terça-feira, 30 de junho de 2009

PACHECO PEREIRA E OS ANÚNCIOS



Pacheco Pereira tem um novo programa, sobre opinião - Ponto Contra Ponto, na SIC Notícias. Um programa de "opinião, opinião, opinião." A minha opinião: nenhuma opinião vale mais, em Portugal, que a de PP. Alguém que lembra a importância da hesitação no discurso televisivo de Vitorino Nemésio (a quem PP dedicou o seu programa) deve ser escutado. É uma luta necessária, a de PP, contra o "demasiado espectáculo e a pouca razão" na Comunicação Social portuguesa. Mais uma razão para o criticar. No primeiro Ponto Contra Ponto, PP abriu as páginas de procura de emprego do Correio da Manhã, de 26/06/2009, para concluir sobre os maus tempos em que vivemos. Fui ver esse CM: havia 52 anúncios de procura de emprego. Há 15 anos, o CM de 27/06/94 (não escolhi o de 26 porque foi domingo) tinha 104 procuras de emprego. Julgo que seria pouco razoável - PP até diria mais: situacionista! - alguém dizer, à luz dos anúncios do CM, que ao fim de nove anos de Governos de Cavaco (1985-1994) havia o dobro de desemprego que temos hoje... Conclusão: em televisão, abanar as páginas de anúncios de um jornal é demasiado espectáculo. Nemésio hesitaria, pensava e não o faria.

( In Diário de Notícias -Opinião - Ferreira Fernandes) Imag. Net -

PROVAR DO PRÓPRIO VENENO



O jornal A Bola publica um artigo que se baseia no mesmíssimo tipo de critérios jornalísticos que a TVI costuma usar. Basicamente, a candidatura de Moniz à presidência do Benfica faria parte de um grande complot espanhol para comprar o Benfica. Provas e evidências eram naturalmente poucas, o que sobrava eram suspeições e uns quantos nexos causais frágeis. Imaginem só o que Moniz decidiu fazer: vai processar o director da bola e o autor da peça. Curioso, não é. Não há nada como provar do próprio veneno para aprender. Resta saber se aprende.
In Pedro Adão e Silva no Léxico Familiar ) - Imag. Net

segunda-feira, 29 de junho de 2009

O AVANTE E O IRÃO



O Jornal Avante é – diz no cabeçalho – o órgão central do PCP. Por isso, as posições expressas, mesmo assinadas individualmente, certamente reflectem uma posição colectiva: a posição do partido. Vem isto a propósito de um texto assinado por Jorge Cadima, no último Avante, no qual o seu autor, num estilo a roçar a demência «de classe» – do tipo «julgam que na Florida há mais democracia do que no Irão? – se coloca religiosamente ao lado do bando de reaccionários dirigidos por Ali Khamenei, do Conselho dos Guardiões e do Conselho de Discernimento do Interesse Superior do Regime iraniano. Cito: «Dizem-nos que houve fraude eleitoral. Também nos disseram que havia armas de destruição em massa no Iraque.» Ou seja, não houve fraude eleitoral no Irão, segundo os comunistas. Em consequência, os protesto do povo iraniano são infundados e a sangrenta repressão está conforme a «legitimidade democrática» do poder instituído. O PCP envelheceu tanto e defende tanto o modelo totalitário soviético que qualquer ditadura, mesmas as mais ignóbeis, são democracias aos olhos dos seus militantes. Já tínhamos, como paradigmático, a «democracia» norte-coreana. Agora, podemos acrescentar a «democracia» iraniana. E, depois, levam dias inteiros no Comité Central à procura das razões da ultrapassagem eleitoral do BE.

( In " Hoje há conquilhas..." por Tomás Vasques) - fotografia: Net

QUEM É, AFINAL, INCOMPETENTE ?




Durante a campanha eleitoral para as europeias, Paulo Rangel clamava "Escândalo!" quando falava do QREN e da "pura incompetência" do Governo na sua gestão.
Os dados revelados agora pela Comissão Europeia concluem que a taxa de execução do QREN é baixa em toda a UE, mas que Portugal até está em 4.º lugar.
Paulo Rangel não precisará, seguramente, que enumeremos os 23 governos (e respectivas famílias políticas) que, entre 27, ainda conseguem ser mais "incompetentes" que Portugal.

In Blog "Câmara Corporativa" - Imagem: Net )

domingo, 28 de junho de 2009

As patetices deviam pagar imposto



Creio que foi na TSF que ouvi a Dr.ª Ferreira Leite declarar que Portugal deve mais do que aquilo que produz num ano e, portanto, se fosse uma empresa, o país estaria falido.
Ora como decerto saberão, a insolvência numa empresa não acontece quando as dívidas são superiores àquilo que produz. Quando muito, poderemos dizer que a empresa está em sérias dificuldades de tesouraria, mas, se os activos forem suficientes para garantir as obrigações a empresa não se encontra em estado de falência.
Como acredito piamente, que a Sr.ª está a fazer um esforço sério, para falar verdade aos portugueses, tenho que concluir que não sabe do que fala.
Não quero errar, mas julgo ter sido o insuspeito Mira Amaral que escreveu: " a Dr.ª Manuela Leite apenas percebe de contabilidade nacional, e mesmo assim, muito pouco!"

(Óscar Carvalho in Blog " Perplexo" - Imagem : Net)

OS VINTE E OITO



O GRUPO DE 28 ECONOMISTAS" SOA A GANG E O " MANIFESTO" PARECE UM GRAFFITI

(In Blog " Lóbi do chá" )

sábado, 27 de junho de 2009

O EXPRESSSO E OS CÍRCULOS



O Expresso, do grupo Impresa - especialmente afectado por qualquer operação que fortaleça ainda mais a TVI - faz a sua manchete de hoje com o título: Governo já conhecia negócio PT/TVI desde o início do ano.
Lá dentro, em duas páginas, a única frase que corrobora a manchete é a seguinte: "Desde Janeiro que o Governo admite em círculos restritos que a PT poderia comprar a MC [Media Capital]".
Há quem admita, embora em círculos restritos, que há muito, muito tempo o Expresso até fez jornalismo.

