sexta-feira, 31 de julho de 2009

CONTAMINAÇÃO



Mendes Bota não convidou Manuela Ferreira Leite para a tradicional e famigerada "rentrée" política do PSD, no Pontal.
É que, por via das dúvidas, entre verdade e mentira, a comadre de Cavaco poderia aparecer com a verdadeira H1N1 e o homem não quer ser contaminado!

( In Blog " Mala Aviada" )

SARKOZY E AS RAZÔES DO SEU ESFORÇO.



Nicolas Sarkozy teve um acidente cardíaco enquanto fazia jogging. Os médicos confirmaram que as tonturas se deveram a uma mistura de esforço físico, num dia particularmente quente, e a uma carga excessiva de trabalho. Para mim, é suficiente. Não concordo com os comentários sectários que explicavam o problema com Carla Bruni ou o exercício físico. Os mais abrangentes responsabilizavam ambos. Como diria Obama, são estúpidos. Os homens que morreram pela paixão vivida com as suas mulheres morreram sempre na cama. Não incluo os suicidas que com certeza morreram nos mais variados sítios. Durante o jogging é mais delicado. No entanto, os casos são menos frequentes que aquilo que nos querem fazer acreditar os gordos que não o praticam. Quem quer juntar as duas causas numa explicação do acidente cardíaco, nunca fez jogging ou nunca viveu uma paixão desalmada. Caso contrário saberia que não se podem fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Eu acho, muito simplesmente, que há coisas que são extenuantes. Ser presidente de uma nação influente, ou que tem uma variedade infindável de queijos, como bem assinalou De Gaulle; estar apaixonado; ter filhos próprios e de outros casamentos; pagar as pensões das anteriores mulheres; não querer ter barriga; pôr a comunidade islâmica do país contra ele e contra o país; receber ameaças da Al-Qaeda; ter de aturar a política exterior do Reino Unido; continuar a ser amigo da Alemanha, que durante séculos foi o pesadelo dos franceses; depender do gás da Rússia; serem só estrangeiros a ganhar o Tour de França; o acelerador de partículas instalado na fronteira com a Suiça a continuar a não funcionar; os censores de velocidade do Airbus da Air France terem propiciado o trágico acidente, e os submarinos franceses não terem conseguido recuperar as caixas pretas. Os americanos ainda não gostam dos franceses, os espanhóis tampouco. São muitas coisas para uma pessoa só. Não há razões para nos surpreendermos se o presidente francês tiver um pequeno transtorno cardíaco. Muito bem está ele de saúde, apesar de tudo. A meu ver, o homem é de ferro. Fora isso, tudo bem.

( Texto de Carlos Quevedo - Foto: Carla Bruni a actual mulher do Presidente Sarkozy)

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Programa Allgarve aposta em grande em Josse Stone



No âmbito do programa musical do Allgarve’09, a cantora britânica Joss Stone vai dar um concerto em Loulé, junto ao monumento Duarte Pacheco, no próximo dia 31 de Julho, pelas 22h00.
Detentora de uma voz possante, Joss Stone é uma das grandes revelações na área da soul music.
Já foi distinguida com vários BRIT Awards e um Grammy Award.

(In blog Mundo de Imagens" - Foto: Net)

quarta-feira, 29 de julho de 2009

POUPANÇAS




Correu por aí um boato de que era mais prudente entregar as nossas poupanças (os pouco que as possuem) a Manuela Ferreira Leite do que a José Sócrates. Os números, o rigor, dizem-nos que não é verdade: «O números não mentem: o crescimento da despesa foi de 0,48 por cento na altura dos governos de Durão Barroso e de Pedro Santana Lopes, seguindo-se os governos de Cavaco Silva com 0,32 por cento, de António Guterres com 0,31 por cento e de José Sócrates com apenas 0,14 por cento»

(In blog Hoje há conquilhas.... -Imagem: Net )

OS LOUROS A QUEM OS MERECE



«Ainda assim, se olharmos apenas para a criação líquida de emprego de indivíduos com habilitações equivalentes ao secundário e superior, temos uma surpresa. Mesmo face à crise, há hoje um saldo positivo superior a 200 mil postos de trabalho. Ou seja, o país está a perder muitos empregos, mas está a conseguir criar empregos novos mais qualificados. Mesmo no meio da crise, estamos a assistir a alguma modernização do mercado de trabalho.

Moral da história: nenhum Governo deve prometer o que não depende apenas de si cumprir, pois, mesmo se tiver algum sucesso, não poderá recolher os louros.»

In [Diário Económico - Imagem: Net)

terça-feira, 28 de julho de 2009

D. MANUELA E A MALFADADA DEMAGOGIA



Cavaco Silva, referindo-se ao défice, afirmou a um jornal austríaco: “Portugal encontra-se numa situação semelhante à de todos os outros países da UE, mas de certeza que não comprometemos a Zona Euro”.

