domingo, 31 de janeiro de 2010

Pirómano ajuizado



Afastado da direcção do Público, José Manuel Fernandes decidiu accionar o plano B: alçou-se à direcção dos Bombeiros Voluntários de Almoçageme. Não se desse o caso de se fazer de morto perante as acusações de Fernando Lima acerca da inventona de Belém e o silêncio sobre a explicação de Belmiro de Azevedo para o seu afastamento do Público, poder-se-ia dizer que estávamos em presença de alguém que gosta de brincar com o fogo. Mas o quadro clínico não aponta para aí: é que tem muito juizinho para ser pirómano.

( Posted by Miguel Abrantes in Camara Corporativa )

Lisboa ocupada por feirantes ?




«O terceiro dia de protesto dos empresários de carrosséis, montanhas russas, carrinhos de choque e farturas promete congestionar daqui a algumas horas, o trânsito na Segunda Circular, junto ao Estádio da Luz, antes do jogo Benfica-Guimarães, marcado para as 19h15. A passagem dos cerca de 80 camiões dos manifestantes pelas principais artérias de Lisboa, já provocou alguns problemas no trânsito durante a tarde.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Estes senhores não querem que os seus equipamentos mais velhos sejam inspeccionados e há vários dias que andam entretidos a fazerem a vida dos lisboetas num inferno.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Não se autorizem manifestações de camiões dentro de Lisboa.»

( In O Jumento - Imagem: Jorge Tavares )

sábado, 30 de janeiro de 2010

O PUBLICO CITA IPSIS VERBIS DEMAIS



por José Costa e Silva

O partido ecologista “Os Verdes” manifestou hoje “muitíssimo grande preocupação” com as linhas gerais do Orçamento de Estado para 2010, acusando o Governo de se preparar para suprimir postos de trabalho na Administração Pública. – no Público.

Tal era o muitíssimo grande escândalo da deputada d’Os Verdes, que manifestou a muitíssimo grande preocupação.

Bonito, bonito era manifestar uma grandessíssima preocupação.
Comentar »
( In " O Lóbi do chá )

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A SANTINHA COR DE LARANJA



Tanta inabilidade política, tanta demagogia a rodos... Freud explicaria melhor que qualquer politólogo.

(Posted by João Magalhães in Câmara Corporativa )

Loulé Cidade Aniversário sem imaginação



o primeiro dia de Fevereiro, ou seja, na próxima 2ª feira, Loulé celebrará 22 anos de elevação a cidade.

Para assinalar a efeméride, a Câmara conta com as actividades desportivas promovidas pelas escolas da cidade, inseridas no projecto «Escola Activa», e… com um espectáculo de fado.

Não está prevista uma qualquer outra actividade; nem de índole oficial nem cultural. Nada. A Câmara de Loulé ou faz festas dispendiosas, do género das noites temáticas, ou não sabe o que fazer .

Ah, e é claro, o fadista convidado, como não poderia deixar de ser… é António Pinto Basto – que deve ter exclusivo com o lastimável jet-set político que temos.

Tema: Espante-se, Notícias do concelho

(Lançado por: José Carlos in Calçadão de Quarteira - Imagem: Algarve Portal )

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Um patrão arrogante



Se o país quiser crescer terá de produzir muito mais e isso só é possível criando mais valor acrescentado, isto é, produzir com mais saber e tecnologia. É um pouco diferente de aumentar as vendas do Continente indo à China comprar produtos baratos para os vender como marcas brancas. Se Belmiro quer ensinar o país a enriquecer que nos diga quanto gasta a SONAE em investigação, quantos novos produtos foram desenvolvidos e colocados no mercado pelo seu grupo empresarial. Isso sim que Belmiro nos devia dizer, não podemos transformar Portugal num hiper da Europa e transformar todos os portugueses em meninas da caixa e repositores, para isso já bastam os licenciados em que o país investiu para andarem a arrumar as prateleiras dos hipermercados de Belmiro de Azevedo, a troca de meia dúzia de euros.

(In " O Jumento" - Image: Net )

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

BORA FAZER MESMO ?




No cabeleireiro, enquanto a menina Olivia me esticava o cabelo, numa revista, topei com as tais fotografias da Clara Pinto Correia. Não são provocadoras ou aliciantes. Não são sequer bonitas. São só desinteressantes. O orgasmo feito numa coisa qualquer. O marido da Clara Pinto Correia poderá ter maravilhosas competências - a sua língua, a ponta dos seus dedos mãos, a sua voz - mas é um mau fotógrafo.

( Posted by Ana Cássia Rebelo in Blog Ana de Amsterdam )

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A MORTALIDADE PRECOCE ESTÁ A DIMINUIR



A mortalidade precoce está a diminuir e os números oficiais provam a evolução verificada nos últimos anos. A mortalidade até aos 65 anos em Portugal baixou entre 2004 e 2008 em todos os escalões etários, revelam os indicadores do Plano Nacional de Saúde (PNS) 2004-2010. Considerando as patologias analisadas, a evolução também é genericamente positiva, à excepção do que se passa com os cancros do colo do útero, do cólon e recto e as doenças atribuíveis ao álcool.

(In " Público on line" - Imagem:_ Net )

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

PARA VERGONHA DOS NEGACIONISTAS




Mais de quatro milhões de pessoas (e admite-se que este número possa ter chegado aos seis milhões), incluindo crianças, velhos e mulheres, foram assassinadas pelos nazis em Auschwitz, na Polónia, entre 1940 e 1945. Estes dados acabam de ser confirmados pelos arquivos do FSB (ex KGB) da Rússia (quando o Exército Vermelho libertou Auschwitz, nem todos os arquivos tinham sido destruídos pelos nazis). A cadência do assassínio em massa em Auschwitz era alimentado, segundo o historiador Vladímir Makárov, pela chegada diária, em média, de 10 combóios, cada um com 40 até 50 vagões, cheios de presos, transportando cada vagão entre 50 a 100 pessoas. 70% dos prisioneiros, logo que chegados a Auschwitz, eram imediatamente exterminados, com os restantes, os seleccionados por serem fisicamente resistentes, a serem encaminhados para trabalhos em fábricas militares nazis ou sujeitos a experiências médicas. Entretanto, para assegurar a eficiência da chacina programada e industrializada, funcionaram em Auschwitz, ininterruptamente, cinco crematórios com uma capacidade de incineração de 270.000 cadáveres por mês.

Nota: Recorde-se que a Assembleia Geral da ONU (resolução de 26/1/2007) proclamou “27 de Janeiro” (o “campo” de Auschwitz-Birkenau foi libertado pelo Exército Vermelho em 27 de Janeiro de 1945) como “Dia Internacional da recordação das vítimas do Holocausto” como forma, também, de se lutar contra o negacionismo pró-nazi hoje alimentado pelas hostes cúmplices de ódios convergentes contra o Estado de Israel.