( In Blog Câmara Corporativa - Imagem Net)

sexta-feira, 26 de junho de 2009

VEM AÍ UMA MARCAÇÂO DE PENALTI !



«O Governo decidiu hoje a marcar a data das próximas eleições autárquicas para o dia 11 de Outubro, referiu à agência Lusa fonte oficial do executivo.

"O Governo decidiu marcar a data das eleições autárquicas para o próximo dia 11 de Outubro, data que foi referida nas preferências de todos os partidos políticos que, nos termos da lei, foram previamente ouvidos sobre esta matéria", justifica o Governo.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Agora Cavaco já pode dar o seu golpe e marcar as legislativas para o mesmo dia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se pela decisão do "presidente" do PSD.»

( In Blog " O Jumento" - Imagem: Net)

AFINAL QUEM OS ENTENDE ?



É irónico que a líder do PSD venha agora elogiar Pedro Santana Lopes, o mesmíssimo Pedro Santana Lopes no qual, se tivesse estado no boletim de voto em 2005, Ferreira Leite não teria votado (“se lá estivesse o nome de Santana Lopes não votava”). O mesmíssimo Pedro Santana Lopes que, ainda há pouco tempo dizia que: “a maneira de governar da Dr.ª Manuela Ferreira Leite castiga, desmoraliza e deprime” e que acha que “o que ela defende para Portugal é o contrário do que Portugal precisa”.

O que pensar de tudo isto, o mesmo é perguntar: o que pensa Pacheco Pereira disto tudo? O grande Jhdanov do Leitismo já tinha avisado que a escolha de Santana para Lisboa “Seria um péssimo sinal”. Um péssimo sinal. E porquê? Límpido: porque “Pedro Santana Lopes é a imagem da derrota do PSD de 2005, uma das derrotas maiores que o PSD alguma vez teve”.

(In Blog Câmara Corporativa - Imagem: Net)

quinta-feira, 25 de junho de 2009

MONIZ, CAVACO,TELEVISÕES E....



Não me recordo de Cavaco Silva ter ficado incomodado quando era primeiro-ministro e entregou um canal de televisão ao número um do seu partido e seu antecessor no cargo e outro à Igreja. Com o controlo que exercia na RTP1, onde estava precisamente José Eduardo Moniz, Cavaco passou a contar com a militância noticiosa de todos os canais de televisão, isso sim, era a preocupação de Cavaco Silva com as regras da democracia.

Também não me recordo de ter ouvido Cavaco imiscuir-se em negócios privados, nem mesmo quando o BPA foi privatizado de forma muito estranha, para não referir milhentos negócios duvidosos a começar pelo BPN dos seus velhos amigos.

Também não ouvi Cavaco manifestar qualquer preocupação com o jornalismo praticado pela TVI apesar da condenação generalizada e das violações primárias aos mais elementares valores e princípios do jornalismo.

Mas bastou Manuela Ferreira Leite espirrar num dia para que no dia seguinte Cavaco Silva aparecesse cheio de tosse, nem se deu ao trabalho de dissimular a fonte do contágio. Se alguém tinha dúvidas de que Cavaco Silva abandonou a camisola de Presidente para vestir a de um qualquer J do PSD pode deixar de as ter. Há muito que Belém era uma fonte de crise política, agora evoluiu de forma clara para o envolvimento no processo político.

Mas pode ser que Cavaco Silva tenha azar e os portugueses não lhe satisfaçam o desejo de acumular o cargo de Presidente com o de primeiro-ministro, algo que sempre ambicionou. E se isso suceder Cavaco corre um sério risco de voltar a Boliqueime mais depressa do que espera.

Resta-me fazer uma sugestão a Cavaco Silva: que vá perguntar ao Moniz se este não estará interessado em ser despedido e receber três milhões de euros. Eu diria mesmo que o director da TVI tem feito tudo para isso. Aliás, é ridículo vir com estas intervenções quando há apenas uma semana Moniz pôs a hipótese de deixar a TVI e ir para o Benfica. Terá sido Sócrates a pressionar a candidatura?

É muito grave que um Presidente da República use uma empresa privada para lançar suspeitas em público sobre o primeiro-ministro. É o bater no fundo de Cavaco Silva enquanto Presidente da República.

( In Blog o Jumento) Fotografia: Net

SE ME TOCAM NA T V I VÃO VER !



(Extraído do blog " Mala Aviada" )

quarta-feira, 24 de junho de 2009

RUELLA RAMOS, UM SENHOR !



Foi este homem que permitiu que o jornal “Esquerda Socialista”, órgão do extinto MES, se tornasse realidade. Após o 25 de Abril, quase certamente a pedido do José Manuel Galvão Teles, a Renascença Gráfica compôs e imprimiu aquele jornal e alguns dos mais interessantes cartazes de autoria do Robin Fior. Nada era interdito e lembro-me de ter andado pelas instalações do Bairro Alto a acompanhar a produção de alguns trabalhos. A certa altura, no contexto das vicissitudes da chamada imprensa do MES, as dívidas contraídas exigiram um grande esforço de saneamento financeiro que permitiu saldá-las quase todas o que não impediu, quer-me parecer, que tivesse ficado alguma por pagar à Renascença Gráfica. Nunca mais ninguém falou nisso. Mais tarde, quando fui presidente do INATEL, foi adjudicada, por concurso público, à Lisgráfica a impressão da Revista “Tempo Livre”. Era, e continua a ser, uma encomenda de razoável dimensão, física e financeira, para o nosso meio editorial. Os concursos eram anuais. Lembro-me que num dos anos a Lisgráfica perdeu o concurso para outro fornecedor que apresentou melhores condições. O António Pedro Ruella Ramos deve ter ficado aborrecido. Não mexeu uma palha, não mandou recado, nem recriminação. Um grande Senhor!