Basta recordar a situação da Alemanha, Espanha, Irlanda, Grécia, Itália, etc. para verificar que Portugal está, em termos de consolidação orçamental, em melhor situação do que muitos dos países da Zona Euro.Em todo o caso, a entrevista do Presidente da República é suficiente para desmontar a demagogia barata da Dr.ª Manuela relativamente às contas públicas.

( In Blog " À sombra do Convento" - Fotografia: Net)

segunda-feira, 27 de julho de 2009

PARA DESCOMPRIMIR



Uma vez na Alemanha
Estando só e carente
me apaixonei por um pôster
que via diáriamente.
Loira mulher sorridente
de maiô, doirada e quente,
e eu ali, ao léu, no frio
passando na sua frente. [...]
Eis quando
tudo muda de repente:
me tiraram o cartaz da rua.
Querem que eu ame agora
um anuncio de detergente.

Affonso Romano de Sant’anna.

(In Blog Contra Capa - Foto: Charerine Deneuve - Net)

AS LIÇÕES DA DEMOCRACIA À JARDIM



O dirigível de sete metros e três motores com as mensagens "PND voa mais alto" e "olho da ladroagem" foi atingido com três tiros de caçadeira.

Gil Canha disse que o partido suspeita de «alguém ligado a determinados serviços próximos do Governo» Regional da Madeira, porque na assembleia regional Alberto João Jardim ameaçou que o balão viria a baixo.

A Polícia Judiciária já está a investigar o caso.

( In Notícias TSF - Imagem: Net)

domingo, 26 de julho de 2009

A GRIPE E A FESTA DO ALBERTO



Imaginem a pena que não terá Manuela Ferreira Leite ao ser impedida de ir à festa de Chão de Lagoa por uma oportuna gripe.
Logo agora que a senhora se dispunha a ir ao beija-mão do soba madeirense.
É o que se pode chamar uma verdadeira gripe suína!

( In Blog " Mala Aviada )

OS ARGUMENTOS DE UM JUIZ



Desde sempre, desde tempos imemoriais, mas para não ir mais longe, desde Roma – a do Império – que há uma justiça para ricos e uma justiça para pobres. E nem a experiência soviética e seus derivados alterou esta realidade. O juiz desembargador Rui Rangel - coitado - só descobriu isso agora. E o mais caricato é que atribui ao actual governo a principal responsabilidade por esta situação. Arcar com a responsabilidade de, pelos menos, dois mil anos, é obra! É mau, muito mau mesmo, sobretudo para os pobres, saber que a «Justiça» está nas mãos desta casta cujos interesses corporativos se sobrepõe à Justiça. Rui Rangel explicou o que o motiva: este governo é o «principal responsável», apenas e só porque, segundo as suas palavras, disse: «Estes senhores têm férias a mais, não trabalham, pelo que o problema dos atrasos nos tribunais tem a ver com as férias a mais». Se este governo não tivesse mexido nos seus privilégios, certamente, para o juiz Rangel, este governo teria sido um «bom governo» Há uma justiça para ricos e uma justiça para pobres. É inquestionável. Mas o juiz Rangel e os seus pares são tão responsáveis, ou mais, do que todos os que nos governam desde Afonso Henriques.

( In Blog " Hoje há conquilhas... - Imagem: Net)

sexta-feira, 24 de julho de 2009

ALMAS PENADAS



Leio-o nos jornais que Cavaco Silva, em visita oficial à Áustria, anda a promover o turismo nacional. Com esta finalidade, disse num discurso: «Portugal, para os austríacos, incluindo os vienenses, é frequentemente associado a imagens de sol e de praia. Mas somos, também, um património que reflecte uma história riquíssima, a beleza paisagística multifacetada do nosso interior continental e das nossas ilhas atlânticas e uma sociedade aberta à modernidade. Espero que cada vez mais vienenses se sintam estimulados a melhor conhecer este Portugal». É natural, faz parte das suas funções, quer do presidente da República, quer do primeiro-ministro, quer de qualquer ministro, sobretudo o da Economia, quando se deslocam ao estrangeiro procurem fomentar as relações comerciais com Portugal ou promover os nossos produtos. Mas as línguas viperinas da nossa praça, afiadas pela cegueira partidária, disseram cobras e lagartos quando o primeiro-ministro promoveu no estrangeiro o famoso computador Magalhães. Se algumas dessas almas penadas conseguisse utilizar as duas partes da cabeça ao mesmo tempo, hoje diriam que Cavaco Silva anda na Áustria a vender hotelaria. Mas não têm essa coragem política. Estão em silêncio a morder a língua.

(In Blog Hoje há conquilhas....- Imagem: Net)

quinta-feira, 23 de julho de 2009

ÁRVORE MARAVILHOSA



Esta oliveira (Olea europaea L.) é indiscutivelmente a "estrela" das árvores que o Luís Brás nos deu a conhecer através do seu trabalho (Vamos Conhecer as Árvores Monumentais do Concelho de Loulé).Afinal de contas, estamos a falar da oliveira com maior perímetro de tronco de que há registo no Algarve)

(In Árvores Monumentais - Pedro Nuno Teixeira Santos)

quarta-feira, 22 de julho de 2009

COMEÇOU O DEBATE DEMOCRÁTICO ?