Imagem: Foto de 27 de Maio de 1940 com mulheres prisioneiras internadas em Auschwitz.
(Publicado por João Tunes no Blog Água Lisa )

BLOCO DE ESQUERDA QUER MESMO ALEGRE ?



Se Francisco Louçã quisesse ver Manuel Alegre ser eleito Presidente da República não teria apoiado de forma precoce e oportunista a sua candidatura. A verdade é que Louçã não pretende servir Alegre, o que o líder do Bloco de Esquerda pretende mesmo é servir-se de Manuel Alegre, o que tem feito com maestria ainda que com a anuência do até há poucos meses dissidente do PS.
Louçã que durante a campanha para as legislativas pôs algumas condições para apoiar a candidatura de Alegre, nem esperou que fosse apresentada formalmente a candidatura para e antecipar a tudo e a todos para apoiar formalmente uma candidatura que não existe. Curiosamente, aproveitou-se da candidatura de Alegre para chamar a si o protagonismo numa semana em que ocorriam negociações em torno de um orçamento de que se marcou a troco de meio minuto de televisão.

Manuel Alegre não mudou muito nas últimas décadas e muito menos nos últimos anos, pelo que Francisco Louçã deveria e explicar aos portugueses o que viu agora em Alegre que não viu há quatro anos quando se candidatou a Presidente da República contra a candidatura de Manuel Alegre.É evidente que Louçã percebeu que apoiando Alegre evitava despesas e coseguia mais tempo de antena, além disso poupa-se a uma derrota humilhante.

Louçã sabe muito bem que o seu apoio vale muitos votos, os eleitores do Bloco de Esquerda são muito menos “obedientes” do que os do PCP, ao contrário do PCP onde os simpatizantes correspondem quase aos eleitores, com o BE não há qualquer relação entre uns e outros. Se apoio de Louçã poderá significar dois ou três por cento dos votos favoráveis pode, muito provavelmente, significar a derrota antecipada da candidatura de Manuel Alegre. Não sei se Manuel Alegre telefonou a Louçã para lhe agradecer o apoio, mas quem o deveria ter feito era Cavaco Silva, o candidato da direita vai receber mais votos com esse apoio, tem tudo a ganhar com um Alegre que durante meses se vai apresentar como o candidato apoiado pela extrema-esquerda.

É evidente que Louçã saber fazer estas contas, só que lhe é indiferente se o próximo Presidente da República é Cavaco ou Alegre. Francisco Louçã apenas quer que o PS se divida e o seu apoio apenas tem esse objectivo, se tivesse ocorrido nos últimos dias da campanha eleitoral isso não sucederia, mas assim a extrema-esquerda não se poderia servir para se credibilizar junto do eleitorado do PS. Além disso, Louçã sabe que se Alegre vencesse faria as pazes com o PS e seria marginalizado, por isso aposta tudo numa derrota de Manuel Alegre, sabendo que uma boa parte dos militantes e eleitores do PS não votarão Alegre espera que o candidato fique zangado com o seu partido e prossiga a vingança contra o seu próprio partido porque este não o escolheu para líder, um partido que não ajudou a fundar e à boleia do qual fez carreira.

Da mesma forma que Louçã sabe muito bem o que está fazendo seria de esperar que há muito que Manuel Alegre deveria ter percebido que as aproximações de Francisco Louçã apenas visou dar-lhe a sensação de que estaria a unir a esquerda, estimulando-a a prosseguir o trabalho de divisão do PS. O problema é que Alegre não parece ser tão dotado quanto Louçã e não percebeu aquilo que quase toda a gente percebeu.

( In "O Jumento " - Imagem: Net )

domingo, 24 de janeiro de 2010

ALMA PORTUGUESA




Hoje ao almoço, na tasca que habitualmente frequento, escutei a conversa dos vizinhos da mesa do lado, clientes de ocasião. Um deles, o mais velho – a roçar os sessenta anos, para menos do que para mais – tinha sido metalúrgico, estava reformado há meia dúzia de meses e explicava ao outro: «Tive sorte. Só consegui a reforma porque o serviço militar no Ultramar contou a dobrar». Adicionou outros pormenores à conversa, como descrever a felicidade que sentia em passar dias inteiros de roupão, sem sair de casa. Às tantas, veio à baila, como é inevitável entre portugueses, o tema das doenças. O outro, mais jovem, disse-lhe: «Tenho que ir fazer exames à tiróide porque ando com uns suores estranhos». Não faço a menor ideia se a tiróide provoca «suores estranhos», mas o meu vizinho de mesa, o mais velho, retorquiu de imediato: «Isso não é nada da tiróide. Eu já tive suores desses e sei qual é o medicamento para isso. Mal chegue a casa telefono-te a dar a marca dos comprimidos. Tens de tomar um de manhã e outro à noite.» O outro agradeceu a consulta gratuita e a conversa seguiu para o Haiti.

(Por Tomás Vasques in Blog " Hoje há conquilhas..." - Imagem: Net )

sábado, 23 de janeiro de 2010

A FAMILIA E A CIDADE



"Não se salva a cidade se não se salvar a família"
D. José Policarpo

Mas não se pode salvar a família desrespeitando a cidade. Nas democracias liberais modernas respeitar a cidade implica reconhecer a dignidade de todos aqueles que a constituem — e não, como pretende o Cardeal Patricarca, sujeitar a dignidade de alguns a uma qualquer ecologia do humano a que se atribui, dogmaticamente, um estatuto ontológico divino. O casamento civil não é o mesmo que o matrimónio; é uma instituição laica, sustentada por uma comunidade política fundada nos valores da igualdade, liberdade e fraternidade; não na fé, na esperança e na caridade.

(João Galamba no Blog " Jugular" - Imagem: Net )

Levante-se o Réu ( no You Tube)



«Maio de 68 produziu boas frases. Relembro esta: "Que os reitores reitorem, que os polícias policiem e que os estudantes façam a revolução." Há um aforismo português, mais curto e menos poético, que diz o mesmo: cada macaco no seu galho. Ah, se os nossos investigadores judiciais se limitassem a investigar judicialmente! Não é por nada, mas se fossem o que são - sendo aquilo por que lhes pagamos, e só -, seriam muito. Por exemplo, bastava investigarem judicialmente Pinto da Costa - isto é, pesquisando e adequando a pesquisa às leis - e chegavam a uma destas duas situações sem ambiguidades: ou a investigação a Pinto da Costa levava-o a ser legalmente punido, ou a investigação a Pinto da Costa reconhecia que não havia ponta legal por onde lhe pegar. Chegados a uma ou outra, os investigadores judiciais teriam sido o que são, investigadores judiciais. Porém, há um atalho muito comum por cá. Não havendo ponta legal por onde pegar o investigado (porque não há ou por o investigador não ter unhas), trama-se uma fuga. Escutas telefónicas no YouTube, por exemplo. Mas sendo esta crónica sobre investigadores judiciais, fujo ao assunto. Já estou no domínio dos profissionais falhados. E sobre estes só há isto para dizer: não há pior do que impotentes com poder.» [Diário de Notícias]

(Por Ferreira Fernandes - In Blog O Jumento - IMagem: Net )

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

«Balanço do "Deve e Haver" Filial »



« Eu creio na Justiça mas defenderei a minha mãe antes da Justiça...» Albert Camus...»

