terá dito que aqui na superfície estávamos bem enganados, pois ele tinha a certeza de que o espaço não era uma gruta natural, antes uma mina. Os especialistas dividem-se quanto à possibilidade da mina continuar a ser explorada.

(Vale in Aspirina B - Imagem : Net )

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Sem comentários !



Sobre a atribuição do Prémio Nobel da Paz
Segunda 11 de Outubro de 2010

Face a solicitações de vários órgãos de comunicação social sobre a atribuição do prémio Nobel da Paz deste ano, o Partido Comunista Português divulga o seguinte:

A decisão da atribuição do Prémio Nobel da Paz a Liu Xiaobo – inseparável das pressões económicas e políticas dos EUA à República Popular da China - é, na linha da atribuição do Prémio Nobel da Paz de 2009 ao Presidente dos EUA, Barack Obama, mais um golpe na credibilidade de um galardão que deveria contribuir para a afirmação dos valores da paz, da solidariedade e da amizade entre os povos.

( PCP -Internet - Imagem: Net )

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Medina o entretainer da Direita !



Medina Carreira foi um medíocre ministro das Finanças que Salgado Zenha indicou a Mário Soares convencido de que um bom advogado servia para o cargo. A inabilidade de Bagão Félix impede-o de ser considerado o pior ministro que passou por tal pasta.

Vale a pena referir, Sousa Franco, Silva Lopes, Vítor Constâncio, Miguel Cadilhe, Ernâni Lopes, Jacinto Nunes e Teixeira dos Santos, que herdou a nefasta herança de dois Governos e sobre quem caiu a maior crise financeira de sempre, ou os que não tendo sido particularmente felizes, são excelentes técnicos e brilhantes académicos como Miguel Beleza, Braga de Macedo, Pina Moura ou Oliveira Martins.

Medina Carreira acabou por se tornar no entertainer da direita, debitando trivialidades ou ruminando rancores, tendo como comparsa habitual outro ressentido que trocou o jornalismo pelo narcisismo, o ódio e a militância política – Mário Crespo.

Segundo a Wikipédia Medina Carreira abandonou o PS em 1978 por divergência com a política económica do Governo, embora na entrevista de hoje ao DN afirme que o fez em 2000, em divergência com Guterres e Pina Moura: «Eles comprometeram-se com certa coisa e depois roeram a corda [sic]». Não foi, pois, por divergência ideológica mas por interesses que não esclareceu. Ao nível da ética não ultrapassa a dos admiradores.

Vale a pena ler a entrevista para avaliar as incoerências do homem que ainda pensou em concorrer às próximas eleições para a presidência da república o que só não faz porque «ia ter uma série de maçadas» e não por absoluta incompetência.

É altura para perguntar a este animador das noites de intriga, escárnio e maldizer, com Mário Crespo, quais eram as suas opiniões quando foi, por exemplo:

* Membro do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais.

* Membro do Conselho Fiscal da Fundação Oriente.

* Vice-presidente do Conselho Nacional do Plano.

* Vogal do Conselho de Administração da Expo'98.

* Presidente da Comissão de Reforma de Tributação do Património.

Com homens destes o país não vai longe, na ética, no pensamento ou na acção.

( Posted by Carlos Esperança in Blog Ponte Europa )

domingo, 10 de outubro de 2010

O Aquário da politica portuguesa ou a caquinha dos peixinhos ....



Esta foi mais uma semana em que a palavra mais ouvida foi responsabilidade, não deixa de ser irónico que Cavaco Silva que teve de aturar Passos Coelho a promover revoltas estudantis contra as políticas de educação do seu governo, com Ferreira Leite como ministra, trata agora o mesmo Passos Coelho como um jovem imaturo que insiste em não perceber a diferença entre fazer política numa associação de estudantes e liderar o maior partido da oposição. É a mesma Ferreira Leite que esta semana abriu as hostilidades da ala cavaquista contra a miudagem de Pedro Passos Coelho, o suficiente para que a luta interna no PSD se tenha sobreposto ao conflito com Sócrates.

Mas Pedro Passos Coelho continua renitente em comer a sopa, dão-lhe uma colher tentando enganá-lo dizendo-lhe quai vai “um corte nos vencimentos dos funcionários” mas o puto embirrento não se deixa enganar e denuncia a presença de massa com números dos cortes nos benefícios fiscais, algo insuportável pois é preferível aturar as insinuações de Cavaco Silva do que as birras de Nogueira Leite. O Relvas bem se esforça fazendo sugestões para que melhorem a sopa mas sem resultado, Pedro Passos Coelho sabe que se comer a sopa vai ter de aturar Ângelo Correio, aquele que nos últimos anos lhe deu uns bifes.