Parece que o debate democrático no nosso concelho já começou. Após o entusiasmo demonstrado por mais de mil e quinhentas pessoas no jantar do candidato Joaquim Vairinhos
começaram a movimentar-se por todo o concelho alguns «democratas» que não gostam de ver o sucesso à porta dos outros. Assim é de esperar que mais contribuições democraticas deste cariz possam vir a surgir. Rezemos aos céus.

(Foto extraída do Blog Sebastião)

E as árvores Senhores, porque lhes dais tantas dores!



(Imagem colhida no novel Blog louletano " A Prima da Camila" )

terça-feira, 21 de julho de 2009

ATÉ TU HILTON ???



Paris Hilton muito low--cost:
"Face a uma crise destas, é importante que as pessoas não gastem mal o seu dinheiro em coisas de que não têm realmente necessidade..." Quem diria que a miúda era capaz de aprender tão depressa? A crise pode, afinal, ser uma boa escola...

( In Correio da Manhã -José Mateus )

NESTE SÍTIO



"Neste sítio um ministro pode ir para a rua por um par de cornos infantis ou por uma piada de mau gosto. As roubalheiras, os negócios escuros, os compadrios, a corrupção a céu aberto e o tráfico de influências, não só são tolerados como premiados nas urnas".


(António Ribeiro Ferreira, jornalista, "Correio da Manhã" )

segunda-feira, 20 de julho de 2009

QUERENÇA, AMÉRICO TOMÁZ E A LUA



Os norte-americanos foram os primeiros a pisar a lua, mas há ainda quem desconfie deste feito. Em Querença, uma aldeia no interior do concelho de Loulé, não havia electricidade há 40 anos e as poucas televisões que existiam funcionavam a gerador. Os mais idosos ainda duvidam que o homem tenha chegado à lua e há até quem acredite que foi Américo Tomás primeiro a pisar este satélite da terra.

(In Notícias TSF - Imagem: Net)

domingo, 19 de julho de 2009

COMO É QUE DISSE ??????



«Fazer coligações, é uma prova de fraqueza» – disse ontem Pedro Santana Lopes, candidato à Câmara de Lisboa pela coligação PSD, CDS-PP, MPT e PPM, que incluirá também cidadãos independentes.
( Por Tomás Vasques - Blog " Hoje há conquilhas... - Foto: Net)

A MAIOR CENTRAL.....



Segundo a BBC, esta será a maior central a produzir energia solar do mundo. Está a ser construída em Portugal. Um dia, José Sócrates e Manuel Pinho serão conhecidos por terem sido pioneiros na transformação do nosso país em líder na energia verde e na redução da dependência dos combustíveis fósseis e não pelos fait-divers que o presente sobrepõe às visões estratégicas. A Fotoreportagem é da BBC e chegou-me via Twitter, pela mão de Martins Lampreia, retweetando Simão Carvalho.

( In Blog Banco Corrido )

sábado, 18 de julho de 2009

BERLUSCONI O VIAGRÃO



Peço que os menores de 16 anos não oiçam o meu comentário de hoje. É um tema delicado. Li o seguinte no Correio da Manhã: “Prostituta recusou orgia com Berlusconi”. O cabeçalho é sem dúvida apelativo. O nome da profissional com princípios inabaláveis é Patrizia D’Addario, uma bela ragazza cujos serviços foram repetidamente requeridos pelo maroto presidente italiano. Ao que dá a entender a noticia, Patrizia recusou prestar os seus serviços junto com outras colegas, também de luxo como ela, que estavam também no quarto do mandatário. Para perceber o fundo desta notícia temos de recorrer ao pensamento abstracto. Ou seja, primeiro devemos esquecer se a prostituição é aceitável ou não. Em segundo lugar, devemos pôr de parte se Berlusconi é vítima de uma campanha política escondida por trás da moral. Em terceiro lugar, é preciso não julgar Patrizia como prostituta. Não sabemos o que fez com que uma rapariga tão gira e, suponho, inteligente, tenha optado por essa profissão tão extenuante. Por último, não devemos deixar que se sugira sequer que a Patrizia esteja a lucrar com estas revelações nem que esteja a trair o pacto de confidencialidade entre prostituta e cliente, exigidos neste tipo de relação ao mais alto nível e à mais alta finança. Não. Nada disso nos serve para reflectir serenamente sobre a particularidade desta notícia. Pelo menos, para mim, o insólito foi a firmeza de Patrizia em recusar a orgia proposta por Berlusconi. Dizer não a um presidente de um país europeu pertencente ao G8. Recusar os honorários, dois mil euros, que, diga-se de passagem, causaria inveja a qualquer profissional não importa de que profissão, merece, se não um encómio, pelo menos esta crónica. Contudo, algumas perguntas não deixam de zumbir na minha cabeça. Como, por exemplo: é assim tão mau trabalhar em equipa? O que pensam as colegas de Patrizia do seu individualismo? O Berluscas tem cabedal para tantas empregadas para o mesmo trabalho em simultâneo? O que faz o sindicato para impedir abusos destes? Não consigo dar respostas a tantas interrogações. Fora isso, tudo bem.