Obrigado porque tiveste na tua vida um lugar para a minha vida, renunciando a tantas coisas boas que poderias ter saboreado. Porque - mais do que isso - fizeste da tua vida um lugar para a minha. E de muitas maneiras morreste para que eu pudesse viver:
.
Porque não eras corajosa, mas tiveste a coragem de embarcar numa aventura que sabias não ter retorno.
.
Porque não fizeste as contas para avaliar se a minha chegada era conveniente: abriste simplesmente os braços quando eu vim.
.
Porque não só me aceitaste como era, como estavas disposta a aceitar-me fosse eu como fosse. Porque dirias "o meu filhinho" mesmo que eu tivesse nascido deformado e me contarias histórias ainda que eu tivesse nascido sem orelhas. E me levarias ao colo mesmo que eu fosse leproso. E, mesmo com tudo isso, me mostrarias com orgulho às tuas amigas. Porque seria sempre o teu bébé lindo.
Devo-te isso, embora não tenha acontecido, porque o farias.
.
Obrigado porque não tiveste tempo para visitar as capitais da Europa. Porque as tuas amigas usavam um perfume de melhor qualidade que o teu. Porque, sendo mulher, chegaste a esquecer-te de que havia moda.
.
Porque não te deixei dormir e estavas sorridente no dia seguinte. Porque foste muitas vezes trabalhar com manchas de leite na blusa. Porque me sossegaste dizendo "não chores, filho, que a mãe está aqui", e estar no teu regaço era tão seguro como dormir na palma da mão divina.
.
Obrigado porque não tiveste vergonha de mim quando eu fazia birras nos museus, ou me enfiava debaixo da mesa do restaurante porque queria um gelado antes da comida. E porque suportaste que eu, na adolescência, tivesse vergonha de que os meus amigos me vissem contigo na rua.
.
Obrigado porque fizeste de costureira e aprendeste a fazer bolos. Porque fizeste roupas e máscaras para as festas da escola. Porque passaste uma boa parte dos fins-de-semana a ver jogos de futebol para que - quando eu perguntasse "viste-me, mãe, viste-me?" - pudesses responder com sinceridade e orgulho "é claro que te vi !".
.
Obrigado pelas lágrimas que choraste e nunca cheguei a saber que choraste. Obrigado porque ralhaste comigo quando me portei mal nas lojas, quando bati os pés com teimosia, quando "roubei" batatas fritas antes de o jantar estar servido, quando atirei a roupa suja para um canto do quarto. Obrigado por me teres mandado para a escola quando não me apetecia e inventava desculpas. E por me teres mandado fazer tarefas da casa que tu farias melhor e mais depressa.
.
Obrigado por teres mantido a calma quando eu num dia de chuva fui arranjar a bicicleta para a cozinha. Obrigado por teres querido conhecer os meus amigos, e por todas as vezes que não me deixaste sair à noite sem saberes muito bem com quem ia e onde ia.
.
Obrigado porque eu cresci e o teu coração parece ter também crescido. Porque me deste coragem. Porque aprovaste as minhas escolhas, e te mantiveste a meu lado apesar de ter passado a haver a distância. Porque levantas a cabeça - mesmo sabendo que eu estou muito longe - quando vais na rua e ouves alguém da multidão chamar: "mãe!".
.
Obrigado por guardares como tesouros os desenhos que fiz para ti na escola quando era o Dia da Mãe. E por ficares à janela a ver partir o carro, quando me vou embora, comovendo-te com os meus sinais de despedida.
.
Obrigado - já agora... - por não teres esquecido quais são os meus pratos favoritos; por a arrecadação da tua casa poder ser uma extensão da arrecadação da minha casa; por teres ainda nos mesmos sítios as minha bugigangas ...

(Publicado por Cesar Ramos no Blog Alfobre - Imagem: Escultura brasileira de autor desconhecido)

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

DEPUTADA BLOQUISTA DETESTA TURISMO ?



O Semanário Região Sul revela que a deputada Cecília Honório do
Bloco de Esquerda eleita pelo Algarve, a par das denúncias das “ne-gociatas de dos terrenos saqueados”, “dos PIN e dos mega-projectos turísticos”, afirmou, no passado fim-de-semana, quando se realiza-ram as jornadas parlamentares do seu partido, que “o Algarve é um espelho demasiado visível do drama da precariedade”, uma região “sufocada” por um determinado peso, o do turismo.

É uma revelação! Numa região que vive quase exclusivamente do «produto Turismo», uma deputada eleita por essa mesma região, doutorada em Ciências Políticas, vir classificar como «sufocante» esse mesmo produto!

É que, se ainda não percebeu a senhora deputada, se não fosse esse agente sufocador, o desemprego e a precariedade seriam incomparavelmente maiores numa região que pouco mais tem para subsistir.

Podíamos emigrar todos, é certo. Mas o Parlamento só comporta 250 «trabalhadores».

(Lançado por: Lourenço Anes no Blog : Calçadão de Quarteira )

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Tarde e a más horas



Agora que aconteceu o irreparável, somos todos solidários com o Haiti. Antes, quando os haitianos eram só pobres e explorados pelas mais infames ditaduras, ninguém lhes ligava.
Morreram sabe-se lá quantos, falam em 100 mil… porque as casas lhes caíram em cima com o tremor de terra. Casas mal feitas, com mais areia que cimento, sem requisitos técnicos para zonas sísmicas.

Noutros locais mais afortunados, o mesmo sismo não teria provocado mais do que um pequeno incómodo. Na Califórnia ou no Japão, sismos de grau 6 ou 7 da escala de Richter já não estragam grande coisa. Cai uma ou outra empena e só os muito azarados levam com um tijolo em cima. Em países pobres, daquela pobreza imensa e endémica, morrem aos milhares.
E, agora, já há dinheiro para ajudar, para dar de comer, para criar infra-estruturas, escolas, hospitais… dinheiro que antes nunca houve. E, por isso, o povo continuou ignorante, passivo, marginal, rebanho ao dispor da ganância dos canídeos selvagens a que costumamos chamar lobos. O subdesenvolvimento é tudo isto.