(In Blog " Absorto" - Imagem: Net)

terça-feira, 23 de junho de 2009

PRESIDENTE ADORA SONDAGENS ?



Fiquei a saber que Cavaco Silva também decide com base em sondagens, isto é, independentemente das suas obrigações constitucionais de ouvir os partidos que representam os eleitores e da sua própria opinião o Presidente da República decide com base em sondagens. Cavaco Silva disse pode decidir-se por eleições simultâneas porque "sondagens que terão sido feitas manifestam uma preferência por eleições simultâneas".

Já sabia que Cavaco não gosta de ouvir o Conselho de Estado, só não sabia que agora o Presidente da República usa sondagens que ninguém conhece para tomar posições.

( In Blog " O Jumento) - Fotog: Net -

SANTANA CHUMBADO DE NOVO ?



Segundo o Portugal Diário, o Tribunal de Contas chumbou as contas da Câmara de Lisboa de 2005, o ano em que Santana Lopes e Carmona Rodrigues partilharam a presidência da autarquia, que indica sobreavaliação de receitas, irregularidades detectadas no funcionamento dos refeitórios e violação das normas da contratação pública.

Esta gerência da Câmara de Lisboa (PSD) é a quarta consecutiva a ser chumbada pelo TC.

(In Blog " Luminária - fotografia: Net)

segunda-feira, 22 de junho de 2009

BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA



Mais do que ler o Manifesto dos 28, vale a pena parar um pouco no nome de cada um e tentar perceber o que fizeram, todos e cada um deles, por Portugal nas últimas três décadas. Isso basta.

( In Blog "French Kissin" - Fotog. Casa dos afectos )

PACHECO E MENEZES



PAGA-SE UM PREÇO POR CRITICAR OS JORNAIS,

embora muita gente que os leia não se aperceba das pequenas vinganças e desconsiderações. A capa do i de hoje é um bom exemplo. Não me pronuncio, como é óbvio, sobre a "entrevista" de Menezes que está ao seu nível e que não me surpreende. Mas surpreende-me que um jornal que se pretende sério escolha uma frase insultuosa para título, e isso é de sua responsabilidade.

Sucede que, na quarta-feira passada, o i tinha-me pedido uma entrevista de fundo. Por consideração com a Maria João Avilez que ma pediu, dei a entrevista, estando presente uma equipa de televisão e um fotógrafo do jornal. Mas enganei-me quanto à seriedade do jornal a que dei a entrevista, pelo que, a não haver um pedido de desculpas pela afronta, não autorizo a sua publicação, facto que já comuniquei à Maria João Avilez.

( In Blog " Abrupto" de Pacheco Pereira )

domingo, 21 de junho de 2009

AI LIBERDADE... LIBERDADE !



Ahmadinejad está errado. Os direitos humanos, o direito a exprimir e manifestar não são “assuntos internos”. Onde estes direitos sejam pisados - no Irão, em Cuba, na Birmânia, na China, onde calhar -, qualquer cidadão do mundo pode e deve intervir, imiscuir-se, exigir que a força bruta pare para dar lugar à expressão livre da indignação. Perante os direitos humanos e de cidadania, nenhum de nós é “estrangeiro”. Aprenda, senhor Ahmadinejad.

- Publicado por João Tunes in Blog " Água Lisa" -

O QUÊ ? Vou já espalhar por aí........



FADO

«Ó musa do meu fado Ó minha mãe gentil Te deixo consternado Num primeiro Abril Mas não esquece quem te amou
E em tua densa mata Se perdeu e se encontrou: Ai essa terra ainda vai
Cumprir seu ideal Ainda vai tornar-se Um imenso Portugal” (Chico Buarque, ‘Fado Tropical’)


Não, nunca iremos tornar-nos um imenso Portugal. O nosso fado está traçado e, após oportunidades e mais oportunidades desperdiçadas, vamos ser apenas um Portugal dos pequeninos, um Portugal pequenino. Vamos ser o Portugal onde os melhores já não querem governar porque não aguentam a eterna maledicência da rua. Onde o povo tanto lhe faz ser mal ou bem governado porque é sempre contra. Onde ninguém — pessoa, corporação, empresa, sindicato — deixa de achar sempre que tudo lhe é devido e nada lhe é exigível. Onde as grandes construtoras vivem quase todas de sacar ao Estado obras inúteis, porque de outro modo não sabem viver. Onde ninguém pensa a prazo porque há sempre uma eleição pelo meio que não se pode perder, mesmo que seja a feijões, como as europeias que acabamos de atravessar.

Portugal está a tornar-se um sufoco, um país sem saída e sem viabilidade à vista. De que iremos nós viver dentro de dez, vinte anos, já sem fundos europeus? Ninguém sabe, além da inevitável e estúpida resposta: do turismo. Lembro-me de ter feito esta mesmíssima pergunta a Cavaco Silva, era ele primeiro-ministro, há largos anos, e de ele ter olhado para mim como se a pergunta é que fosse estúpida.

