domingo, 28 de fevereiro de 2010

OS DERROTADOS



Publicada por Tiago Barbosa Ribeiro

Já percebi como é que as oposições analisam as entrevistas a José Sócrates. Não é o Primeiro-Ministro que apresenta resultados, não são os seus argumentos que são sólidos: os entrevistadores, coitados, é que são fracos.

O princípio de análise, invariavelmente, é que as entrevistas com José Sócrates correm bem por causa dos entrevistadores. Foi assim em todos os canais televisivos e jornais onde o Primeiro-Ministro foi entrevistado em diversas ocasiões, campanhas eleitorais incluídas.

Se a realidade não agrada às oposições, mude-se a realidade. Tem sido assim há anos. São derrotadas há anos.

(In Blog Metapolicia - Imagem. Escultura antiga de Sócrates o Filósofo)

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Então e o meu telefone.... não toca ?



Este é um post de desabafo, mas não resisto a este grito de revolta, sinto-me marginalizado, ostracizado, desprezado, sinto que estou a ser tratado como um cidadão de segunda, talvez mesmo de terceira, a razão? Devo ser dos poucos portugueses a quem Sócrates não telefonou, não pressionou, não tentou comprar, bolas, nem um miserável telefonema?

Não há ninguém neste país que depois de um “está lá, quem fala” não tenham ouvido “o Senhor engenheiro José Sócrates quer falar consigo”. Ando por aqui a blogar há mais de cinco anos, ainda Sócrates nem imaginava que ia ter Manuel Alegre a morder-lhe as canelas por tudo e por nada e nem uma chamadinha, até o arquitecto que lançou o SOL mais tarde teve direito a uma hora de telefone, e eu nada.

Sou mesmo um azarento!

Também sou um dos poucos portugueses que nunca foi constituído arguido, já estive para o ser mas os tipos da Interpol tramaram-me, recusaram-se a investigar a minha identidade porque não lhes disseram qual o crime que eu tinha cometido. Como se isso fosse problema, em Portugal somos todos suspeitos à nascença, mais tarde ou mais cedo somos investigados e constituído arguidos, se formos políticos somos julgados sumariamente na praça pública, se não tivermos nomes seremos arguidos durante uma década, até que o magistrado responsável se reforma ou começa a ter sintomas de doença de Parkinson. Porque será que em vez de pedirem ajuda à Interpol não pediram ajuda ao magistrado de Aveiro? Com tanto artigo no Código Penal e no Código da Estrada certamente que descobriria uma boa razão para passar uma certidão e promover-me ao estrelato.

Mas não, não tive direito sequer a ser chamado à Comissão de Ética do parlamento para dizer se o Sócrates, o Vara ou o Fernando Lima me telefonaram, não há gato pingado da política portuguesa que não tenha direito a duas horas de fama, mas este humilde blogger nem sequer a isso teve direito. Até já tinha preparado uma colecção de montagens fotográfica e encomendado duas T-shirt um com o dizer “sou o único português que não escutou Sócrates” e a outra a dizer “estou à espera de um telefonema de Sócrates”.

Mas não, vou ficar com as t-shirt por estrear e guardá-las para as usar nas idas à praia, se nessa ocasião Rangel já estiver a chefiar o secretariado de Belém na residência oficial de São Bento até pode ser que me apareça o historiador da Marmeleira interessado em saber mais algumas coisas do Simplex, isso se um tal Carlos Santos, jovem devoto e admirador de Cavaco Silva, não lhe deu cópia de todos os maus mais uns duplicados das minhas cuecas.

( In Blog " O Jumento " )

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

TODOS EM ALERTA




A EDP tem cinco mil pessoas para "ocorrer ao que for preciso" e a PT tem "mil e quinhentas em prontidão", referiu Gil Martins.

A ANPC está em "muito estreita articulação" com as Forças Armadas no apoio a eventuais problemas resultantes do mau tempo.

O alerta laranja da ANPC manter-se-á até às 24:00 de sábado, sendo que "será alterado consoante a evolução do estado do tempo".

O alerta laranja para este tipo de situações é a primeira vez que é acionado em Portugal Continental e é o segundo mais grave numa escala de quatro que mede as consequências e danos dos fenómenos meteorológicos.

(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
Com Lusa - Imagem :Net )

CONSTÂNCIO POR CIMA !



por José Gomes André

"Vítor Constâncio foi eleito [...] para ocupar o lugar de vice-governador do BCE. [...] É uma grande vitória para o país e uma grande vitória para Constâncio, pois resulta essencialmente do prestígio nacional e internacional de que o governador do Banco de Portugal desfruta. [...] Constâncio resistiu a todas as acusações e sai por cima para um cargo de grande responsabilidade e prestígio. Merece-o inteiramente. Foi um grande governador do Banco de Portugal. E a solidez com que o sistema financeiro português ultrapassou a crise é a prova disso mesmo". Nicolau Santos, Expresso, 20/02/2010.

(In Blog Delito de Opinião - Imagem : Net )

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

ASFIXIA ALVAR





O grupo de expedicionários que foi para a frente da Assembleia da República fazer número (um número à volta do algarismo 30), num protesto contra o plano de Sócrates para comprar televisões, jornais, rádios e castanhas assadas com dinheiros das empresas públicas, continua activo? Trocam inflamados emails? Estará na calha um blogue para denunciar o engenheiro? Já marcam presença no Facebook? Vão fazer novas manifestações? Irão juntar-se num lauto e festivo almoço em 2011 para comemorarem o 1º ano do movimento que libertou Portugal?

Será uma pena se essa união nacional deixar aburguesar-se e desmobilizar.

Por Val in " Aspirina B" - Imagem Pier Giorgi )

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A GENTE DECIDE




De Lya Luft : No dia dos seus 102 anos, uma adorável matriarca está sentada junto à mesa de sua cozinha, rodeada de filhas e amigas. Ela corta os quiabos que serão preparados e servidos mais tarde aos visitantes, como de costume. Entrevistada, diz ao jornalista: "A vida, a gente é que decide. Eu escolhi a felicidade".