(Texto de Carlos Quevedo lido por Rui Unas na Antena 1 - Imagem Net)


Publicada por Carlos Quevedo às 23:19

sexta-feira, 17 de julho de 2009

QUE DESORIENTAÇÂO !!!!



O PSD não sabe o que fazer se tiver que formar governo, para além de «assumir o poder» e distribuir o «aparelho de Estado» pelos seus aficionados. Abstiveram-se de pensar, enquanto alternativa de governo, nos últimos anos. Foram irresponsavelmente do contra sem apresentar alternativas. Não às obras públicas, não à avaliação dos professores, não… não… Agora, a dois meses das eleições, estão baralhados, sem réstia de decoro: um dia dizem uma coisa; no outro, o seu contrário. Esta desorientação é tão notória que até o «ideólogo mor» do situacionismo laranja, Pacheco Pereira, necessita de pedir clemência, argumentando que «Manuela Ferreira Leite tem direito a uma interpretação especial». Portugal está encalacrado, mas se esta desorientação política chega ao poder, nem que mandem cá em baixo outra nossa senhora de Fátima nos salva do desastre.
-Por Tomás Vasques -
( In Blog " Hoje há conquilhas...)| Imagem: Net )

PANTOMIMA DA LARANJA



O que é realmente verdade para o PSD é que o vocábulo verdade é usado como um sound byte e não como um princípio para obtenção do poder. Santana Lopes já o usou quando se intitulou Menino Guerreiro e o uso que lhe deu é conhecido.

Ferreira Leite usa-o com a mesma convicção com que denunciou a mentira Santana Lopes a quem agora afaga ao colo, com igual convicção com que criticou Chão de Lagoa onde agora se propõe bailar com Alberto João e com que criticou os cornos de Manuel Pinho sem nada ter para dizer sobre a catrefada de boçalidades que Jardim anuncia para reduzir a Constituição Portuguesa a um Bolo de Caco.

A verdade dos cartazes e da propaganda já não representa só a pantomima do rasga/não rasga, do constrói/não constrói, ou da moeda-má/moeda-boa como se tivesse o poder feiticeiro da fada madrinha que lhe permite transformar ratos em corcéis e abóboras em carruagens. É uma fantasia repetida mil vezes para fazer acreditar que Santana Lopes e ela própria são gente credível, gente a quem se reconhece obra e progresso em resultado dos muitos cargos que exerceram anteriormente.

(In Barbearia do senhor Luís ) - Imagem: Net -

IGUAL A SI MESMO



É quase anedótico que um político nascido no regaço fascista defenda ou insinue a proibição de partidos que advoguem o comunismo ou, como contrapartida, se autorize a legalização de partidos fascistas. Alberto João é ignorante em história, esquece que a Constituição da República é a de um país que foi forçado a viver sob uma ditadura fascista durante quase meio século.

Só que em Portugal os disparates não pagam imposto, se um político alemão defendesse a liberdade de legalização de partidos nazis a esta hora já estaria demitido e banido da vida pública. Por cá Alberto diz este absurdo e o PSD faz de conta que não ouviu.

Mas pensar que Alberto cometeu um erro é esquecer que o conhecido dirigente do PSD não faz ponto sem nó, é evidente que fê-lo visando objectivos políticos e os únicos beneficiados são o PSD e o próprio PCP que pode agora assumir o estatuto de perseguido pela direita, um excelente argumento para combater o BE, um partido que é mais incómodo para o Alberto do que os comunistas oficiais.

/ In Blog " O Jumento " - Imagem: Net/

quinta-feira, 16 de julho de 2009

GREEN ENERGY IN PORTUGAL

A



BBC mostra-se rendida aos esforços feitos pelo país nas energias renováveis: "Portugal is investing heavily in renewable energy sources. This wind farm is expected to become Europe's biggest when work is complete."

(In Blog Câmara Corporativa)

quarta-feira, 15 de julho de 2009

HOSPITAL DE FARO NA REDE ANTI-GRIPE



O Hospital de Faro passa, a partir de hoje, a integrar a rede de unidades de referência preparadas para receber doentes com Gripe A (H1N1), que já integrava os hospitais D. Estefânia e Curry Cabral, em Lisboa, S. João do Porto e Hospitais da Universidade de Coimbra.

O Laboratório Regional de Saúde Pública do Algarve Dr.ª Laura Ayres passará, a partir da próxima semana, a estar preparado para fazer as análises que permitem identificar o vírus da Gripe A, pois estas eram realizadas apenas no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e nos laboratórios do Hospital Curry Cabral, em Lisboa.