( Parte da Crónica de Miguel Sousa Tavares no semanário "Expresso" - Extraído do Jumento - Fotog. Net)

sábado, 20 de junho de 2009

AINDA... A MOÇÃO PORTAS



A INÚTIL E ABSURDA MOÇÃO DE CENSURA

«A moção de censura ao Governo, apresentada por Paulo Portas, apenas favoreceu José Sócrates. As frivolidades do chefe do CDS-PP são extremamente fatigantes. O que poderia ser divertido começou a transformar-se num bocejo. Sócrates desbaratou-os a todos, num terreno que lhe é propício. O registo atingiu, por vezes, as raias da agressividade. Porém, o estilo tornou-se vulgar. Ainda há dias, Vítor Constâncio, com razão ou sem ela, chamou ignorante a Nuno Melo, durante as cansativas declarações ao Parlamento sobre actividades do Banco de Portugal.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Baptista Bastos gostaria de ser líder da oposição e coordenar a actuação dos partidos da direita e da extrema-esquerda de forma a derrotar Sócrates.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Baptista Bastos se está apaixonado por Manuela Ferreira Leite.»

(In Blog " O Jumento - fotografia: Net )

sexta-feira, 19 de junho de 2009

ESBANJAR É QUE NÃO !



Ouvi, num dos telejornais do almoço, o Prof. Cavaco Silva dizer em Vila Nova de Poiares (cito de memória) que " não podemos esbanjar o dinheiro que é escasso e que ele deve ser utilizado de forma eficiente em projectos que ainda possam ser utilizados pelas pessoas."
Aqui há umas semanas o Presidente informou a Nação que as suas poupanças tinha sido desbaratadas pelos Bancos e que tinha perdido muito dinheiro. Pelos vistos só não perdeu naquele investimento de curto prazo na SLM / BPN.
Em casa de ferreiro espeto de pau ou o nosso Presidente sabe do que está a falar ?

(In Blog Fim de semana alucinante - Imagem -Net)

quinta-feira, 18 de junho de 2009

É PRECISO TOMAR CUIDADO



Apesar de as autoridades considerarem que o maior surto da gripe A em Portugal deve acontecer em Outubro e Novembro, vai ser implementado um plano de contingência para a doença no Algarve, que inclui a criação de áreas de atendimento específicas para os doentes em nove centros de saúde caso haja um agravamento da situação.

«O objectivo é que as pessoas se preparem», sobretudo os serviços que têm de ser mantidos em funcionamento, «para a possibilidade de terem entre cinco a 20 por cento de pessoas ausentes» dos postos de trabalho, afirmou o presidente da ARS do Algarve.

Rui Lourenço lembrou que a ARS do Algarve fez também um folheto para as crianças do primeiro ciclo alertando para a necessidade de cuidados de higiene, como lavar as mãos, para evitar a propagação do vírus.

Esses folhetos serão também distribuídos em hotéis e operadores turísticos, com vista a evitar que a gripe A tenha «implicações na área da economia da região».

O Algarve recebe muitos turistas de Inglaterra, um dos países onde existem mais casos de gripe.

( In Noticias TSF - Foto: Cidade do México )

Manuela tem a mona lisa ?



O primeiro-ministro afirmou , em entrevista à SIC, que "nunca me ocorreria dizer que as obras públicas só dão emprego a ucranianos", referindo-se a um comentário que Manuela Ferreira Leite fez sobre o pacote de investimentos públicos do Governo.

Quando questionado sobre o que o distingue de Manuela Ferreira Leite, José Sócrates explicou que se distingue do PSD fundamentalmente num ponto: “a função social do Estado. Promover oportunidades para todos. O PSD acha que se devem privatizar estes serviços”.

“A mim nunca me ocorreria dizer que o casamento tem como objectivo principal a procriação nem que as obras públicas são para os ucranianos. Isso fere a minha sensibilidade. É esta a diferença”, sublinhou.

O responsável disse ainda que eu sou “de uma Esquerda que defende o rigor e que o Estado tenha as contas públicas em ordem. Liderámos o combate pela lei da interrupção voluntária da gravidez, permitindo que as mulheres não fossem para a prisão”.

( In Blog Online Negócios- Imagem : Net)

quarta-feira, 17 de junho de 2009

TUDO PODE ACONTECER



Cavaco Silva, disse ontem que ainda "não há qualquer decisão" sobre a data das eleições legislativas e autárquicas, lembrando que as duas datas podem "eventualmente coincidir".É verdade, tal como apesar de estar hoje calor, até pode chover, tal como além da Fátima Felgueiras pode ser que mais algum autarca seja acusado por apoiar indevidamente algum clube, tal como além de Oliveira e Costa mais alguém pode ser acusado da fraude no BPN,bem como pode ser que alguém investigue melhor os encontros da Aroeira ou alguns perdões fiscais envolvendo "medalhados" pelo Presidente da República, até pode ser que alguma vez alguma investigação liderada pela Maria José Morgado possa efectivamente correr bem e ter sucesso (pronto, agora exagerei nesta última)!

De facto, tudo pode efectivamente acontecer, mas a maior parte das vezes, e em muitos casos infelizmente, apenas acontece o mais "expectável"...

( In Blog Câmara de Comuns - Imagem: Net)

terça-feira, 16 de junho de 2009

O FALSO BISNETO



O Dr. Rangel é um falso velho, e também um novo falsificado. Na verdade, ele não é tão velho como parece, nem tão novo como a Drª Manuela apregoa. È claramente –embora o próprio desconheça – bisneto desse grande actor que foi Vasco Santana e, para o provar , basta-me dizer o seguinte: imaginem o homem, já com um grão na asa, chapéu vagamente puxado para trás, gravata já lassa a rodear o pescoço gordito e a falar com um candeeiro. É igualzinho ao bisavô!

(Texto do Comendador Marques de Correia no Semanário Expresso ) image: Net

TANTA GENTE DE FORA PORQUÊ ?



«O procurador do Ministério Público (MP), Pinto Bronze, pediu esta segunda-feira uma pena de quatro anos para Fátima Felgueiras, no âmbito do processo de alegadas irregularidades na atribuição de subsídios ao Futebol Clube de Felgueiras.