A aniversariante, dona Canô, mãe de Bethânia, minha irmã querida, naturalmente não quis dizer que "escolher a felicidade" é viver sem problemas, sem dramas pessoais ou as dores do mundo. Nem quer dizer ser irresponsável, eternamente infantil. Ao contrário, a entrevistada falou em "decidir" e "escolher".

Apesar de fatalidades como a doença e a morte, o desemprego, as perdas amorosas, a falta do dinheiro essencial à dignidade, podemos decidir que tudo fica como está ou vai melhorar, dentro do que podemos. Posso optar por me sentir injustiçada, ficando amarga e sombria; posso escolher acreditar no ser humano e em alguma coisa maior do que toda a nossa humana circunstância; posso buscar sempre alguma claridade, e colaborar com ela. Dentro de minhas limitações pessoais e de minha condição individual, eu faço diferença, todos fazemos.

Desse início pessoal, passo ao mais geral: leio que 40% dos nossos jovens e crianças vivem abaixo da linha de pobreza; que o desemprego é uma calamidade, a violência cresce a cada dia e o analfabetismo não diminui; que crianças continuam, aos milhares e milhares, brincando no barro feito de terra e esgoto. Leio, vejo e sei que milhares e milhares de velhos vivem em condições sub-humanas, pois sua aposentadoria é miserável, o serviço de saúde pública também, morre-se em corredores de hospitais ou em filas de postos de saúde, onde médicos exaustos e pessimamente pagos fazem muito mais do que podem.

Não vou recitar a ladainha de que as circunstâncias não justificam euforia nem ufanismo simplesmente porque nós não decidimos algo melhor do que isso que escrevi acima, e todo o resto que qualquer um conhece – e apesar disso continuamos deitando a cabeça no travesseiro toda noite e dormindo quem sabe até bem.

Tenho medo do ufanismo: ele pode ser burro e cego. Olimpíada no Brasil, Copa do Mundo no Brasil, tudo bem: mas eu preferia que antes disso a gente tivesse resolvido os gravíssimos e tristes problemas, tão dramáticos, de comida, saúde, educação, moradia, decência e dignidade de boa parte do povo brasileiro que agora samba e celebra porque teremos Copa, teremos Olimpíada, teremos festa.

Sei que este não é um artigo simpático. Certamente não é alegrinho. Realmente ele trata do que não decidimos, ou decidimos mal, ou decidimos não decidir, como, por exemplo, exigir líderes mais sensatos, mais presentes, mais realistas, mais dignos em todos os níveis. Podíamos decidir ser mais respeitados enquanto povo, mais olhados enquanto gente, mais seguros e mais protegidos enquanto sociedade.

Ou isso a gente não decide porque nem sabe das coisas, pois não se informa, não sabe ler, se sabe ler não costuma, nem o jornal esquecido no banco do ônibus. Onde o povo carrega doença e dor, descrença e desalento, mas também, aqui e ali, leva um jornal para saber onde afinal vivemos, em quem afinal podemos acreditar, e o que afinal deveríamos esperar. Indagados, os mais desassistidos dirão que Deus é quem sabe, Deus decide, a quem ama Deus faz sofrer – frase de imensurável crueldade.

Ou será melhor nem saber nem aprender a ler, nem pegar a folha de jornal, nem ouvir o noticioso no radinho de pilha. Basta saber que sempre há em algum canto motivo para um breve ou longo carnaval, celebrando alguma coisa que possivelmente não vai encher nem o nosso bolso nem a barriga de nossos filhos, nem construir uma casa decente, nem botar esgoto, nem cuidar da nossa saúde, nem amparar nossos velhos, nem coisa nenhuma que seja forte, firme, boa e real. Porque, infelizmente, por aqui ainda decidimos pouco, e poucas vezes decidimos bem. Não porque Deus quis assim, mas porque a gente nem ao menos sabe por onde começar.
Lya Luft é escritora
Fonte: Revista Veja

( In Blog " Filosofar é preciso" de Marise Von - Imagem: anossaescola.com )

Atentado ao Estado de Direito ?




«Não encontrei, nem nenhum dos magistrados que comigo colaboraram encontraram indícios que apontem para o cometimento do crime de atentado ao Estado de Direito, que não foi certamente previsto para casos como este.»

«Para se poder falar desse crime [atentado ao Estado de Direito], é necessário que existam factos adequados a pôr em causa o Estado de Direito, apontando para a sua destruição, alteração ou subversão. E esses factos não existem.»

«(...) a divulgação total e completa das escutas (e não partes ou arranjos), se fosse permitida - que não é - mostraria que não existem indícios de crime contra o Estado de Direito.»

«(...) o chamado caso das escutas, no processo Face Oculta, é neste momento meramente político. Pretende-se conseguir determinados fins políticos utilizando para tal processos judiciários e as instituições competentes.»

(In Blog " Machina Speculatrix" .- Imagem: Henricartoon.blospot )

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Em todas as épocas apareceram iluminados !



No dia em que um «iluminado» (ou um grupo de «iluminados») puder alterar as consequências de resultados eleitorais com o argumento de que o «povo se enganou» sem se recorrer a novas eleições, nos termos constitucionais, lá se foi a democracia; No dia em que um «iluminado» (ou um grupo de «iluminados») puder desrespeitar impunemente decisões judiciais com o argumento de que o «juiz se enganou» ou que «estão todos feitos uns com os outros», sem recurso à hierarquia judicial, lá se foi o Estado de Direito; no dia em que não houver democracia, nem Estado de Direito; lá se foram as liberdades. Em todas as épocas apareceram «iluminados» com «boas intenções». Sabemos quais foram os resultados.