( In Blog " Calçadão de Quarteira - Imagem: Net)

A SENHORA DONA MENTIRA



Toda a gente sabe que Manuela Ferreira Leite não é grande defensora de apoios sociais e que há poucos dias cometeu um excesso de linguagem e levou os portugueses a pensar que ia rasgar as políticas sociais. Mas a própria Manuela Ferreira Leite sabe muito bem que as políticas sociais foram adoptadas por governos do PS pelo que tinha que atacar neste domínio para lavar a sua própria face.

Como tem uma pedra no sapato a Dona Verdade descobriu uma forma de namorar os que mais precisam de apoios sociais, critica o governo acusando-o de falhar na aplicação dos apoios sociais, enfim, o governo é criticado por ter cão e por não ter cão.

Acusações destas vinda de alguém alérgico a apoios sociais cheira que tresanda a falta de honestidade social, a Dona Verdade ainda vai ser conhecida por Dona Mentira.

( In Blog " O Jumento" - Imagem: Net)

terça-feira, 14 de julho de 2009

PALMA INÁCIO PARTIU !



Alguém num comentário noutro blogue chamava a atenção para a coincidência: Palma Inácio morreu no Dia da Tomada da Bastilha. Sendo coincidência de facto, o símbolo do paralelismo não podia ser mais apropriado. Um homem que enfrentou com destemor o fascismo, um homem sempre do lado da liberdade, mesmo quando com ele se discordava, deixa-nos quando o símbolo dos símbolos em que o povo toma a razão nas mãos, ocupando o grande palco da opressão, se faz dia de esperança todos os anos renovada de que submissão nunca mais. Que melhor mortalha - a Bastilha nas mãos do povo - para Palma Inácio?

( In Blog Água Lisa )

segunda-feira, 13 de julho de 2009

FOI BONITA A FESTA PÁ !



Foi bonita a festa Pá ! Uma festa organizada pela prata da casa com tudo a correr profissionalmente não é coisa que aconteça vulgarmente. Casa cheia de gente entusiasta numa noite bem algarvia. Momentos altos: A mensagem enviada pelo Dr. Mário Soares, a presença do ex-ministro João Cravinho e finalmente o discurso empolgante de Joaquim Vairinhos. Será pedir muito uma Vitória em 11 de Outubro ? Concerteza que não. A união fará a força.

( In. Alma -Zen jjp - Imagem : Blog de Candidatura de JV)

domingo, 12 de julho de 2009

SCHWRZENEGGER REBENTOU COM O DINHEIRINHO !



O actor ídolo da Direita Americana, Arnold Schwrzenegger conseguiu o feito de levar a Califórnia à beira da bancarrota. O déficit da Califórnia cresce a um ritmo de 40 milhões de dólares diários e por isso decretou em 1 do corrente mês a emergência fiscal. É o descalabro. O homem dos músculos está a sumir-se. Aguarde-se por novos episódios.

(In Imprensa espanhola e Blog Hoje há conquilhas....) - Imagem : Net )

sábado, 11 de julho de 2009

VAIRINHOS APRESENTA-SE



A Lotação do Pavilhão do NERA está esgotada.

No entanto, a Direcção da Candidatura assegurou a organização de um espaço complementar no exterior do Pavilhão com o objectivo de garantir a possibilidade de todos os apoiantes participarem nesta manifestação de adesão massiva em apoio à candidatura de Joaquim Vairinhos à Câmara Municipal de Loulé, para, todos juntos, Relançarmos o Concelho! Continuamos a contar com a sua presença!

Venha fazer parte desta onda! Caminhe ao nosso lado! Junte-se a nós, para que todos, possamos Relançar o Concelho de Loulé!

( In Blog da Candidatura de Joaquim Vairinhos)

sexta-feira, 10 de julho de 2009

AFINAL ELA NÂO DISSE. OU DISSE ?????



A 25 de Junho de 2009, dizia Manuela Ferreira Leite, num jantar de final de legislatura com os deputados: “Vamos rasgar e romper com todas as soluções que têm estado a ser adoptadas em termos de política económica e social”

Ontem já disse: "Não há nenhuma medida anunciada por este Governo com a qual eu discorde. Eu nunca disse que rasgaria políticas sociais. Não há nenhuma medida a que o PSD se tenha oposto ou que tenha criticado sequer"

(Rui Paulo Figueiredo no Câmara de Comuns )

O RISO DE SARKOZY



É agora que a Direita se rende definitivamente a Barack Obama, com momentos destes tão ao estilo Berlusconi o presidente dos EUA terá garantido um sentimento "este é cá dos nossos" em vários políticos da Direita europeia!
O que estará a pensar Sarkozy?Algo do género "Tenho que contar esta ao Silvio,talvez assim o Cavalieri o convide para a próxima festa".
Por falar nisto, o que terá pensado Michelle Obama quando viu esta foto?Já sei, pensou "Tenho que ligar à Hillary"!