( In Blog " Escrita em dia " - Imagem : Bola PT )

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Dá para acreditar ?



O truculento bispo de San Sebastián, monsenhor José Ignacio Munilla (n.1961) está nas bocas do Mundo depois das suas infelizes declarações sobre os mortos do Haiti: «es mas grave la situación espiritual de España que la tragédia que viven los haitianos».

Dito de outra maneira: «nuestra concepción materialista de la vida».

Considerado pela imprensa espanhola em geral como «reaccionário, conservador e antinacionalista» o ex-bispo de Palencia foi contestado por um abaixo-assinado de 131 presbíteros locais (Guipuzcoa) e é considerado praticante de um catecismo «obsoleto» embora se reclame defensor do catecismo de 1992 ou seja do Concílio Vaticano II.

Nada tem a ver com o seu antecessor Juan Maria Uriarte mas pede aos jornalistas que não lhe façam perguntas sobre o passado da diocese. Perante o ruído à volta das suas palavras inesperadas sobre o Haiti recua e, além de dizer como dizem todos, que foi mal interpretado, torna-se, de súbito, humilde: «Yo tampoco soy el obispo ideal».

Mas, ao cabo e ao resto, afinal, do mal, o menos; a Caritas de Guipuzcoa (que depende da diocese) enviou para o Haiti uma ajuda de 100.000 euros. A festa de São Sebastião a 20 de Janeiro pode aumentar essa ajuda aos sinistrados. Boa resposta foi a de um missionário local: «Es verdad que hay grandes males en el mundo, pero no es oportuno compararlos ahora com una tragédia tan enorme y dolorosa».

(In Blog " Aspirina B" - Imagem: Net )

HOMILIAS DE SETE MINUTOS



Marcelo Rebelo de Sousa é especialista em “missas”.
E prepara-as bem, ao contrário do que fazem muitos padres.
Ontem, o professor lançou uma “fatwa” aos mais de 300 sacerdotes que tinha à sua frente, em Braga:
“A homilia deve ser curta e incisiva e com 2 ou 3 ideias fortes.
Tudo o que passe dos 7 minutos é estar a falar para as paredes.”
Nem mais, professor!
Eu já só vou à igreja quando ela está vazia e em silêncio.
É um excelente local para reflectir e pensar na vida.
Na verdade,raramente trouxe novas mensagens de uma homilia.
Cansei-me dos sermões e das lições de moral.
Luís Castro

( In Blog " Cheiro a Pólvora" - Imagem: Net )

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

C A S A M E N T O S



Bagão Félix insurgiu-se na, RTP 1, contra a admissibilidade dos casamentos gay nos «casamentos de Santo António», alvitrando que se trata de uma «ofensa à Igreja». Não é verdade. Vamos aos factos: os «casamentos de Santo António» apareceram patrocinados pelo Diário Popular, a partir de 1958, com o intuito de proporcionar um casamento digno a gente pobre. Mas só eram admitidos os «casamentos pela Igrejas», na linha ideológica de «Deus, Pátria, Família». Esta iniciativa acabou em 1974. Em 1997, a Câmara de Lisboa retomou a iniciativa com um sentido mais amplo: sob a égide do Santo António, no dia 12 de Junho, e sob a designação de «casamentos de santo António», começaram-se a celebrar casamentos muçulmanos na Mesquita de Lisboa, casamentos civis no Museu da Cidade e casamentos católicos na Igreja de Santo António. O sentido era óbvio: retomando a tradição, quebraram-se os tabus do «antigamente». A iniciativa, que manteve o objectivo inicial (permitir um casamento digno a pessoas de fracos recursos económicos), democratizou-se, permitindo que pessoas que não se podiam casar «pela Igreja» (divorciados que tinha casado pela igreja no primeiro casamento) ou a quem não queria casar pela Igreja Católica, pudessem ser abrangidos. Não sei se o Santo António foi um santo casamenteiro, mas é essa a lenda. E se foi um santo casamenteiro não se deve importar, tanto quanto Bagão Félix, que se realizem sob a sua égide todos os casamentos admitidos por lei. Questão diferente é a minha opinião pessoal: acho que casamentos de Santo António são uma «piroseira» e que os gays deviam fugir desse folclore a sete pés. Mas o seu direito a concorrer é inalienável.


(Por Tomás Vasques - Hoje há conquilhas - Imagem: Foto de Eduardo Gageiro )

sábado, 16 de janeiro de 2010

QUE ANDARAM A FAZER ?





Portugal está cheio de economistas que têm as soluções todas para acabar com o desemprego, reduzir o défice, criar riqueza, transformar o País numa potência económica capaz de ultrapassar a China. E dá-se este característico fenómeno: quão mais velhos, mais radicais e furibundos aparecem a proclamar o seu saber. Da SEDES ao Medina Carreira, passando pelo João Salgueiro e Ferreira Leite, não falta gente capaz de saltar para dentro dos Ministérios e resolver o assunto. São de uma autoconfiança admirável. Mas só até àquele instante em que nos lembramos que estes cérebros andam nos círculos do poder político, empresarial e financeiro há 30, 40 e 50 anos. Ou seja, que têm sido eles os gestores do tal Portugal adiado e pobre que dizem agora conseguir salvar em 4 anos ou menos.

A irresponsabilidade é descarada. Por onde andaram, em que parte do caminho se perderam, que já nos podiam ter libertado do atraso económico há tanto tempo?

(In Blog " Aspirina B " - Imagem: Net )

A MEDALHA MISTERIOSA



O que poderá levar a "boa moeda" a condecorar a "má moeda"? Só pode ser o excelente humor de Cavaco Silva, o senhor "boa moeda" lembrou-se dos tempos em que Santana se comparava a Cristo denunciando os que o tentaram matar à nascença ou sofrendo com as chagas provocadas pelas facadas que ia recebendo, vai daí e lembrou de gozar com o vereador da CML, decidiu-lhe dar-lhe a Grã-Cruz da Ordem de Cristo.

Depois da perseguição de Herodes, das traições de Judas decidiu meter-lhe a cruz em cima!

Quem diria que Cavaco Silva com aquela "cara de pau" afinal tem um humor refinado.