( Por Tomás Vasques Blog " Hoje há conquilhas - Imagem - Net )

A histeria de novo



Constança Cunha e Sá:
‘O que se assistiu nesta primeira semana de audições é apenas um sinal do que nos espera nos próximos tempos: uma série de egos desorbitados, várias acusações fúteis e os previsíveis ajustes de contas de que ninguém sai a ganhar. Eu sei que, neste momento, Mário Crespo é uma das vítimas da liberdade e que nessa qualidade deve, segundo alguns teóricos, ser alvo da solidariedade de todos quantos não estão "vendidos" aos interesses do engº Sócrates. Ora, eu não estou, nem nunca estive "vendida" aos interesses do engº Sócrates, mas considero que a actuação de Mário Crespo na Comissão de Ética foi um exercício deplorável que enxovalha o jornalismo e a Assembleia da República. Um exemplo, como já disse, da histeria que hoje em dia reina em Portugal.’

(Posted by Miguel Abrantes in Camara Corporativa )

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

RANGEL ... O PAULO... E o MAIS QUE JÁ SABEMOS



Aceita-se que por questões de estratégia pessoal, queria enganar Aguiar-Branco, o candidato à liderança do PSD tenha desmentido a intenção de se candidatar. O que não é aceitável é que nos venha fazer passar por parvos dizendo agora que não o fez.

Vale a pena ir AQUI e ouvir o que dizia Paulo Rangel em relação à candidatura de Elisa Ferreira à CM do Porto. Este homem nem é nada mentiroso ou incoerente, diz e faz o que mais lhe interessa em cada momento.

( In O Jumento - Imagem: Net )

domingo, 21 de fevereiro de 2010

A MANIF................................



João Galamba

"Em grande medida, os que ali estavam manifestavam-se contra uma «perversão» a que a «liberdade», a deles, não dá direito. Manifestavam-se contra a homossexualidade. E uma manifestação assim, meus caros, não tem nome. Perdão, mas não consigo mesmo encontrar algo para designar o sentimento de repulsa que me provoca esta estirpe da espécie humana – sim, porque não somos todos iguais e eu não trato de modo igual aquilo que é diferente e assim. As imagens que aqui reproduzo, retiradas do blogue de José Pacheco Pereira, mostram as extraordinárias famílias que a Pátria tem: mostram crianças, várias crianças, que foram levadas para a manifestação e às quais se vestiram camisolinhas de protesto e se deram cartazinhos de ódio. Pais e mães indignos de tal designação vão para as ruas gritar que eles é que estão bem, eles é que estão certos e que a «sociedade» não pode aceitar os outros, os impuros, que os queime o enxofre."


"Tiago Moreira Ramalho - " Blog Jugular "

DEPOIS DA BORRASCA




J.M. Nobre-Correia, E depois da borrasca?:

‘Em boa verdade, o jornalismo exaltado que é praticado em Portugal é fruto do que foram os primeiros anos do sistema democrático e do que foi a evolução socioeconómica e cultural do País. Consequência da decapitação da maioria dos media após o 25 de Abril. E do que foi o recrutamento de gente que, de repente, achou que até podia ser jornalista. Gente quantas vezes vinda de um militantismo radical, que acha dever assumir um papel de tribuno e justiceiro.

Bom número de jornalistas considera que o que está a passar-se em Portugal é uma espécie de “luta final” (um Watergatezinho lusitano) de que sairá derrotado o Governo e glorificada a “classe” jornalística. Doce ilusão! Portugal é o país europeu em que, e de longe, se vendem menos jornais. Estejamos certos de que, depois da borrasca, vender-se-ão ainda menos. Por falta de credibilidade…’

( In Blog Câmara Corporativa - Imagem Net )

sábado, 20 de fevereiro de 2010

BIPOLARIDADE





Felícia Cabrita, e com toda a razão, queixou-se de calúnias lançadas contra si onde se alegava que obtinha informações adentro de relações íntimas com polícias e magistrados. Disse:

Este tipo de pressão é das mais infames que se pode assistir, sem terem em conta que era casada e tinha uma filha.

Acontece que ela, e o órgão de informação onde trabalha, lança sistematicamente calúnias contra pessoas que também estão casadas, têm filhas, têm filhos, têm pais, têm amigos, têm colegas, têm vizinhos, têm bom nome, têm dignidade, têm honra.

A Felícia devia consultar um especialista. Ou dois.

( Publicado por Val no Blog " Aspirina B " )

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Porque não fala o luminoso " Sol" desta escuta ?



As conclusões do despacho de Pinto Monteiro foram hoje publicadas pelo DN. Veja-se este extracto:

‘Em primeiro lugar, nas referências, explícitas ou implícitas, feitas ao Primeiro-Ministro nos produtos das alíneas a), g), l), m), o), p), s), f), u), v), e z), do n.º 8 não existe uma só menção de que ele tenha proposto, sugerido ou apoiado qualquer plano de interferência na comunicação social. Não resulta sequer que tenha proposto, sugerido ou apoiado a compra pela PT de parte do capital social da PRISA, tal como se não mostra clarificado o circunstancialismo em que teve conhecimento do negócio. Ao invés, há nas escutas notícia do descontentamento do Primeiro-Ministro, resultante de não terem falado com ele acerca da operação; "devia ter tido a cautela de falar com o Sócrates... não falei e o gajo não quer o negócio. Era isto que eu temia. Acho que o Henrique não falou com ele, o Zeinal não falou com ele... eh pá... agora ele está 'todo fodido'. 'Está todo fodido e com razão'" [n.º 8, alínea u), produto nº 5291, de Rui Pedro Soares para Paulo Penedos; v. ainda os produtos das alíneas x) e z)].’