(In blog " Câmara de Comuns" - Fotografia: Landov )

quinta-feira, 9 de julho de 2009

CUIDADO COM ELA !



«Esvoaça, embora discreto e módico, o perfume do poder e já o alvoroço se instalou nos militantes do PSD. Nos fóruns das rádios e das televisões, nos debates, nos artigos, nas preposições do Pacheco Pereira os sentimentos dominantes medeiam entre a glória do mando e o revanchismo. A euforia nunca foi boa conselheira. O próprio significado da palavra suscita precauções. Mas é preciso conhecer o significado da palavra.

O PSD, como se sabe, é constituído por uma série de ilhas, num oceano de atritos. O recente golpe de karaté aplicado pela dr.ª Manuela ao pobre Passos Coelho é paradigmático. O homem não foi, somente, afastado; foi vexado sem clemência. A senhora não abole distâncias: cria-as. Funcionando por exclusões, interdita, primeiro, qualquer veleidade de ascensão daqueles que a ela se opuseram; depois, cultiva o tribalismo, que desencoraja a mínima hipótese de dissenção. Naturalmente, esta prática despreza a ética.» Baptista - Bastos - [Diário de Notícias]

(Imagem: meninatoxicapolva)

quarta-feira, 8 de julho de 2009

GESTOS E ATITUDES !



Leio no PÚBLICO que a publicação de fotos de Berlusconi poderão vir a ensombrar a próxima reunião do G8 que terá lugar que de 8 a 10 de Julho em L'Acquila.
"Decorre uma autêntica corrida ao trabalho de Antonello Zappadu, que fez 5.000 fotografias dos convidados do actual primeiro-ministro em Villa Certosa, na Sardenha, durante os anos de 2007 e 2008, quando ele era chefe da oposição, noticia hoje "The Sunday Times", segundo o qual esta documentação poderá embaraçar Berlusconi nos dias que antecedem a cimeira dos principais países industrializados". Algumas dessas fotos são conhecidas pois circulam na Net.
Este meu post tem apenas a ver com os últimos acontecimentos na Assembleia da República e que ditaram o afastamento, por idêntico gesto, do ex-ministro da Economia Manuel Pinho. Sobre esta lamentável atitude já me pronunciei. Considero-a lamentável. Como são lamentáveis os que acontecem, rotineiramente, na Assembleia Legislativa da Madeira e que passam sem a mínima crítica, repúdio e consequências políticas. Manuel Pinho não é o "rei dos gestos". Prova-se.
Agora, o que me parece claro é que um político, seja qual for o seu patamar de intervenção no processo político, tem de constituir um exemplo.
Eu sei que é difícil o debate político e que, muitas vezes, exige "nervos de aço" perante a maldade das palavras ditas, a baixeza do significado, ter de ouvir ofensas do mais reles e ordinário, suportar comentários sobre a vida privada das pessoas, enfim, é difícil aguentar quando a mentira e a deturpação dos factos constitui, vezes sem conta, a primeira linha da argumentação política. Mas mesmo assim necessário se torna uma atitude de elevação seguindo o princípio que as palavras e os gestos ficam com quem as diz e os pratica. Este é um aspecto. O outro é que, um pouco por todo o lado, para além dos gestos, das palavras e das atitudes, são os próprios políticos que estão a dar cabo da sua própria imagem, não só pelo que dizem e fazem mas também pelas indecorosas ligações corruptas num salve-se quem puder que conduz à sua total descredibilização. Olhemos em redor e tenhamos consciência do que por aí, há muito, acontece. Eu sou adepto de umas "MÃOS LIMPAS", custe o que custar e doa a quem doer.

( In Blog " Com que então! " Imagem: Net)

ASSIM SE VÊ DE QUE É FEITO O PSD




O tacticismo, o interesse pessoal de Santana Lopes e do PSD, levaram a que estes inviabilizassem hoje, na Assembleia Municipal com a sua abstenção, a reabilitação do parque edificado de Lisboa.
Não bastou o que fizeram de mal a Lisboa durante os seis anos em que foram governo na cidade, não bastou as dívidas acumuladas que deixaram a empreiteiros, paralisando as obras, não bastou manterem centenas de famílias afastadas das suas casas, porque a intervenção nas suas habitações parou por falta de pagamento, custando todos os anos um milhão e duzentos mil euros em arrendamentos com estas famílias aos cofres municipais.
Eu digo basta, basta porque Lisboa precisa de se afirmar, porque esta cidade tem de reabilitar a sua imagem ,as suas escolas e os bairros que se têm degradado.
A cidade de Lisboa procura hoje acertar o passo rumo a um desenvolvimento sustentável, afirmativo e propulsor de qualidade, mas também de um município capaz e organizado, sustentável e honrado.
É sobre esta Lisboa que vos escrevo, em contraponto com o interesse meramente pessoal e partidário de Santana Lopes e do PSD.