Entre birras para comer a sopa o líder do PSD teve tempo para manifestar a solidariedade da alta sociedade de Massamá aos betinhos de Cascais, associou-se a uma importante iniciativa da vila piscatória e associou-se a uma iniciativa de solidariedade com os animaizinhos abandonados. Não sei se por lá encontraram algum dos líderes do PSD mas a experiência poderá ter sido útil a Pedro Passos Coelho, sempre pode apostar no seu futuro e promover uma sociedade protectora em Massamá, da forma como se está a enterrar bem pode vir a precisar de amparo num futuro próximo.

À margem do debate orçamental Manuel Maria Carrilho e José Seguro tiveram dois pequenos momentos de glória, o primeiro foi entrevistado por Mário Crespo para falar mal do desgraçado do “Magalhães” e das “Novas Oportunidades”, o segundo aproveitou para defender mais justiça nas medidas de austeridade. Este aquário em que se transformou a política portuguesa também tem os seus limpa-fundos, peixinhos que limpam o aquário alimentando-se da caquinha dos outros peixinhos.
(Publicada por Jumento - Imagem: Net )

sábado, 9 de outubro de 2010

Já não mora aqui !





Estou numa área profissional que me permite contactar com o mundo empresarial por dentro, pessoas e realidades comerciais. De um lado e do outro da minha actividade, vive-se o dia-a-dia no máximo da capacidade. Trabalha-se com entusiasmo, generosidade e sacrifícios. O profissionalismo mais apurado é a regra, não a excepção. A competitividade estimula, atrai, alimenta, tanto nas agências por onde passei como nos clientes que conheci. E damos por nós a constatar que conseguimos fazer o mesmo, ou melhor, do que os nossos colegas internacionais quando participamos em concursos.

O Portugal dos decadentes mudou-se para a oposição, é para lá que lhe devem enviar o correio.

( Comentário Publicado por Val in Aspirina B - Imagem: Net )

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Há por aí quem ache........



Há por aí quem ache que o Estado pode manter ou mesmo criar emprego, assegurar crescimento económico e sobreviver à bancarrota, são os mesmos que há anos que nos prometem um paraíso cubano e mal as medidas de austeridade foram divulgadas reuniram de urgência para promoverem uma greve geral. O problema foi terem ficado em silêncio quando Cuba decidiu despedir um milhão de funcionários públicos, aliás, seguindo a orientação da estrelinha internacionalista que usam nas bandeira deveriam quais reis magos seguir a direcção da estrelinha e rumar a Cuba propor a sua receita, em vez de salvarem um país capitalista, salvariam um dos últimos países socialistas.

Mas parece que Passos Coelho, um reconhecido economista que até foi o melhor aluno da Universidade Lusíada (era tão bom tão bom que em 2003, dois anos depois de concluída a licenciatura, era em simultâneo consultor da Tecnoforma , consultor da LDN Consultores, director do Departamento de Formação e coordenador do Programa de Seminários da URBE - Núcleos Urbanos de Pesquisa e Intervenção, e ainda sobrava tempo para a política) aderiu às teses do PCP e do BE e também acha que é possível reduzir a dívida, aumentar a credibilidade nos mercados, acabar com o défice e crescer mais. Só é pena que não apresente a sua tese numa revista de economia, talvez ganhasse o Nobel de 2011.

(In Blog " O Jumento" - Imagem: Net )

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Ele só vai decidir no último minuto !



Quando chegar ao dia, decido.

Manuel Carvalho da Silva, secretário-geral da CGTP, em entrevista à TSF e ao DN, quando lhe foi perguntado em quem vai votar nas próximas eleições presidenciais

Publicado por Miguel Abrantes in Câm. Corporativa - Foto: Económico chat )

terça-feira, 5 de outubro de 2010

VIVA A REPÚBLICA DE PORTUGAL !




(In D.N. on line - cartoon - Cravo e Ferradura)

sábado, 2 de outubro de 2010

Atrás do T A B U



De e-mail de Rodrigo V.:
‘(…) Se Pedro Passos Coelho, perante medidas tomadas por outros, se esconde atrás do tabu e se mete debaixo da mesa — imagine-se o que faria se as tivesse que tomar ele próprio. Refugiava-se num convento?’

(In Blog Cam. Corporativa - Imagem: Net)