(Por Miguel Abrantes in Blog Câmara Corporativa - Imagem: Net )

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

UMA QUESTÃO DE MEMÓRIA



Gosto de ver o candidato presidencial de Boliqueime dar lições de democracia aos portugueses mas lembro-me de quando a licença para a criação do canal de televisão que veio dar lugar à TVI a decisão ter sido questionável. Cavaco está preocupado com a eventualidade de Sócrates perseguir a família Moniz, mas a verdade é que para ele foi mais fácil ter o controlo de uma estação de televisão dando-o à igreja, em prejuízo da candidatura de Proença de Carvalho.

Aliás, Cavaco que já tinha um controlo próximo da RTP, comparar o pluralismo de hoje da estação pública com o dos tempos do cavaquismo é do dia para a noite, nesse tempo os jornalistas da RTP, onde se destacava o Moniz, lambiam as botas aos governantes do PSD. Mas o democrata Cavaco Silva, o tal que anda muito preocupado com a liberdade de imprensa, deve ter achado pouco, lançou dois canais privados, um foi para Pinto Balsemão e o outro para a Igreja, a direita passou a controlar três estações de televisão.

Nesse tempo, sim, havia liberdade de imprensa! Ora bolas Cavaco!

( In Blog "A Alegre Cavaqueira" - Imagem : Net )

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O MAGANO DO CANITO



Quando o homem apareceu na televisão atrás do palanque, feito Dom Sebastião, a anunciar que se oferecia ao sacrifício de salvar a Pátria a partir das rendas de Bruxelas que entretanto ganhou, o magano do canito, a quem deve encanitar o nome de Rangel, tapou o focinho com as patas e deixou escapar um suspiro.

Eu, que lhes conheço as manhas, ao canito e ao Rangel, passei-lhe a mão pelo pêlo e tugi-lhe de mansinho que não se amofinasse. Aquilo era mais uma massada de cherne, coisa de mau cheiro mas de substanciais calorias, um caldo que mais tarde ou mais cedo se vai entornar.

Nada de novo. Brincadeiras e safanões de meninos guerreiros. Mais um chuto no berço.

O raio do animal, que é fino como um alho, enroscou-se aos meus pés, de costas viradas à pantalha e adormeceu.

Já não havia mais nada para ver nem ouvir.

(LNT - In Blog "A Barbearia do Senhor Luis" - Imagem: Blog do Cachorro)

POLITICA DA TERRA QUEIMADA





Depois de se ter colado a Almunia na tentativa de afundar ainda mais as contas públicas, dizendo que Portugal ia ficar pior do que a Grécia.

Depois de ter usado da palavra no Parlamento Europeu para dizer que Portugal não é um Estado de direito e que o Governo tem um plano para controlar a comunicação social, fazendo do Presidente do Supremo e do Procurador-Geral cúmplices deste plano.

Está na altura de Paulo Rangel denunciar em Estrasburgo, Bruxelas, Paris ou Bona que Constâncio é o perigoso meliante responsável pelos buracos no BCP, BPN e BPP.

O autor da frase Credibilidade da política não está na ética tem sido exemplarmente coerente com o seu pensamento. E Aguiar-Branco que o diga, se tiver estaleca de líder. Se apenas for o palhaço do Pontal, então pode continuar caladinho.

(In blog "Aspirina B" - Imagem Net )

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

LIBERDADE DE IMPRESSÃO



O filho-da-mãe ferve em pouca água, dizia o meu parceiro de mesa entre duas dentadas na sandes de presunto, com os olhos postos na primeira página de um jornal que a ASAI proibiu como embalagem de castanhas.

O gajo é um sacripanta, um trafulha, basta ver-lhe as companhias e os tiques. Até já conseguiu acabar com a merda da livre expressão em Portugal.

E eu olhava de soslaio para o puto e pensava que se ele sonhasse rosnar aquilo há trinta e poucos anos atrás já estava engavetado e com uma chanfalhada nas trombas.

Frócas-se!
LNT
(In Blog " A Barbearia do Senhor Luís " )

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

O " Mentiras "



‘Marcelo é o autor da mais célebre mentira política denunciada por Paulo Portas, a da vichyssoise num jantar em Belém que nunca existiu. Deu o dito por não dito: só seria candidato a líder do PSD "se Cristo descesse à Terra". Mas foi candidato (e derrotado), Cristo não desceu dos céus e ele ainda continua a afirmar-se cristão. A sua prédica dominical está sempre envenenada pela intriga e por meias-verdades. Está sentado numa cadeira da estação pública, mas só fala em termos partidários, não olhando a meios. Insulta. É desbocado. Voltou a sê-lo no domingo. O seu problema maior é já não ter crédito mesmo dentro do PSD. O dr. Proença de Carvalho pôs o dedo na ferida: o comentarista desgastou-se. Ele sabe-o e no domingo ensaiou uma fuga: foi grosseiro e indigno no insulto ao primeiro-ministro. Provocou para ver se ainda é arvorado em "mártir". Espero que se perceba a manobra deste político falhado, deste chico-esperto armado em comentarista-professor.’
Ernestina Sentieiro

(In Blog " Câmara Corporativa - Imagem: Net )

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Deram-lhe um pontapé !




«Um homem de sapatos de verniz e sorriso congelado é transportado, hirto e reclinado, num carrinho de mão. A foto foi publicada anteontem pelos jornais espanhóis. O homem ia para o armazém do Museu de Cera de Madrid, de onde certamente nunca mais sairá. Até agora o homem era aquele de quem não se perguntava: "Tem estátua [ou figura de cera], porquê?" Não se perguntava porque nos habituamos a não fazer perguntas simples. Jaime de Marichalar estava no Museu de Cera porque era genro do Rei de Espanha e, também por o ser, era duque consorte de Lugo, recebia o tratamento de "Excelencia" e a consideração de "Grande de España." Há tempos, acabou o seu casamento com a princesa Elena e, como se esse fosse a sua prova de vida, perdendo-o, passou a ser um ex total: ex-duque de Lugo (de consorte ao azar), ex--"Excelencia" e ex-"Grande de España". Essa passagem para o nada aconteceu em Dezembro quando o divórcio foi formalizado, mas a decadência suprema ilustrou- -a aquela foto. Bart Simpson, de uma família real (rainha do desenho animado televisivo), continua no Museu de Cera de Madrid. E, aposto, mesmo que um dia o pai o troque por um barril de cerveja, nunca Bart Simpson será deserdado para o armazém do museu. As pessoas devem ser homenageadas pelo que valem, uma a uma.»