(In Blog " Miguel Teixeira" - Imagem: Forum Cidadania )

terça-feira, 7 de julho de 2009

A PIANISTA NÂO QUER DEIXAR DE SER PORTUGESA





«A pianista Maria João Pires admite pedir a nacionalidade brasileira, mas nega que essa decisão seja motivada por «sentimentos negativos em relação a Portugal», rejeitando ainda que pondere deixar de ser cidadã portuguesa.

Numa nota enviada pelo seu advogado, e divulgada pela Lusa, a pianista esclarece que tem a vida organizada no Brasil e pretende, desde há três anos, adquirir também esta nacionalidade, dado pretender viver nesse país. » [Portugal Diário]

Parecer:

Estavam errados os que pretenderam usar o caso politicamente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se o presidente da República, parece que também estava muito preocupado.»

(In Blog " O Jumento" - Imagem: Net)

LEMA LARANJA: RASGAR, CONDENAR E ENTERRAR





O oráculo de Manuela Ferreira Leite tem um programa semanal na SIC Notícias sobre os media.
Mediante as considerações pessoais, completamente subjectivas, nem há um esforço de mostrar rigor, antes pelo contrário, o "dinamite cerebral" Pacheco Pereira lá vai distribuindo avaliações sobre notícias. Mas, atenção, Pacheco não é como Marcelo, que tem uma escala de 0 a 20. É outra escola. Pacheco emprega a velha e nunca abandonada dicotomia leninista: bom ou mau. Predominando sempre o péssimo e sendo ele o único óptimo.
Num tempo em que o PPD apresenta uma líder que só quer rasgar, um oráculo que só sabe condenar e um candidato à maior Câmara do País que só quer enterrar, é de questionar: o PPD tem alguma coisa de construtiva para apresentar aos portugueses?

(In Blog " Câmara de Comuns" - Imagem: Net )

segunda-feira, 6 de julho de 2009

O GRITO DE MICHAEL JACKSON



Jackson em palco amanhã pela última vez.

(Imagem: Imagegracefully)

TOCA A DESTRUIR





Os eleitores conhecem Sócrates e o seu projecto: mais organização, mais fiscalização, mais educação, mais qualificação, mais investigação, mais produção, mais exportação, mais qualquer coisa ão. Foi este o programa da legislatura que finda dentro de poucos meses, não há razão para alterar seja o que for. Com certeza, está em discussão o mérito e viabilidade desses objectivos, se eles foram alcançados, como e quando, custos e benefícios, o diabo a sete. Mas não se discutem terem sido esses os objectivos, eis o que fica inegável. Como símbolo desta política, o computador Magalhães. Reúne valências tecnológicas, educativas, produtivas e comerciais que representam o que de melhor o Governo planeou e executou. Contudo, o que brilha atrai a ralé. E assim vemos os mais rasteiros da oposição rasteira a apontar para ele. Tentam destruí-lo, fazer-lhe mossa ou salpicar de merda. A luz deixa-os expostos, aos rasteiros, safam-se melhor na escuridão.

O PSD já encontrou a fórmula para combater a racionalidade que o Executivo, perigosamente, tem vindo a promover desde 2005: Rasgar e romper. Ou seja, e como diria o deputado José Eduardo Martins arregaçando as mangas, vai tudo co’caralho. É do Sócrates? Rasga. É do PS? Rompe. É dos socialistas? Tritura. Não vai restar um tijolo que tenha sido encomendado pelo anterior Governo. Purga radical.

Estamos perante a reedição do movimento Sturm und Drang, com a curiosidade de alguns dos dirigentes do PSD darem ares de terem presenciado esses tempos setecentistas. E tal como as figuras literárias de outrora, também os sociais-democratas de agora surgem raivosos e vingativos. Vai ser a loucura.

(In " Blog Aspirina B" -Imagem: Imagegracefully)

AS OBRAS PÚBLICAS LEVANTAM MUITO PÓ



Manuela Ferreira Leite prometeu «rasgar e romper com todas as soluções que têm estado a ser adoptadas em termos de política económica e social». E, por diversas vezes, se declarou adversária implacável das grandes obras públicas. Mas, para sabermos onde está a «verdade», devemos dar atenção a outros sinais. Por exemplo, quando a líder do PSD bate palmas ao novo túnel, anunciado por Santana Lopes, no centro de Lisboa, o que é que nos está a querer dizer? E quando António Borges, «um dos homens mais relevantes da equipa de Ferreira Leite», hoje no i, a propósito das grandes obras públicas, diz: «Quando chegarmos ao Governo, não vamos riscar tudo, como é óbvio», que quer exactamente dizer? Esta é mais uma guerra de alecrim e manjerona: o PSD não está contras a realização de obras públicas; está contra a execução dessas obras pelo governo do PS.