«Em nota divulgada na sua página na Internet, a Presidência da República adianta que Santana Lopes será agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, que distingue "destacados serviços prestados ao País no exercício das funções dos cargos que exprimam a actividade dos órgãos de soberania ou na Administração Pública, em geral, e na magistratura e diplomacia, em particular", de acordo com a justificação oficial.» [Diário de Notícias] -
In Blog O Jumento - Imagem: Net )

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O HAITI DISPAROU NAS BOLSAS



Cem mil não é um milhão, portanto é menos que muitos milhões. Porque, no Haiti, morreram cem mil pessoas, leio como reacções dos poderes, dos grandes poderes, que vão mandar muitos milhões de euros para o Haiti. Claro que acho bem e se fossem ainda mais milhões passava a achar óptimo. Até ao sismo, o Haiti era um dos países mais miseráveis e mais esquecidos do mundo. Na cotação mundial, antes, cada haitiano vivo valia para aí um cêntimo de atenção. Se calhar, nem tanto. Morreram cem mil, passam a valer muitos milhões. Nada é como antes. Hoje, os pobres, os esquecidos, valorizam-se que se fartam, quando morrem.
(Publicado por João Tunes - Blog Água Lisa )

QUADRATURAS DO SONO



Hoje, na Quadratura do Círculo, na SIC N, António Lobo Xavier proferiu uma daquelas frases ocas, propagandísticas, que permite citações e, para os incautos, parece resultar de uma aturada reflexão: «o PSD não pode ser o líder da oposição e, simultaneamente, o principal sustentáculo do governo». António Lobo Xavier sabe que o PSD e o Presidente da República são, seguramente, as principais vitimas da queda do Governo, como resultado da não aprovação do Orçamento. Eleições em Abril, com o PSD a navegar no «espaço etéreo», com uma líder que prometeu abandonar a liderança após a discussão do Orçamento e que sofreu uma das maiores derrotas eleitorais do partido; e com um congresso, proposto por Santana Lopes, em simultâneo com a convocação de eleições internas, em que se digladiam, nos bastidores, mil tendências, é o anúncio do desastre. Cavaco Silva já espreitou o perigo e mostrou-se esperançado num acordo. Pinto Balsemão, depois de dizer que o PSD estava à beira do suicídio colectivo, deu um passo atrás quando percebeu que o seu partido ia aprovar o Orçamento: há vida no PSD, disse. Em eleições antecipadas e prematuras, a vitória previsível do PS (e se subisse, pelo menos meio, ponto percentual) era a morte política do PSD por muito tempo e do cavaquismo eternamente. É evidente que António Lobo Xavier deseja isso. O que é estranho é que Pacheco Pereira foi atrás. Deve andar muito cansado: a luta que mantém contra os blogues dos «assessores do governo» não o deixam dormir.


(Por Tomás Vasques in Blog Hoje há Conquilhas - Imagem: Biombo - linkinwithin )

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

TESTE DE SOBRIEDADE





Quando tiveres dúvidas acerca do grau de alcoolemia do indivíduo ao volante, basta fazer esta pergunta:

Se trocássemos Teixeira dos Santos por um comité de sábios constituído pelo Medina Carreira, Vítor Bento, Eduardo Catroga, João Salgueiro, César das Neves, Ferreira Leite e Cavaco Silva, em que percentagem se reduziria a inteligência no Ministério das Finanças?

O grau de alcoolemia será inversamente proporcional à percentagem indicada.

( In Blog " Aspirina B" - Imagem: Bacchus -Blogsodahead.com)

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

DIABETES PREJUÍZO PARA TODOS



A Associação Portuguesa de Diabéticos não hesita em afirmar que Portugal está confrontado com uma pandemia. Existem actualmente mais de um milhão de doentes e mais 1,5 milhão de portugueses que corre sérios riscos de contrair a doença. Na Europa, pior do que nós, só mesmo a Suécia e a Alemanha. A conclusão está no relatório anual da diabetes, ao qual a TSF teve acesso.


Dava para construir 10 estádios do Dragão ou uma ponte Vasco da Gama e ainda sobrava umas dezenas de milhares de euros.

É o custo da diabetes em Portugal, mil milhões de euros, o que representa uma fatia de 7 por cento das despesas com a saúde.

Só em internamentos, gastaram-se em 2008, quase 400 milhões de euros, ou seja, um aumento de 85% em relação ao ano 2000.

O coordenador do Programa de Prevenção e Controlo da Diabetes, José Manuel Boavida, revela que por exemplo, entre os doentes com AVC, um quarto dos internados sofria de diabetes.

Aumentaram os internamentos, o uso das tiras testes quadruplicou em oito anos e subiu o número de doentes.

Todos os anos, há 60 mil novos casos. A taxa de prevalência é das maiores da Europa, 11,7 por cento, abaixo apenas da Alemanha e da Suécia.

O número de amputações estabilizou, mas mesmo assim, em 2008, foram 1600 as amputações, 900 delas acima do joelho.

José Manuel Boavida admite que é preciso mudar de estratégia.

As autarquias, as escolas, as ONG's são parceiros que o combate à diabetes tem de conquistar. O número de doentes em Portugal chega já a um milhão, mas há mais um milhão e meio de portugueses em risco elevado de contrair o que alguns especialistas já chamam de pandemia.

Ouvido pela TSF, o presidente da Associação de Diabéticos, Gardete Correia, denuncia ainda o falhanço do Estado na prevenção da doença e a importância do diagnóstico precoce.

O responsável lembra ainda o anúncio feito no dia 14 de Novembro pela ministra da Saúde que prometeu a criação de consultas de diabetes nos centros de saúde.

( In TSF - Net - Imagem: Net )