[ In Diário de Notícias]- Ferreira Fernandes - Foto Efe - )

sábado, 13 de fevereiro de 2010

UM JORNALISTA DE VERDADE



Estamos habituados a ler as crónicas de Ferreira Fernandes no Diário de Notícias e consideramo-lo um dos grandes e honestos jornalistas deste país. Por isso aqui deixamos mais uma vez uma das suas crónicas. Assim fossem muitos que se intitulam jornalistas mas que não passam de ratos de sarjeta.


‘Do que falamos quando falamos? Já fiz a pergunta várias vezes mas não sou eu que me repito. O país é que é contumaz. Volta não volta, acontece a mistura fatal, um pingo de magistrados num copázio de jornalistas, e o país fica grogue. Não diz nem pensa coisa com coisa. Um dia, um juiz foi buscar um deputado ao Parlamento porque tinha indícios terríveis: o deputado tinha dito "querida" ao seu interlocutor telefónico de voz masculina, logo aquilo cheirava a maricagem e, como se investigava pedofilia, logo o deputado era suspeito. E todos os indícios eram desse quilate. Ora, o deputado falara com a mulher, de voz grossa, de um amigo. Como o juiz nem se deu ao trabalho de relacionar o telefone com o seu proprietário, que era uma proprietária, como os jornalistas fizeram eco ao vazio, como os portugueses viraram baratas tontas, chegámos, quase dez anos depois, ao caso Casa Pia sabendo o mesmo que no início. Nada, embora presumindo muito. Ontem, comprei o Sol. Li as quatro páginas sobre as escutas que me prometiam relatar o polvo governamental sobre jornais e televisão. Mas não estava lá nada sobre o assunto. Não quero dizer que Sócrates não quis dominar a Imprensa. Não digo que o Governo não coma microfones ao pequeno-almoço. Digo é isto: naquela edição do Sol não estava lá nada sobre o assunto. Então, do que falamos?’

Os libertários a quem lhes deu o click



9.000 assinaram. 100, contando os adesivos, vestiram-se de branco arrostando o risco de morte macaca pelas balas do ridículo. Conta feita, houve 8.900 (oito mil e novecentos) libertários que se ficaram pelo protesto via rato. Assim, não vamos lá. Resta-me ir de peito feito para as pancadarias nas papelarias para disputar um exemplar da segunda edição do “Sol”. Para que Sócrates não morra de gargalhada sacana.

(Por João Tunes no Blog Água Lisa )

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Ainda a Liberdade, a liberdade, a liberdade e a liberdade



Mário Crespo é a Floribella com óculos. E, ainda por cima, com óculos fundo de garrafa. Ataca e não admite ser atacado; insinua e não admite ser insinuado. Mário Crespo é, mais do que uma mulher, um não-homem. Um não-homem que usou um não-facto para criar um não-acontecimento – que, espera ele, possa desencadear um não-governo. Tudo para poder, enfim, eliminar aquele que é, sem sombra de dúvida, o mais sim-primeiro-ministro das últimas duas (pelo menos) décadas em Portugal. O mais sim-reformista, o mais sim-ruptura, o mais sim-decidido. O mais – tudo se resume a isso – sim-homem.

Mário Crespo tem um ódio de morte a Sócrates. Nem ele sabe porquê – talvez por tudo. E mais alguma coisa. Mário Crespo acredita que pode, com uma brincadeira de menino, derrubar um governo de homens. Só de homens. Homens de barba rija, de voz grossa. Homens com eles bem no sítio – mesmo que muitos dos seus membros sejam mulheres. Mas não, Mário. Mas não. Por mais que chores, por mais que faças birra, por mais que batas com os pés no chão e puxes os lábios para a frente. Não, Mário. Não será uma sim-intrujice a derrotar um não-fracalhote. Lamento – mas não, Mário. Não. E agora vai lá despir a saia – sim?

( In BlogAspirina B - Imagem - Net)

O FALHANÇO !!!!!!



A manifestação organizada pela direita em defesa da liberdade de expressão foi um fiasco, os portugueses sabem muito bem quem em Portugal defende mesmo a liberdade de expressão. Só lá apareceram 50 gatos-pingados, descontando os figurantes contratados nem a isso chegariam!

(In Blog O Jumento - Imagem - Cajum boys new cock)

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

LIBERDADE DE IMPRENSA



Há-de ficar como cúmulo do anedotário político a acusação de que a liberdade de imprensa está em perigo entre nós. Quando o Governo não controla nenhum órgão de comunicação -- nem sequer a televisão pública -- e quando a generalidade dos órgãos de comunicação social mantém contra o Governo e o primeiro-ministro uma ofensiva em todos os azimutes (onde não faltam a injúria e o insulto), é caso para tentar imaginar o que seria se a tal "mordaça" governamental sobre imprensa não existisse...

(In Blog "Causa Nossa" - Imagem: Seumundoseujeito )

DANIEL EM SAMPAIO EM LOULÉ



O amigo Daniel Sampaio, médico dedicado às questões da Infância e da Família, incansável estudioso e comunicador de excelência constitui o maior símbolo que pode abraçar uma instituição particular de solidariedade social como é a Casa da Primeira Infância, teimosamente resistente, desde 1945 em Loulé!

Daniel Sampaio, o médico do foro mental, conhecedor do desenvolvimento da personalidade humana desde a mais tenra idade, corporiza a mestria que a Casa da Primeira Infância precisa, para com o seu conselho, construir os seus tempos futuros na afirmação de serviço de excelência e inovador nas oportunidades para a Infância.