(In Blog " Hoje há conquilhas...." - Foto: Net )

A MALDIÇÃO DE SANTANA





Causou furor a profecia de Santana Lopes quanto à inevitabilidade de uma sucessão de erros e azares para Sócrates, um ciclo negro. Poucos dias depois, o episódio Pinho dava-lhe espectacular razão. A percepção extra-sensorial acabava de ser confirmada.

Imagino Santana dado a esoterismos de hipermercado. Para quem ia para os congressos do PSD invocar a posse de uma ligação privilegiada ao espírito de Sá Carneiro, talvez ele próprio se sinta banzo com a facilidade com que sempre foi levado a sério como potencial chefe da direita portuguesa. Depois, caiu-lhe o Governo ao colo sem saber ler nem escrever. E esse analfabetismo executivo notou-se logo, teve chumbo imediato. Mas continuou por aí, provando que há mais marés do que marinheiros. Só há que saber aproveitar a onda. É simples isto da política, para quem não perde muito tempo a pensar nela.

Se Santana ganhar em Lisboa, essa será a verdadeira maldição santanete. E eu começarei a ler horóscopos.

( On Blog " Aspirina B " Cartoon: Net )

domingo, 5 de julho de 2009

INSULTO BOM - INSULTO MAU



"Um deputado do PSD insultou outro deputado no plenário da Assembleia da República. Não foi uma coisa que lhe tivesse saído da boca para fora sem pensar, porque repetiu vezes sem conta a expressão “Vai para o caralho”. O mesmo deputado do PSD insultou Sócrates num debate quinzenal. Ambas as situações foram transmitidas pelas televisões.

As cenas indignas na Assembleia Legislativa da Madeira são o pão nosso de cada dia. O próprio Presidente da República foi enxovalhado ao não lhe ter sido permitida a entrada no parlamento regional.

O Presidente da República, que nunca condenou todas estas situações, tem o topete de se pronunciar sobre o caso Pinho. E é tanto mais deslocada a sua declaração quanto Pinho foi imediatamente demitido, não havendo, portanto, mais nada a acrescentar".

( In Blog - " Câmara Corporativa" - Imagem Rafinha Bastos - A arte do insulto - )

sábado, 4 de julho de 2009

SANTINHOS E PECADORES



O líder parlamentar do PCP averbou uma grande vitória, comas suas provocações e o recurso a mentiras conseguiu levar o ministro Manuel Pinho ao gesto que determinou a sua demissão. Agora Bernardino tenta justificar-se, armado em sonsinho diz que se portou muito bem. A verdade é que alguém que nunca trabalhou na vida, vive à custa do erário público e passa o tempo a dar entrevistas à porta de empresas que vão encerrar conseguiu provocar a demissão de alguém que trabalhou como poucos para salvar algumas das mais importantes empresas portuguesas.

De vitória comunista em vitória comunista o país vai-se afundando, mas para Bernardino Soares, um admirador confesso do fascista da Coreia do Norte, essa é a via para o paraíso.

In Blog " O JUMENTO " - Imagem: Net

quinta-feira, 2 de julho de 2009

OS TRÊS RÉUS DO DIA



Dias Loureiro é arguido porque teve um negócio porto-riquenho com um libanês tão pouco recomendável que causou grave amnésia ao ex-ministro de Cavaco Silva e ex-conselheiro de Estado, João Rendeiro é arguido porque de tanto elogio e prémios que recebeu deve ter tido alguma indigestão ou prisão de ventre com capitais alheios, Manuel Pinho é arguido por ter falta de jeito para o cargo e falta de paciência para aturar a constante zurrada de ataques e ofensas que jorram das bancadas da extrema esquerda.Apenas ao último "arguido" bastam as desculpas...aos outros exige-se o cabal apuramento de responsabilidades, "envolvências" e os "benefícios de contexto".

( In Blog " Câmara de Comuns" - Imagem: Net)

quarta-feira, 1 de julho de 2009

QUEM SE RECORDA ?



In Blog " Luminária"

NÂO SERIA DE CONDECORAR JÁ ?



"(...)Não é fácil fazer um buraco de 1.800 milhões e não haver um único cidadão a reclamar o seu dinheiro, um único jornalista a investigar o rasto de tanta massa, um único magistrado a violar o segredo de justiça, um único político a apontar-lhe o dedo. É um milagre Oliveira e Costa ter feito desaparecer 1.800 milhões sem ninguém ter reparado e sem que ninguém apareça a queixar-se.Assim sendo não faz muito sentido que o homem esteja preso, o seu lugar deve ser numa fila de espera para as condecorações presidenciais. Merece uma comenda por mérito empresarial ou, se isso der muito nas vistas, por dedicação ao país, afinal fez uma reforma fiscal, cobrou a receita fiscal que ajudou Cavaco Silva a conseguir maiorias absolutas, modernizou muitas instalações do PSD e, quando se esperava que fosse para o merecido descanso, ainda construiu um dos bancos de maior sucesso na praça e ainda um grupo empresarial de grandes dimensões."

(In Blog " O Jumento" - Fotografia: Net)