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

PARTIU ART BUCHWALD




Há pessoas que nos fazem detestar a América e há pessoas que nos fazem adorar a América. Na primeira categoria está, bem à frente, o actual presidente dos Estados Unidos. Na segunda esteve, até há poucos dias, o Art Buchwald. Provavelmente muitos dos leitores não sabem quem foi o Art Buchwald. Eu diria que foi um dos meus mestres nesta coisa de escrever colunas para os jornais, muitas vezes usando o humor para comentar coisas sérias. No caso dele o humor estava praticamente sempre presente. Se se quiser perceber a importância do Art basta ter em conta que, no seu ponto mais alto, ele escrevia 3 vezes por semana e as suas crónicas eram publicadas em 400 jornais dos Estados Unidos e em mais 100 países do mundo. E, até ao fim, não perdeu o seu sentido do humor. Sabendo que a morte estava próxima deixou-se filmar a dizer: “Sou Art Buchwald e acabo de morrer” E foi através deste anuncio tão pessoal que o mundo soube, agora, da sua morte. Durante muito tempo fui lendo as crónicas dele onde as ia conseguindo apanhar, fosse nos vários jornais onde eram publicadas, fosse nos livros onde eram antologiadas. Sempre com o enorme prazer de ler textos inteligentes e sarcásticos que me deixavam sempre com um sorriso nos lábios. Não posso deixar de imaginar que as trovoadas dos últimos dias devem ser as gargalhadas, lá no Céu, com as piadas que ele deve andar por lá a contar. Como digo acima, considero o Art como um dos meus mestres. Não o primeiro, porque já o descobri tarde demais para isso. Já antes me tinha deixado encantar por um cronista português, o Artur Portela Filho, que me conseguia arrancar gostosas gargalhadas com o seu humor político venenoso. Acabei por o conhecer pessoalmente, muitos anos mais tarde, aqui em Maputo e, lamento dizer, por o achar menos interessante como pessoa do que como cronista. Outro dos meus mestres, felizmente vivo e activo, é o brasileiro Luis Fernando Veríssimo, que leio regularmente, com extraordinário prazer, há já bastantes anos. Tudo gente que sabe, ou soube, agarrar em pedaços da vida de todos os dias e transformá-los em textos que nos ajudam a compreender os acontecimentos e, ainda por cima, a rirmo-nos deles. Para terminar vou contar uma história sobre o Art. Nos anos 50/60 do século passado, a fúria anti-comunista nos Estados Unidos estava no seu ponto mais alto. O que não quer dizer que não houvesse um Partido Comunista, perfeitamente legal. Partido de pequeníssimas dimensões, diga-se. E muitíssimo vigiado pelas autoridades. Pois nessa altura o bom do Art, num dos seus textos, disse alguma coisa deste tipo (cito de memória): São precisos mais comunistas, porque, se não houver mais comunistas, corremos o risco de o Partido Comunista passar a ser formado exclusivamente pelos bufos da Polícia.” Numa das suas últimas entrevistas, pouco antes de morrer, perguntaram-lhe qual era a herança que deixava ao mundo. A resposta foi: “Alegria”. Dito de forma entusiástica. Obrigado por tudo, Art.
Machado da Graça, in "Jornal Savana", Maputo, 09.02.2007

( Post de António Oliveira - In Blog Estrada Poeirenta - Imagem: Net)

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A Santa Iris feita ao bife



A Srª Iris Robinson, tal como o seu marido, Peter Robinson, primeiro-ministro da Irlanda, pertence ao Partido Democrático Unionista, que é religioso e se confunde com a confissão deles, a igreja presbiteriana fundamentalista. O que ela lê nos livros sagrados, considera-o de forma teocrática, isto é, vale como lei terrena. É bom para ter convicções fortes. Por exemplo, fala-se de homossexuais e a Srª Robinson saca do Levítico, um dos livros da Bíblia, capítulo 18: "Não se deite o homem com um homem como se fosse uma mulher. É uma abominação." Em 2007, foi assim que ela respondeu à BBC. Se o Levítico falou, está falado - é antigo, foi escrito há mais de 3 mil anos, e isso há de dar-lhe alguma autoridade. Até à semana passada, ninguém perguntou à Srª Robinson sobre adultério. No capítulo 20, o Levítico diz: os adúlteros devem ser condenados à morte. Eu tenho para mim, que sou um cínico, que a Srª Robinson é uma cágada. Mesmo perguntada sobre o adultério, ela citaria o Levítico. É que ela leu-lhe os 27 capítulos e nenhum refere explicitamente o que a poderia desmascarar: ser pecado dormir com o homem do talho e o filho do homem do talho. A Srª Robinson, além das convicções fortes, só aceita as que lhe convém. É bem comum a Srª Robinson.

(In Diário de Notícias - Opinião - Ferreira Fernandes - Imagem Inquisição - Net)

domingo, 10 de janeiro de 2010

MOMENTO LILI CANEÇAS



Pinto Balsemão disse há muito pouco tempo que o PSD estava a caminho de um suicídio colectivo, agora está diz que está vivo.O leitor mais desatento poderia pensar que se trataria de uma absoluta contradição....falso.

Aquilo que a personalidade da década, para a Meios e Publicidade, quis dizer é que "estar vivo é o contrário de estar morto", portanto para estar a caminho do suicídio é preciso ainda estar vivo!

( In Blog " A Regra do Jogo " Foto: Victor Freitas )

sábado, 9 de janeiro de 2010

Anne Frank, the life,the book....



Dos seis milhões de judeus assassinados no Holocausto o único rosto que conhecemos intimamente pertence a Anne Frank. Mas este é apenas o ponto de partida de Anne Frank: The Book, The Life, The Afterlife escrito pela romancista e ensaísta Francine Prose, um soberbo trabalho de história, biografia e crítica. Francine Prose tem algo de novo e importante a dizer acerca da jovem rapariga cujo diário foi simultaneamente celebrado e explorado, usado e abusado, e a autora rejeita a noção habitual de Anne Frank como “espevitada mensageira adolescente de paz e amor”. Em vez disso, Francine Prose aborda de forma corajosa a identidade judaica de Anne Frank, a sua sexualidade, as posições políticas da sua família e as suas ambições literárias — tudo distorcido, quando não meramente ignorado por todos os que têm usado e abusado do diário para seu proveito próprio. Acima de tudo, Francine Prose permite que olhemos para Anne Frank não apenas como uma vítima de um crime contra a humanidade, mas também como uma jovem escritora com um grande talento.

(In Blog " Rua da Judiaria " - Imagem: Net)

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

As minhas estrelas




As pessoas têm estrelas que não são as mesmas. Para os viajantes, as estrelas são guias. Para outros, não passam de luzinhas. Para outros, os cientistas, são problemas. Para o meu homem de negócios, eram outro. Mas todas essas estrelas estão caladas. Tu, tu vais ter estrelas como mais ninguém.
- À noite pões-te a olhar para o Céu e, como eu moro numa delas, como eu me estou a rir numa delas, para ti, é como se todas as estrelas se rissem! Vais ser a única pessoa do mundo que tem estrelas capazes de rir!”.
O Principezinho

(In blog Horas-e-Deshoras)

QUANDO A CABEÇA NÃO TEM JUIZO




Segundo Isabel Alçada, 83% dos professores foram classificados com Bom no último ano lectivo e menos de 0,5% com Regular ou Insuficiente. Deduzo portanto (sem certeza) que cerca de 16,5% tiveram Muito Bom ou Excelente.

Ao mesmo tempo, a FENPROF continua a exigir «que todos os professores com avaliação de Bom cheguem ao topo da carreira».

Portanto, estes representantes dos professores pretendem que 99,5% dos seus representados cheguem ao referido topo. Não sei em que universos vivem, mas os seus céus estão certamente para além do admirável mundo novo de Huxley.
Joana Lopes.
(Por Tomás Vasques in Blog "Hoje há Conquilhas " Imagem: Pintura de Margritte )

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

CML ÉTICA PRECISA-SE



Aproveitando o Dia de Reis, o presidente da Câmara procedeu à entrega de um subsídio de 33 mil euros divididos por 17 instituições particulares de solidariedade social do Concelho de Loulé.