Obrigado Mestre!

( In Blog " Sebastião" )

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

ABUTRES



O que se ouviu foi outra coisa, o novo delírio de um irresponsável para quem vale tudo:

Eu queria denunciar aqui aquilo que se está a passar em Portugal neste momento, onde é claro que a comunicação social trouxe à luz um plano do Governo para controlar os jornais, para controlar estações de televisão, para controlar estações de rádio.

Rangel está a insinuar que o Procurador-Geral e o Presidente do Supremo são cúmplices deste suposto plano. Rangel quer, por sua vez, chegar à presidência do PSD. A acontecer, será a primeira vez que um partido com vocação de governo será liderado por alguém que caluniou a hierarquia máxima do sistema de Justiça, e isto apenas 4 dias depois de ter tentado prejudicar a imagem de Portugal de modo a agravar as suas dificuldades financeiras.

Os abutres alimentam-se de cadáveres em decomposição. Não admira que Rangel seja um dos mais interessados na putrefacção da política nacional.

(Publicado por Val - Blog Aspirina B )

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

TEMPOS DE PREC



O poder executivo violou as regras? Talvez sim, talvez não, veremos e depois tiraremos conclusões, mas uma coisa é evidente, o poder judicial assaltou o poder de forma despudorada e até já há quem peça a cabeça dos que na justiça deram sinais, mesmo que ténues, de não alinharem no golpe. Mas dizer que não há liberdade de expressão ou falar de controlo da comunicação social é ridículo. A quem pertence o SOL? A um destacado dirigente do PSD. A quem pertence a SIC? Ao número um do PSD. Qual a postura do Correio da Manhã? Desde o tempo de Durão Barroso que tenta destruir o PS. A quem pertence o Público? A Belmiro de Azevedo. De que partido ou partidos pertencem a maioria dos comentadores da televisão? Ao PSD e ao Bloco de Esquerda. Bolas, e andam mijados com medo de quê?

Se bem me lembro a tentativa de abafar a família Moniz na TVI era por causa do caso Freeport, até se insinuou que houve a tentativa de evitar a saída de uma peça, que tal como o SOL da próxima sexta-feira traria grandes verdades. A verdade é que a tal peça foi divulgada e vista por uma audiência muito maior do que a teria em condições normais, lá fez mais insinuações e pouco mais. Mas se o problema era o caso Freeport porque razão ninguém exige que sejam divulgadas as conclusões do mesmo, como os investigadores não levantam suspeitas seria muito interessante confrontar a verdade material com as imensas provas usadas nos julgamentos públicos promovidos pelos nossos jornalistas, magistrados e outras personagens da praça.

Quando provarem seja o que for farei o meu julgamento, até lá acho que uma direita desesperada por chegar às mordomias do poder aliada a uma extrema-esquerda que sonha com a revolução estão a lançar o país num PREC. Talvez os portugueses já estejam esquecidos das tropelias do Palácio de Belém e com a ajuda preciosa de Alegre e da extrema-esquerda já esteja eleito, talvez Manuela Ferreira Leite ainda chega a São Bento. Quando isso suceder vão esquecer as escutas, o caso Freeport e o caso BPN, mas democracia estará ferida de morte e não é por causa da TVI. A partir de agora nenhum governo ousará retirar mordomias às magistraturas ou a qualquer outra corporação, continuando a ser os mais pobres a fazer todos os sacrifícios, primeiro-ministro que “abuse” será escutado, difamado e julgado à porta da Bastilha.Quem quiser alinhar no PREC que alinhe, eu não alinho.

(In Blog " O Jumento " - Imagem : Net )

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A DEMOCRACIA DO CRESPO




José Sócrates, Lacão e Silva Pereira estão longe de ser as únicas pessoas neste país a criticar o jornalista Mário Crespo, em alto e bom som, num restaurante.

O facto de José Sócrates, Lacão e Silva Pereira serem governantes pode causar mais prurido no jornalista, mas ele lá terá de se habituar à ideia de que em democracia um primeiro-ministro pode dizer o que pensa de um jornalista, sobretudo numa conversa privada. Pode até, nesse âmbito, dizer a um director da estação que deve solucionar o problema.

Acontece que na democracia que o Mário Crespo admira, um primeiro-ministro não pode dizer que não gosta dele, nem tão-pouco pode comentar com amigos o que acha dele. Nessa democracia do Crespo, o Crespo tem de ser admirado por todos e quem não gosta dele não o pode afirmar em espaços públicos, porque o Crespo está à escuta.

Não consta porém, pelo menos o Crespo não o ouviu de ninguém e não o relatou em seguida, que Sócrates tivesse abusado do seu poder para correr com Crespo da antena. A única coisa que o Crespo ouviu de alguém foi que Sócrates não gosta dele e que acha que o director da estação devia solucionar o problema.

A ser verdade, esta é a opinião do primeiro-ministro, enquanto janta com amigos e colegas de Governo. Será que não a pode ter? Será que um primeiro-ministro está obrigado a admirar e respeitar o Mário Crespo e o Medina Carreira? É essa a democracia que o Mário Crespo procura? Então não é de admirar que se sinta perseguido.

(In Blog " O Lóbi do Chá " - Imagem Net)

ANTES DO 25 DE ABRIL ERA UMA PROFISSÃO



Antes do 25 de Abril parece que as pessoas que se sentavam nos lugares públicos a ouvir conversas tinham uma profissão e até recebiam salário. Admito que agora o façam só por amor a uma camisola qualquer - ou por ódio a outra - mas mantêm a mesma força moral de outrora, tais fontes.
Então, com base em testemunhas tão credíveis e protegidas pelo conveniente anonimato, investigava-se e prendia-se, para que a ditadura se mantivesse. Agora apenas se ataca nos media e para tentar fragilizar protagonistas de que não se gosta. Já é um progresso, não é?
Pobre país o que em pleno século XXI e no meio de uma crise económica gravissima tem o seu prime-time jornalístico ocupado por debate de tão grande envergadura.