Nas alegações finais, Pinto Bronze considerou que ficou provado em Tribunal que parte dos 2,8 milhões de euros entregues pela Câmara de Felgueiras ao clube, entre 1995 e 2002, tinha como destino o pagamento de despesas da equipa profissional do clube local.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Se todos os autarcas, presidentes de governos regionais e outros governantes fossem presos por ajudas a equipas profissionais de futebol fossem presos a DG das Prisões teria que comprar um hotel de cinco estrelas. E se os responsáveis pelos clubes também fossem presos também poderiam ir lá parar alguns magistrados.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao MP quantos autarcas foram investigados pro suspeita deste tipo de crime.»

( Texto extraído do blog " O Jumento" - Imagem_ Net)

segunda-feira, 15 de junho de 2009

A ANDAR DE ELÉCTRICO





O "Planisfério" aqui representado, mostra os diversos "pontos" do nosso Planeta onde, supostamente e de acordo com o 'sitemeter', há Leitores que de alguma maneira encontraram este Blogue e lhe dedicam alguma atenção.

A ser assim (como gosto de acreditar), expresso desde já o meu Obrigado.

Sendo a "Comunicação" para mim algo de mais importante do que a própria 'comida'
[não estou a subestimar a "Fome"!!], nem que esteja a 'desabafar' para uma única pessoa, se estiver a ser 'escutado' já é motivo de satisfação!

Mais uma vez estou tardiamente agarrado ao teclado, mas é o 'espaço/tempo' que tenho disponível para tentar estabelecer contacto, nem que seja da forma dos chamados "encontros-imediatos", seja de que 'grau' for!

Como veículo de transporte, eu que em 'posts' anteriores já mencionei aviões, helicópteros e outros meios de viajar para além dos da 'imaginação', decidi dizer algo sobre os simpáticos CARROS ELÉCTRICOS da Companhia Carris de Ferro de Lisboa.

Lisboa não tem o monopólio destes 'engenhos'; é algo que se não se encontrar já em funcionamento num lado, há a certeza de noutros sítios serem vistos a funcionar bem, e outras vezes não pelos engarrafamentos de trânsito que provocam!

Portanto, tratando-se de um meio cosmopolita de locomoção mecânica em nada estranho a ninguém, apenas pretendo lembrar alguns 'items' que não são generalistas e, foram, no tempo, muito legitimamente rubricados com assinatura lisboeta.

Não é necessário sugerir que através da Internet e de maneira bem desenvolvida, toda e qualquer curiosidade sobre os "AMARELOS" e seus ascendentes, será cabalmente satisfeita.

No entanto, imaginar «andar de eléctrico» pelos vários pontos da nossa "Velha Terra", sentado, de pé, ou "à pendura" como dantes se podia fazer, é uma pequena loucura que na certa não nos inibirá do direito de se ser "peão", correndo atrás deles para os apanhar em andamento, ou vice-versa, como os antigos "ardinas" o faziam de forma ímpar e acrobática!

Quem andasse 'à pendura', lá tinha o 'pica-bilhetes' a bater com o alicate na carrossaria do 'Eléctrico', a obrigar a saltar para o chão o infractor passageiro clandestino sem bilhete.

A fotografia obtida para ilustração do texto, mostra um 'carro eléctrico' cheio de modernices, e/ou próteses para contentar a segurança dos tempos recentes: portas automáticas que impedem a prática de 'atletismo' que, noutras eras, substituíam os Ginásios!

Os 'avós' do 'Eléctrico' foram os "Americanos" e os "Choras" que, nos seus tempos eram puxados por cavalos e percorriam Lisboa e arredores deslizando as carruagens sobre carris.

E como eram carris, não foi de todo difícil a imaginação, ou a falta dela, de chegar ao nome da Companhia que, depois de electrificada e até hoje, é conhecida por 'CARRIS'.

Ainda sem "estarmos" na Europa, já os súbditos britânicos 'ajudaram' no nosso 'desenvolvimento' ao tomarem a Carris como sua, nos esquemas financeiros de accionistas e outras engenharias 'económicas'...

Um dia "hei-de saber", já que tanta investigação tem havido recentemente no vasculhar e publicar "êxitos" editoriais sobre o 'Estado Novo', a razão porque o Antigo Regime [alérgico a greves], fez 'vista grossa' a uma greve da Carris na década de 60 [meados], para não dizer que a apoiou,... ou mesmo... fomentou!

Talvez algum 'arrufo' com os "Súbditos Britânicos"! que, tendo a "tal aliança" com
Portugal, sempre andaram a dar "facadas no matrimónio"!... Será? Os Historiadores que não se tiram do Arquivo da Torre do Tombo, talvez ainda venham a "tropeçar" sobre este episódio que, por insólito, me deixou sempre da cor dos carros eléctricos: «AMARELO»!

Poderia acabar assim o texto, mas lembrei-me de um «passageiro diário» dos tempos do princípio da primeira República que, todos os dias, ia para o trabalho... e regressava a casa ... sempre de "CARRO ELÉCTRICO"!

Chamava-se TEÓFILO BRAGA, era Doutor,
e exercia o Cargo de
PRESIDENTE DA REPÚBLICA.

Ainda hoje há quem diga: «Eu não sou parvo! ou julgas que ando para
aqui só para vêr 'andar os carros eléctricos'?»

Se calhar,... até andará!...
e a vêr navios, também!

(/In Blog ALFOBRE do nosso seguidor Cesar Ramos)

domingo, 14 de junho de 2009

RESULTADOS ELEITORAIS



Um momento de riso eleitoral

(Retirado de Randon Precision )

sábado, 13 de junho de 2009

UM DISCURSO OU UMA BARRETADA ?