Essa verba foi proveniente da Seguradora Fidelidade Mundial, para ser utilizada em prol do apoio social, ao abrigo da Lei do Mecenato.

Esse dinheiro, portanto, foi entregue à autarquia para ser distribuído, o que, consultando as actas publicadas, foi aprovado, por unanimidade, por toda a vereação.

Mas Seruca Emídio não teve qualquer pejo em afirmar, como se pode ler em nota de imprensa, que se tratou de um “pequeno mas significativo contributo em termos da preocupação da Câmara em ajudar as instituições e a sustentabilidade de um trabalho excepcional que é feito no Concelho”.

Curioso é verificar que a autarquia entrega, como «dádiva» sua, uma verba que apenas lhe foi confiada para distribuição e não se exime de publicar uma nota de imprensa titulada "17 IPSS do concelho de Loulé recebem apoio financeiro da Câmara de Loulé". Da Câmara?!...

Por outro lado, entende-se como uma bizarria que apenas estivessem presentes ao acto os vereadores sociais-democratas.

Os outros vereadores, que também aprovaram essa entrega, foram, ao menos, convidados para estarem presentes no acto da entrega dos cheques cuja distribuição aprovaram?

Tudo isto estranhou alguém da própria empresa, o que nos fez saber.

Este executivo PSD desconhece, em absoluto, o significado da palavra «ética»?

Tema: Inadmissível, Notícias do concelho

Lançado por: José Carlos in CALÇADÃO DE QUARTEIRA - Imagem: wwwofilosofo.com)

Agora só falta um milagrito....



Recordo o tempo em que os comentários, mesmo se mais temperados, levantavam reservas sérias quanto a Pio XII. Pelo seu silêncio durante a II Grande Guerra e, particularmente, no que respeita ao Holocausto.

Mas Ratzinger entende que também ele dever ser canonizado. Para já, ser-lhe-á atribuído o título de Venerável. Depois, bastará aguardar um pouco mais.

E então? Não são sempre designados por santos padres ainda em vida? E não temos santos a cada momento?

Será apenas mais um, mesmo se isso descaracteriza, por falta de sérias exigências, o que seja ser santo.

Os judeus não gostam, mas isso pouco ou nada incomoda Ratzinger. Os seus antecessores não ousaram tanto, mas isso que importa?

Fora isso, tudo bem. Saia mais um santo. Que Ratzinger quer caminho aberto também para si. Por que não?

( In Blog " O Azereiro" - Imagem : Net)

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

BLASFEMAR




«As leis são para proteger os homens, não as ideias. Discutir (dizer alto) as ideias, as justas e as más, só tem feito bem aos homens. Foi pondo em causa a ideia de que os trovões eram ira dos deuses é que chegámos à ciência sobre os anticiclones e nos permitiu ver belas raparigas nos boletins meteorológicos. O mesmo sobre a capacidade de o homem voar: Leonardo da Vinci foi corrido como blasfemo pelos camponeses toscanos, mas graças à sua persistência, e de outros, em construir objectos voadores temos hoje as hospedeiras do ar. Certamente que há outros argumentos para defender as blasfémias, mas gosto dos argumentos que dei, lavam os olhos. Desde o primeiro dia do ano, é proibido, por lei, blasfemar na Irlanda: quem pecar paga 25 mil euros. Eu sei que há outros países em que posso ficar sem uma mão só por ter estendido um dedo àquela ideia que, sendo todo-poderosa (dizem-me), fica nervosíssima por eu lhe apontar o dedo. Mas nesses países é comum defender-se como justos os homens que fazem explodir as hospedeiras do ar. Já a Irlanda, pátria da Ryanair, põe mais aviões a blasfemar no ar do que os antiblasfemos das bombas são capazes de deitar abaixo. Daí o meu protesto por este atraso irlandês e a evocação daquela frase um dia escrita num muro lisboeta: "Se Deus existe, o problema é dele." »

(Ferreira Fernandes in [Diário de Notícias] - Imagem: Net)

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

REFERENDOS



Não sei no que resultaria se os nossos governantes da altura resolvessem referendar algumas coisas que nem nos passa pela cabeça questionar agora:

* Abolição da escravatura
* Abolição da pena de morte
* Direito de voto para as mulheres
* Alfabetização das mulheres
* Direitos iguais no casamento para ambos os cônjuges
* Divórcio com igualdade de direitos para ambos os cônjuges
* Escolaridade obrigatória
* Proibição do trabalho infantil
* Etc.
* Etc.
* Etc.

(Sofia Loureiro dos Santos in Blog " A Regra do Jogo " )

OS DEFENSORES DA RAÇA





No Luxemburgo, os portugueses mostram a sua raça. Uma raça de empregados de mesa, motoristas, porteiras, mulheres da limpeza, camareiros, pedreiros, empregados fabris, desempregados. Uma raça de manipulados pelos doutores que são patrões, directores, chefes, capatazes. Uma raça que cultiva a tragédia de não votar, ou de votar nos que desprezam o aumento da escolaridade obrigatória, nos que boicotam a avaliação dos professores, nos que odeiam o projecto Magalhães e nos que gozam alarvemente com o programa das Novas Oportunidades. Uma raça a carregar, desde que há memória, a pior das misérias: a desistência de si própria.

Muito gosta desta raça quem entende o exercício de oposição como uma luta sem quartel pela conquista do Poder.

( In Blog Aspirina B - Imagem Net)

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

HORROR AO QUE É POSITIVO



«Em nome de um conceito pobre de noticiabilidade, o jornalismo dominante, parece ter horror ao que é positivo. Notícia a sério é negativa e, se possível, catastrófica. Se uma qualquer instituição, personagem ou situação tiver de ser notícia por algo que se assemelhe a coisa boa e exemplar, mister se torna descortinar uma mancha, uma “petite histoire” para fazer a notícia. O negativismo é contaminante: mesmo o positivo tem de ter um caso que destoe e gere a pimenta e o frisson de que se faz o paladar do nosso jornalismo imperante.

Dir-se-á que a realidade não anda para brincadeiras e que é difícil encontrar motivos razoáveis que sustentem um jornalismo menos carregado de tintas negras e de borrascas iminentes. Mas não nos diz a experiência que é precisamente em tempos de crise e de desvario que se geram os actos mais ousados de inventiva e de dádiva?
(...)
Em rigor, não é de um jornalismo positivo (em contraponto a um jornalismo negativo) aquele de que vitalmente carecemos. O que falta é, pura e simplesmente, jornalismo que tome consciência dos filtros com que olha e selecciona o que se passa à sua volta e procure restituir-nos uma imagem menos truncada e mais completa de Portugal e do Mundo. »

(posted by Kaotica | Blog A Lei do Funil e Manuel Pinto no Página 1-Imagem: Net)

HORROR AO QUE É POSITIVO

DUBAI EM GRANDE E FALIDO !