(In Blog " Banco Corrido" - Imagem : Net )

domingo, 7 de fevereiro de 2010

ESTA MULHER NÃO MENTE





Eu durante meses falei sobre esse assunto e, portanto, neste momento nada tenho a comentar, a não ser a certeza de que já falei nisso há muito tempo e que ninguém, provavelmente, levou a sério.

Ferreira Leite

*

Calma, Manela. Eu levei-te a sério. Aliás, muito gostaria de saber como é que conseguiste falar deste assunto durante meses, e logo desde Junho – ou Maio… Tu e o Bandarra da Marmeleira, que aqui nos deixou esta solar profecia:

Mas temo que só depois das eleições é que se vá saber demasiadas coisas sobre esta governação e sobre o Primeiro-ministro. E temo que isso seja um fardo muito difícil de gerir, ganhe quem ganhar as eleições.

( Publicado por Val in Aspirina B - Imagem : Net )

sábado, 6 de fevereiro de 2010

TERRA DE LOUCOS ?



O "quarto poder", de mãos dadas com o poder judicial minado por uns quantos "bufos" que violam impunemente as regras do Direito e da Justiça, tudo inventa e tudo faz para derrubar o Executivo. O poder legislativo, numa aliança espúria entre as diversas oposições, mostra-se empenhado em torpedear a acção e a política do Governo, indo ao ponto de, contra os interesses do país e contra a justiça mais elementar, entregar de mão beijada ao Alberto João, mais uns milhões para este gastar à tripa forra e para se exibir em mais umas quantas inaugurações na Madeira, quando se pede a todos austeridade e se exige rigor nas contas públicas. Entretanto e ao invés do que seria expectável, face à discordância com a política do Governo, as mesmíssimas oposições em vez de derrubarem o Governo já que têm meios para tal, pedem a todos os santos e anjos que o Governo aguente de cara alegre e que não se demita.
Que país é este ? Um país de loucos ?

( Publicada por Francisco Clamote in Terra dos Espantos - Imagem - Celso e Walter-Cód.13)

O SNR. EDUARDO



É preciso ser mesmo muito mau jornalista para confundir um mero despacho de um juiz de instrução com uma verdade absoluta, ainda por cima quando se sabe que o Supremo Tribunal de Justiça e o Procurador-Geral da República não alinharam com a imaginação criativa do magistrado de Aveiro. Mas a verdade pouco importa a Eduardo Moniz, há muito que não é jornalista e tanto quando dizem por aí a esposa nunca o terá sido.

A postura da família Moniz só prova que para o casal nunca esteve em causa a informação, move-os um ódio a Sócrates que seria interessante se o explicassem.

«O ex-director-geral da TVI, José Eduardo Moniz, considera "assustador" o teor da notícia publicada hoje no semanário Sol, sobre o alegado plano do Governo para controlar os media, por "confirmar os indícios" de ingerência governamental na TVI e defende que o primeiro-ministro "não tem condições" para continuar a governar.

"É assustador termos a confirmação daquilo que eram indícios sérios de intervenção governamental no que diz respeito à TVI e às relações com a sua administração, nomeadamente com a administração da Media Capital", disse hoje à Lusa José Eduardo Moniz.» [Diário de Notícias]

(In DN - TV e Media - Imagem: Net)

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

SOU REPUBLICANO



«SOU REPUBLICANO porque acredito que a história da Humanidade comporta um sentido e que esse sentido tem o alcance de um reforço de Cidadania: enquanto membros de uma horda primitiva, os seres humanos foram os joguetes submissos de chefes brutais; enquanto súbditos de monarquias absolutas, a esmagadora maioria dos seres humanos foi alvo de violências vassálicas e de sujeições servis e de gleba; enquanto súbditos de monarquias constitucionais, a maior parte dos seres humanos sofreu toda a casta de discriminações censitárias e foi vítima do vexame de ser olhada como parte plebeia por aristocratas arrogantes e, na maior parte dos casos, sem méritos comprovados. (...)» (Amadeu Carvalho Homem)

( In Blog " Esquerda Republicana " - Imagem: Net )

FREUD COM TODOS



Desde o passado 1 de Janeiro que as obras de Freud estão libertas dos direitos de autor (excepto em Espanha, onde estes vigoram até 2019). Iremos ter, portanto, um fartote editorial em livros de bolso sobre psicanálise de levar para casa, ou para a oficina ou o escritório. Aproveitem os pacientes e os psicanalistas de quase todo o mundo, numa saudável competição entre auto-ajuda pela leitura e a ajuda especializada e remunerada que inclui o aluguer do divã mas sem direito a pequeno almoço. Quanto aos camaradas espanhóis às voltas com sonhos esquisitos que não sabem decifrar, aguentem mais uns anos, continuando, até lá, a puxar os cordões à bolsa ou, em alternativa e a preços módicos, resignarem-se a beber as prédicas de monsenhor Rouco Varela, o maior competidor de Freud no império castelhano e que rói de inveja muitos vizinhos sem émulo espiritual e carismático à altura.
( Publicado por João Tunes no Blog " Água Lisa")

Cavaco - 1 - Tremendistas - O



Bom, voltei ao jogo de avatares, noutro novo round. A madrugada já tinha trazido no cestinho da aveztruz - não sei se de que "Paris" terá sido - as tais escutas que tinham-mandado-ser-destruídas-mas-não-foram. Mais um petisco para os spins situacionistas.

Mas, eis que, umas horas depois, Cavaco Silva fala nas TVs, e zás, vem "descolar" Portugal da Grécia, o cavalo-de-batalha dos Almunias de fora e de dentro. Mas que soco no estômago nos tremendistas.