Estou habituado, por vezes a ler, por outras, a nem sequer ter paciência para ler, os textos de António Barreto.
São normalmente textos muito contundentes, afirmativos como agora se diz.
De tal modo que ficamos a pensar que o senhor tem as soluções na mão. Acontece que nem do ponto de vista teórico ele apresente algo com cabeça, tronco e membros.
E do ponto de vista prático fez o que fez quando há trinta anos foi ministro da Agricultura.
Facto que lhe valeu fama e proveito eternos, sem grande esforços posteriores.
Mas voltemos aos seus textos na comunicação social.
Assumem, quase sempre, três características essenciais:
a) Evidências, ou mesmo banalidades sociológicas ditas com voz pausada, grave, profunda.
b) Critica de tudo quanto é inovação assumindo “posturas” de “velho do Restelo”
c) Critica dos governos de turno, especialmente quando estes se encontram na fase de declínio/termo dos respectivos mandatos.
Mas o que é certo é que a oração de sapiência encomendada por Cavaco saiu pífia.
Barreto decididamente não veste bem aquela pele “institucional”.
Terá querido ser um pouco mais consensual e foi ridículo.
Recomendar ingenuamente (?) o bom exemplo quando é precisamente o contrário que acontece, quando o que vemos é precisamente o mau exemplo, e é deste mau exemplo que são feitos os “vencedores”, não me parece sério nem realista.
Claro que a oração foi aplaudida em muitos quadrantes como se Barreto tivesse descoberto a pedra filosofal.
Só faltou que, como na missa, no final se tivesse ouvido um imenso coro de:”Assim seja”.
Ao ponto de o inefável Fernandes, do Público, ter sugerido que o discurso fosse afixado”em toda a parte: escolas, repartições, tribunais, empresas”.
Como na URSS , na China e no Portugal salazarento dos velhos tempos.
Já agora, como Fernandes está habituado a este tipo de cartilhas sugiro a edição em livrinho… de capa laranja!
(Postado por aviador in blog MALA AVIADA )

SOBRE O LÍDER DA DIREITA ITALIANA



"Não vejo que outro nome lhe poderia dar. Uma coisa perigosamente parecida a um ser humano, uma coisa que dá festas, organiza orgias e manda num país chamado Itália."

José Saramago sobre Berlusconi
publicado por Rodrigo Moita de Deus in Blog31 da Armada - Imagem: Net -

sexta-feira, 12 de junho de 2009

LOULÉ AGRADECE A QUEM DE DIREITO



Não tendo dúvidas sobre a “paternidade” de tão estruturante obra, quer no projecto ( Joaquim Vairinhos) quer na sua construção (Governo / Estradas de Portugal), não deixamos de verificar a súbita e oportunista “adopção” que de forma oficiosa está a ser feita pelo Executivo Autárquico recorrendo, como muito bem sabe, às “vozes da caserna” que se fazem ouvir em tudo o que é “boteco”… Convém-lhe, agora que as legislativas e autárquicas se aproximam, aproveitar o elã das Europeias (autêntico, inesperado e imerecido brinde) para dar a ideia que tudo o que se faz na terra é obra sua.

Além do mais, como forma de disfarçar a não existência de obra própria!

(Foto e texto extraídos do Blog Louletano Sebastião)

LIÇÕES DE SARAMAGO





Também lhe chamam Corpus Christi e é “dia de preceito” para os católicos, além de feriado oficial. Todos os fiéis deverão ir à missa (ser “dia de preceito” a tal obriga) para dar testemunho da presença real e substancial de Cristo na hóstia. E nada de pôr-se com dúvidas sobre a divina presença na pastilha ázima como sucedeu a um sacerdote chamado Pedro de Praga, no século XIII, não seja que se repita o tremebundo milagre de ver a hóstia transformar-se em carne e sangue, não simbólicos, mas autênticos, e ter de levar outra vez a sanguinolenta prova em solene procissão para a catedral de Oviedo, como complacentemente no-lo explica Wikipedia, fonte a que neste difícil transe tive de recorrer. O mundo era interessantíssimo naquele tempo. Hoje, o milagre de recuperar a economia e a banca passa por imprimir milhões de dólares a uma velocidade de vertigem e pô-los a circular, preenchendo assim um vazio com outro vazio, ou, por palavras menos arriscadas, substituindo a ausência de valor por um valor meramente suposto que só durará o que durar o consenso que o admitiu.

Mas não era da crise que eu queria escrever. Em todo o caso, como já se vai ver, a menção ao Corpo de Deus não foi gratuita nem simples pretexto para fáceis heresias, como costumam ser as minhas, segundo canónicas e abalizadas opiniões. Há alguns dias, no 28 de Maio para ser mais exacto, um boliviano de 33 anos, de nome Fraans Rilles, emigrante “sem papéis” e sem contrato, que trabalhava numa padaria em Gandia (Espanha), foi vítima de grave acidente, uma máquina de amassar cortou-lhe o braço esquerdo. É certo que os patrões tiveram a caridade de o levar ao hospital, mas deixaram-no a 200 metros da porta com uma recomendação: “Se te perguntam, não digas nada da empresa”. Como seria de esperar, os médicos pediram o braço para tentar reimplantá-lo, mas tiveram de desistir da ideia perante o mau estado em que se encontrava. Tinham-no atirado ao lixo.