A inauguração da «torre Dubai», hoje, a 4 de Janeiro de 2010, merece referência porque, no futuro, vai ser o símbolo da decadência de um modelo que a actual crise mundial matou e que muita boa gente ainda não se apercebeu.

(Por Tomás Vasques no blog : Hoje há conquilhas )

domingo, 3 de janeiro de 2010

AFINAL O PROBLEMA ERA OUTRO



Quem se recordar do que foi dito sobre a ex-ministra da Educação e tiver agora ouvido e acompanhado com alguma atenção o que a nova ministra foi dizendo, bem como os comentários que ao longo das últimas semanas foram sendo produzidos pelos sindicatos dos professores, não pode deixar de ficar estarrecido. Maria de Lurdes Rodrigues foi afastada, os sindicatos esfregaram as mãos de contentamento: agora é que ia ser.

Poucas semanas volvidas verifica-se que está tudo na mesma.

Ontem fiquei a saber que um dos sindicatos quer "impor" ao Ministério um conjunto de 38 pontos (só?) para poder chegar a um acordo.

O PSD, pela voz altamente credível do seu twitter e deputado Pedro Duarte, um homem que como todos sabem tem uma vasta experiência profissional e notável currículo, lá veio de novo criticar Isabel Alçada. Mas quanto a soluções zero.

Cada dia que passa percebo menos o que querem os sindicatos e fico sem saber o que pensam os professores daquilo que as dezenas sindicalistas que os representam andam a fazer pelos gabinetes da 5 de Outubro.

Não sei se no meio deste caos negocial ainda haverá alguém na opinião pública que acredite numa palavra do que diz a Fenprof, o Sr. Mário Nogueira ou os seus pares, mas começa a ser demasiado óbvio que o problema não era de flexibilidade, de diálogo ou de boa fé. Ou seja, a culpa não era de Maria de Lurdes Rodrigues.

Acho notável que mais de 100.000 professores tenham desfilado em Lisboa contra a ex-ministra, mas duvido que hoje voltassem a fazer o mesmo contra Isabel Alçada, em especial com a mesma convicção e com o mesmo espírito.

A mim, que nada tenho a ver com essa guerra, mas a quem custa ver o estado a que tudo isto chegou (o diagnóstico que Francisco José Viegas fez na entrevista a João Pereira Coutinho é bem elucidativo) por culpa de uma incontornável e necessária avaliação, quer-me parecer que ou os professores se livram destes sindicalistas profissionais e das dezenas de sindicatos que têm, passando a falar a uma só voz, ou a classe e o ensino nunca mais terão sossego. Hoje são 38 pontos, amanhã serão 50, e nunca mais se sai disto.

Oxalá que 2010 possa trazer lucidez e bom senso aos sindicatos e paciência aos portugueses para acompanharem os próximos capítulos dessa miserável novela que a ninguém serve, mas que ou muito me engano ou dentro de algumas semanas acabará com o Sr. Mário Nogueira a pedir a demissão da ministra.

( Por Sérgio Almeida Correia - in Blog - Delito de Opinião - Image: Pintura de Carlos Cardoso)

sábado, 2 de janeiro de 2010

JÔ SOARES TRAZ PESSOA AO VILLARET



Grande apreciador da obra de Fernando Pessoa, o humorista brasileiro Jô Soares – que já trouxe a Portugal vários espectáculos de humor ao vivo – regressa ao nosso país com um trabalho onde ‘diz’ doze textos do poeta modernista português. O espectáculo baseia-se no CD Remix em Pessoa, que Jô Soares gravou em 2007 e com o qual se apresentou no Brasil com grande êxito. Para além dos poemas propriamente ditos, o espectáculo tem também uma componente musical, percorrendo géneros variados, do hip hop à música erudita, do jazz às valsas. Depois do Rio de Janeiro e São Paulo, Remix em Lisboa estará em cena no Teatro Villaret de 29 de Janeiro a 7 de Fevereiro. Os bilhetes já estão à venda no Teatro Villaret, mas podem também ser adquiridos na Ticketline, Fnac ou Worten.
(fonte: CM)
( In Blog " Mundo Pessoa" )

PARA ONDE CORRE CAVACO ?



Quando Cavaco convocou a comunicação social para, supostamente, explicar o que andou a fazer durante a campanha para as Legislativas, ninguém esperava ouvir o chorrilho de tonteiras que saiu da boca do que já era o pior Presidente da República no pós-25 de Abril. O que disse então não tem ponta por onde se pegue, e a sua recusa em se deixar interrogar pelos jornalistas é a marca de uma consciência culpada e irresponsável. O que fez e deixou fazer, alinhando numa golpada mediática, é imperdoável.

Cavaco não é o Presidente de todos os portugueses. Nem de metade dos portugueses. Em boa verdade, ele já só representa o grupo dos reaccionários.

Não dá para antecipar as Presidenciais?

( In Blog Aspirina B - Imagem : Económico Sapo pt )

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

SÓCRATES O MAIS RESISTENTE ?



Nenhum político resistiu a tanto ataque vindo de todos os lados, no seu partido teve que aturar a vaidade ofendida de Manuel Alegre, em Belém contou com as “preocupações” de Cavaco Silva e as diatribes conspirativas dos seus assessores, na comunicação social teve uma estação de televisão, pelo menos um semanário e vários diários dedicados em exclusivo ao seu derrube, na magistratura contou com a perseguição de magistrados que acham que fazem melhores escolhas eleitorais do que os portugueses, nos sindicatos teve o ódio de todas as estruturas sindicais controladas pelo PCP. Apenas contou com o apoio indirecto do PSD cujos dirigentes em vez de fazerem oposição insistem na autofagia.

(In Blog " Jumento " IMagem: Net )

TODOS AO TOPO ?



Escreve, no Lóbi do Chá, José Costa e Silva: «Os professores até podem conseguir a melhor revisão do estatuto da carreira docente e o modelo de avaliação mais favorável, mas duvido que depois deste regateio consigam ter a simpatia do país. Já se sabe que das mais variadas lutas dos sindicatos, não consta o prestígio.» Concordo. A tranquilidade dos professores e os altos salários – todos chegarem ao topo da carreira para obter uma boa reforma - não vão dar para pagar todos os prejuízos.

(Por Tomás Vasques - In Blog Hoje há conquilhas - Imagem : Magritte)