É claro que, como aqui já o sublinhámos, a história das comparações não se fica por défices e dívidas. Há mais vida de problemas estruturais para além disso. Que não podem ser ignorados. Mas é óbvio que Portugal não é a Grécia. A muitos títulos - e não só os dos indicadores referidos. Mas isso temos aqui sublinhado por demais. Não me vou repetir.

Mas, o nosso PR pecou por atraso - devia tê-lo dito ontem de manhã, pelo menos. De qualquer maneira, em um dos tabuleiros em que o PR joga, CS 1- Tremendistas 0.

Siga para novo patamar.

(In Blog " A Regra do Jogo" - Imagem Blog Beja jogo )

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

É UMA QUESTÃO DE TEMPO



Depois de trintas anos de lazer os portugueses vão pagar a factura dessa combinação de romantismo com voto em políticas fáceis, terão de fazer de uma assentada as reformas que se recusaram a fazer durante três décadas, senão durante oito décadas. A verdade é que temos um país atrasado com excelentes auto-estradas e acesso a banda larga, um país cujas empresas foram maltratadas em nome de populismos políticos de direita e de esquerda, que sentem grandes dificuldades em enfrentar a concorrência nos mercados interno e externo.

Não vale a pena propor aos portugueses que sejam feitas reformas, como vimos os políticos estão mais interessados no voto fácil, desde o populista Manuel Alegre a Manuela Ferreira Leite todos são simpáticos com todos os que consigam mobilizar uma manifestação com mais de cem pessoas. O melhor é esperar que tudo desabe, talvez nessa ocasião seja possível discutir as soluções.

( In " O Jumento " - Imagem: Pintura de Angel Boligan )

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A D. Manuela e o PSD nada têm a ver pois não ?



No âmbito do Caso CTT, o Ministério Público acusou 16 pessoas de gestão danosa, branqueamento, participação económica em negócio e outros crimes. Em português: acusou-os de corrupção. Em causa, a venda de dois edifícios, um em Lisboa, outro em Coimbra. Prejuízo: 13,5 milhões de euros.
Carlos Horta e Costa (3K)
Um desses 16 arguidos chama-se Carlos Horta e Costa. Foi secretário-geral do PSD durante a presidência de Marcelo Rebelo de Sousa. Foi nomeado presidente dos CTT em 2002, por decisão de Durão Barroso. (...)

Lembrar a quem não se lembra: os edifícios em pauta foram vendidos sem concurso público, por decisão de Manuela Ferreira Leite, então ministra das Finanças. CTT-Coimbra (7K)O de Lisboa estava avaliado em 20 milhões de euros, mas foi vendido por 12,5 milhões (o governo de Barroso queria receitas extraordinárias); o de Coimbra, que se vê na imagem, estava avaliado em 28,4 milhões de euros quando foi vendido duas vezes no mesmo dia: de manhã por 14,8 milhões, à tarde por 20 milhões.

(Com a devida vénia ao blog "Da Literatura" e ao " Lei do Funil )

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

GOVERNO DIZ QUE NÃO NÃO VAI EM CALHANDRICES



O gabinete de Jorge Lacão reagia assim à denúncia de Mário Crespo, que disse ter sido referenciado como um «problema» num conversa que envolveu Sócrates.

O gabinete do ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, fez saber, esta segunda-feira, na sequência da denúncia de Mário Crespo, que «o Governo não se ocupa de casos fabricados com base em “calhandrices”».

Esta declaração surge depois de o jornalista da SIC Notícias ter denunciado, esta segunda-feira, num artigo publicado no sitio do Instituto Francisco Sá Carneiro, uma alegada conversa entre José Sócrates, Pedro Silva Pereira e Jorge Lacão e uma outra pessoa ligada à televisão, em que ele [Mário Crespo] teria sido referido como um «problema» para o qual teria de haver uma solução.

( In TSF on line - Imagem: "Alcoviteiras " de Maria Reis )

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Viva a carne de porco !!!!



Citei atrás uma frase de Cavaco Silva, Presidente da República Portuguesa, que nos quer incutir o «espírito dos revoltosos de 31 de Janeiro de 1891» para nos ajudar a ultrapassar a actual crise. Também Cristina Kirchner, Presidente da Argentina, num discurso à Nação, tendo em vista ultrapassar a crise na Argentina, disse: «Comer carne de porco melhora a actividade sexual. Eu acho que é muito mais gratificante comer um porco grelhado do que tomar Viagra». Cristina Kirchner explicou que passou um fim-de-semana maravilhoso com o marido depois de comer carne de porco. Faltou a Cavaco Silva dar um exemplo da sua vida que provasse estar irmanado do «espírito dos revoltosos». Demagogia por demagogia, que se lixe a revolução, viva a carne de porco.

( Por Tomás Vasques in " Hoje há conquilhas )

Os submarinos que vão afundar o défice



Agora, na proposta de Orçamento de Estado para 2010 apresentada pelo governo, foi excluída uma verba de 500 milhões de euros, que deveria ser destinada à compra do submarino que seria entregue no corrente ano. A sua inclusão no Orçamento de Estado implicaria um agravamento do défice em 0,3% do PIB. E para evitar esse ‘rombo no casco do Orçamento’, o Governo retirou essa verba, alegando que o pagamento só deverá ser feito após a “aceitação definitiva” do submarino. Ou seja, depois da marinha ter efectuado todos os testes necessários, o governo acabará por ter de pagar esta verba e o ‘rombo’ sucederá mais tarde ou mais cedo.

Resta saber se o Eurostat irá na cantiga do Governo, já que para eles, o "impacto no défice corresponde ao da entrega física do produto final e não ao do momento de transferência da propriedade". Na prática, todos estão a ver o Iceberg lá ao fundo e nada se pode fazer para mudar o rumo da embarcação. Quanto muito, tenta-se reduzir a velocidade para atrasar o embate. No fim, a embarcação acabará por se afundar e arrastará muitos atrás de si.

(In Blog "Ma Ke Jeto mosse ")