Afinal, eu não queria escrever sobre o Corpo de Deus. Como é meu costume, uma coisa levou a outra, mas era do Corpo do Homem que eu pretendia realmente falar, esse corpo que, desde a primeira manhã dos tempos, vem sendo maltratado, torturado, despedaçado, humilhado e ofendido na sua mais elementar dignidade física, um corpo a quem agora foi arrancado um braço e a quem foi ordenado que se calasse para não prejudicar a empresa. Espero que os fiéis que hoje acorreram à missa e leram a notícia no jornal tenham tido um pensamento para a carne sofredora e o sangue derramado deste homem. Não peço que o ponham num altar. Só peço que pensem nele e em tantos como ele. Diz-se que todos somos filhos de Deus. Não é verdade, mas com este falsidade se consolam muitos. Deus não valeu a Fraans Rilles, vítima da máquina de amassar pão e da crueldade da gente sem escrúpulos que explorava a sua força de trabalho. Assim vai o mundo e não haverá outro.

(IN CADERNO DE SARAMAGO - Imagem: Net)

quinta-feira, 11 de junho de 2009

PAULO RANGEL PERFIL DE UM VENCEDOR



Os sofismas, a habilidade dialéctica retorcida, o gosto pela argumentação são mais do que suficientes para abençoar o vício e mandar a virtude às urtigas.

Michel Onfray em Tratado de Ateologia
( In Blog " Mala Aviada" )

OBRIGADINHO PELA ESMOLA !



O internacional português, Cristiano Ronaldo, prepara-se para deixar Old Trafford e partir para Santiago Bernabeu na próxima época. A transferência foi anunciada esta quinta-feira e o Real Madrid prepara-se para desembolsar cerca de NOVENTA E TRÊS MILHÕES DE EUROS pelo passe do melhor jogador do mundo, que a concretizar-se será a tranferência mais cara da história do futebol.

( In Noticias TSF - Imagem: Net)

quarta-feira, 10 de junho de 2009

JORNAL " I" MAIS UM DA MESMA CEPA ?



Como não devem ter audiência voltaram à carga com nova vaga de publicidade.
Felizes com os resultados das europeias André Macedo e Paulo Tunhas andam por lá à solta.
Sem freio.
Aquele que iria ser o jornal do regime de Sócrates! Diziam por aí ....

(In Blog Mala Aviada - Imagem : Net )

MEMÓRIAS DO DR. CAVACO SILVA



Não deixa de ser surreal ouvir-se o discurso de Cavaco Silva nas Comemorações do 10 de Junho e ficar em absoluto silêncio. Fala-nos de uma necessária estratégia a médio e longo prazo, uma frase feita e naturalmente bem acolhida, por ser tão redonda que cabe bem na boca de todos ou de quase todos, excepto do próprio Presidente da República ou terá ele a pretensão de apagar da memória, os seus dez eternos anos de liderança executiva do País, que pouco acrescentou em matéria de capacitação e afirmação das pessoas, de tão vincada que foi a sua estratégia de poder autocrático, que mais não fez do que silenciar um povo experimentado com décadas de silêncio. Que o digam os polícias que se enfrentaram ou as vítimas do protesto da ponte 25 de Abril ou pior, muito pior, os dinheiros europeus para sempre perdidos em formações pobres e em muitos casos inexistentes, os agricultores que nunca o foram, mas a quem cabia bem ter um jipe com o alto patrocínio da República ou a infinidade de estradas em detrimento do conhecimento, um bem tão escasso que só pode, na visão de uns quantos barões, pertencer a alguns.
Foram os anos mais importantes e também os mais perdidos na oportunidade de vingar um povo e uma cultura.

(In Blog Câmara de Comuns neste 10 de Junho) - Imagem: Net

terça-feira, 9 de junho de 2009

DEZ DE JUNHO





Este é o tempo que nos coube viver. As dificuldades da actual conjuntura global constituem novos incentivos, radicados no património histórico de quase novecentos anos. Ser Português é partilhar dessa honra.

( Secret. Est. das Comunidades Portuguesas)

É só desculpas ?



Leio, nos jornais on line , que o Ministério Público pediu desculpas ao Dr. Jorge Sampaio por ter referido indevidamente o seu nome no processo da atribuição de casas em Lisboa, pela Câmara.
Só ??
Então os Procuradores que nem datas sabem ler não sofrem qualquer penalização ? Não há inquérito disciplinar ? Nada ?
Quando é que as incompetências do Ministério Público são sancionadas disciplinarmente ?

( In Blog " Fim de semana alucinante" - Imagem Net -)

segunda-feira, 8 de junho de 2009

SANTANA JÁ FAZ FRETES




‘O PSD voltou a ter um líder’, diz Santana Lopes

Santana Lopes diz que, ao escolher Paulo Rangel para encabeçar a lista europeia, Ferreira Leite fez uma demonstração de liderança. E admite que ele, Marques Mendes e Luís Filipe Menezes não conseguiram afirmar-se à frente do PSD
Como é que disse mesmo?
Ainda há um ano atrás, Pedro Santana Lopes e Ferreira Leite trocavam mais do que uns singelos mimos, atravessando por vezes de mais o limite do aceitável em nome de uma candidatura à liderança do PSD.
Hoje, Santana é o candidato do partido laranja ao município de Lisboa e até ver, fará os fretes a Ferreira Leite.
( Por Miguel Teixeira no seu blog)

domingo, 7 de junho de 2009

Vai uma cigarrada ?



Para quebrar um pouco esta monotonia dos oito - sete a favor do PPD/PSD, que tal um cigarrinho fumado em honra da D. Manuela Leite, que mesmo sem esforço e com aquela falta de jeito que lhe é conhecida para esta coisa das eleições, lá arrebanhou uma vitóriazinha à conta dos seis milhões que ficaram em casa ?
Os cigarrinhos que acima apresentamos em foto cedida pela " Barbearia do Snr. Luís" são, aliás eram dos que se fumavam no tempo em que votar era proibido. Coisas dos tempos !

sábado, 6 de junho de 2009

O ESTAFERMO





Já não há estafermos. Dos verdadeiros. Bonecos daqueles, feitos de ferro e madeira, que serviam na Idade Média para treino da cavalaria. Com os braços abertos, num deles uma arma - espada ou albarda, maça ou clava -, e no outro um escudo, simulavam, presos a um eixo vertical sobre o qual podiam girar, gestos repentinos de ataque e de defesa. Com os cavaleiros a procurarem acertar-lhes com a lança sem serem atingidos pelo pronto açoite. Mas estafermo foi também designação que servia para nomear a pessoa inútil ou incomodativa, sem mais serventia que não fosse a constrangida atrapalhação dos outros. Ou alguém pasmado, estático, que facilmente se deixava surpreender sem mostrar reacção. Do latim stare, estar, fermo, fime, claro. Pelo século XVII, no português e no castelhano, passou a aplicar-se também a uma pessoa particularmente malparecida e de aspecto desagradável, servindo muitas das vezes, em tempos nos quais mais facilmente se perdoava a insana deformidade dos homens que a ausência de gravidade que pudessem mostrar, para classificar mulheres particularmente feias, descuidadas, ou às quais as marcas da idade tivessem invalidado a já esquecida beleza. O gradual sumiço da palavra do léxico do quotidiano tem-nos tornado, por isso, um pouco menos cruéis.

( IN Blog " A Terceira Noite" - Imagem: Net )

quinta-feira, 4 de junho de 2009

VOTAR SEMPRE !



A escassas horas de mais um acto eleitoral " As vozes dos outros" vem apresentar a sua opinião de voto, dizendo aos nossos leitores que não é aderente nem simpatizante da palavra «Abstenção». Pelo contrário, afirmamos que entre outros deputados, estamos com a nossa louletana " JAMILA MADEIRA", a única candidata algarvia a estas Eleições Europeias.
E estamos com ela, não só pelo facto de ser algarvia mas porque demonstrou ao longo de cinco anos ser uma das melhores entre os melhores do Parlamento Europeu. Por tudo isto e não só, Domingo é pois um dia importante para nós Europeus.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

VIAGENS





Viemos de Lanzarote no último sábado, com escala em Sevilha, e depois por estrada até Lisboa. No domingo, como expliquei, fomos à Azinhaga por causa de estátua que lá foi posta. O plátano em frente da casa é um autêntico esplendor, uma gama de verdes riquíssima que atrai para uma demorada contemplação e me fez pensar: “Não mudes, deixa-te ser como és”. Inútil desejo, virá o Verão com os seus calores, o Outono com o primeiro frio, e as folhas cairão, o esplendor apaga-se, a árvore adormece até que a nova Primavera venha tomar o lugar desta que está terminando.

Estes pensamentos sem nenhuma originalidade fizeram-me recordar o último e breve capítulo da Viagem a Portugal que, ouso pensar, alguma originalidade haverá tido. E pensei que não ficaria mal trazê-lo aqui, quando estamos a ponto de partir outra vez, agora para a Corunha. Aí vai, portanto:

«A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam. E mesmo estes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa. Quando o viajante se sentou na areia da praia e disse: “Não há mais que ver”, sabia que não era assim. O fim da viagem é apenas o começo doutra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na Primavera o que se vira no Verão, ver de dia o que se viu de noite, com sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre. O viajante volta já.»

Assim é. Assim seja.

Publicado em O Caderno de Saramago

terça-feira, 2 de junho de 2009

É ELE O CANDIDATO MAIOR DO PSD !



É ele mesmo. O Candidato máximo do PPD/PSD às Eleições Europeias. Por instantes pensei que fosse algum candidato pelas Caldas. Que tudo corra pelo melhor. Para galo de Entrudo...

(Foto extraída do Blog : Câmara de Comuns)

JOSÉ ALBERTO RESPONDE À DONA BOCAS



«José Alberto Carvalho, Director de Informação da RTP, contactado pelo DN, reagiu à entrevista de Manuela Moura Guedes ao jornal i, em que a pivô do Jornal Nacional 6.ª Feira acusa Judite de Sousa e o próprio José Alberto Carvalho de terem sido impedidos pelo primeiro-ministro José Sóctares de dizerem a palavra "corrupto" durante a entrevista, feita a 22 de Abril.

"Eu não sei como, ou se, essa senhora negoceia as suas entrevistas, mas ela é que tem de explicar como chegou a essa conclusão. O que eu sei é que nunca na minha vida fui alvo de um comunicado como o da ERC ao meu trabalho. E o que eu sei também é que ela foi condenada de forma muito violenta pelo conselho deontológico", afirmou ao DN José Alberto Carvalho que acrescentou: "Eu não sou da mesma geração dela, nem me revejo na mesma profissão que ela exerce. Moura Guedes é um exemplo de péssimo jornalismo, se é que se pode chamar jornalismo ao que ela faz."» [Diário de Notícias]

Parecer:

Já é um elogio dizer que o que a dona Moniz faz é jornalismo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento à família Moniz.»

(In Blog " O Jumento" - Imagem: Net )

segunda-feira, 1 de junho de 2009

AFINAL HÁ PREJUÍZOS



CAVACO TEM PREJUÍZO COM UMA CONTA NO BPN

«O Presidente da República, Cavaco Silva , e a sua filha Patrícia ainda têm conta no Banco Português de Negócios (BPN) e estão, segundo disse ontem ao CM uma fonte próxima da família, a ter "elevados prejuízos".» [Correio da Manhã]

Parecer:

No dia a seguir aos lucros terem sido notícia alguém amigo da família vem dizer que Cavaco tem prejuízo com uma conta no BPN. É uma pena.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se uma subscrição nacional para ajudar o Presidente e a filha.»

In blog O Jumento ) - imagem - www.Expresso.com -